O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ço,a V. Ex.a que comultè a Assémbléa sobre elle; sião me envergonho do requerimento que fiz.

O Sr. Presidente: ~ Então amanhã não haverá Sessão.

O Sr. d guiar : — V. Ex.a não pôde deixar de pôr á votação o Requerimento do Sr. Deputado 5 o Regimento da Camará e' lei, mas é lei feita pel^ Camará: não e uma lei que a Assemble'a não possa dispensar, e que ha de ser obrigaha a dispen* sar em alguns casos particulares : portanto eu pró* ponho que a proposta do Sr. Deputado seja apresentada á Assemble'a para ella decidir.

O Sr. Conde da Taipa:—Amanhã é dia de grande galla, e por-consequência as Repartições públicas não trabalham, e as Camarás também costumam não ter sessão; isto é por uma deferência para com a Pessoa, cujo nome ou anniversario se festeeja: entretanto eu quando o Sr. Ávila se levantou a propor que houvesse amanhã sessão, resolvi-me a votar por essa ide'a, porque eu não posso imaginar melhor festejo aos annos de S. Ma-gestade, do que adiantar a grande obra de que estamos encarregados, de trabalhar, e distruir a anarclua que devora o nosso Paiz. (Apoiados). Entendi que isso em togar de ser em menoscabo da Pessoa de S. Magestade, era festejar muito melhor o dia do seu nome , que com salvas de artilharia : em consequência destas razoes, eu voto que haja amanhã sessão.'

O Sr. Presidente: — Como ha opiniões contrarias, eu vou perguntar á Assembléa se quer que amanhã haja sessão: (uma voz:—ás três horas. Apoiados). . Resolveo-se que houvesse amanhã sessão.

O Sr. Agostinho Albano:— Eu desejo uma decisão desta Camará relativamente ao tempo em que devemos trabalhar, e ás horas a que devemos começar, e acabar, para que não haja nisto arbitrariedade nenhuma (vozes:—o Regimento), , O Sr. José Estevão:—Eu não entrei, de pre-posito, na questão; e questão de etiqueta que a

Assemble'a pareceo perceber quando já no meio da casa em que ella se acha, havia pouca etiqueta: mas agora porque se quer mudar a hora da sessão para as três horas? Quer a Assembléa guardar o dia de galla e não o guardar? Entende que deve vir ás três horas porque assim satisfaz ao preceito do Regimento, e ás necessidades do serviço público? Isso e' que eu não creio: se queremos fazer sessão, .entremos n'uma sessão regular; faça-se ao meio dia, ou as dez horas, porque se se quer economisar tempo não se ha de sempre estar, a variar a hora, porque só para se fixar a hora, ha sempre uma discussão que leva um pouco de tempo.

O Sr. Gorjâo: — Ainda por esta vez acho muila razão ao Sr. José' Estevão; a hora mudou-se nestas Sessões Preparatórias, porque se suppunha que as Commissões não apresentariam os seus pareceres, e por consequência não haveria de que tra-ctar, mas os pareceres estão promptos , entremos quanto mais cedo melhor, e trabalhemos quanto mais melhor^

O Sr.Sousa dzevedo : — Eu pedi.a palavra para responder ao Sr. Deputado José' Estevão : o motivo porque se pertende que a sessão amanhã comece mais tarde é porque os Srs. Deputados desejam vir assistir á sessão, e ao mesmo tempo render a homenagem devida, no dia d'ámanhã, á Pessoa cujo nome se festeja; conciliando assim os dous interesses, o serviço necessário para a prosperidade do Paiz, e render ao Throno a homenagem que lhe é devida, e que muito convém ao Systema Representativo.

O Sr. Pre&idente: —.Então pergunto á Assem-ble'a se quer que amanhã a Sessão principie ás três horas.

O Sr. Ávila:—As duas horas.

Resolve»'Se que fosse ás duas horas.

O Sr. Presidente: —Está levantada]a Sessão.— Eram 6 horas da tarde.

5.

1840.

Presidência do Sr. Manoel Gonçalves Ferreira,

D

___'epois das duas horas da tarde , achando-se

o Sr. Presidente e Secretários nos seus logares respectivos , começou o Sr. Secretario Ávila a fazer a chamada, e no fim d'ella disse

O Sr. Presidente: — A Assemble'a não está em numero para se abrir a Sessão ; esperaremos que entre mais algum Sr. Deputado.

O Sr. Rama : •— O Sr. José Maria Eugênio de 'Almeida salão d'aqui hontem doente, e está hoje em uso de remédios: pedio-me que fizesse es^ta com-municação á Assembléa.

O Sr*~4guiar: — O Sr. Luiz Tavares de Carva-

<_. p='p' v='v' j='j' _='_'>

lho sahio hontem da Sessão por incommodado , e pela moléstia que tem é obrigado a deixar de comparecer por alguns dias á Assemble'».

O Sr. Secretario J vila : — O Sr. Mi;moso Guerra

também hontem participou que não podia comparecer á Sessão, creio que pela mesma razão hoje não comparece. ,

Abriu-se a Sessão—As duas horas e três quartos da tarde.

Chamada—Presentes 73 Srs. Deputados.

Acta — Sobre ella disse

O Sr. Gorjâo: — Eu não pertendo negar ao il-lustre Deputado o Sr. Ávila o ter feito a proposta para haver Sessão, mas parecé-me que a proposta partio da Mesa: parece-me que foi V. Ex.a mesmo que disse que consultaria a Camará se haveria ou não Sessão (vozes,— foi proposta do Sr. Ávila).

O Sr. Ávila:— Eu abdico a gloria desse requerimento.

O Sr. Gorjâo: — Isto não é se não por se tra-ctar de e.xáctidào da acta , V. Exr1 pôde informar alguma cousa a este respeito.