O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(8)

'O Sr. Êopcs Branco:*—A Commissâo nomeada para examinar as Eleições das Províncias do Alem-t^jo e Algarve nomeou para Presidente o Sr. Mariz Coelho, para Secretario o Sr. Pereira dos Reis, e a rnim para Relator, e também continua incessantemente em seus trabalhos, e espera amanhã apresentar o resultado delles.

, O Sr. Pr-esidente:— A Mesa tem recebidos alguns officios: se a Junta quer vão lêr-se .... ( Fozes: -— Não e' preciso.)

Não ha numero para abrir a Sessão*.. A hora para amanhã é ao meio dia.

O 1.° REDACTOB ,

J. B. GASTÃO.

N.° 5.

preparatória jem 1 k to 3iíll)0 1842.

Presidência do Sr. Corrêa de Mendonça (Decano.)

-T eila a chamada, e verificando-se estarem presentes 60 Srs. Deputados eleitos, disse

O Sr. Presidente : — Ainda que actualmente não ha numero na Camará, ahi hão-de vir alguns Srs. Deputados que estão a redigir um parecer; e então cieio que haverá numero.

Appareceram com effeito na Sala mais Srs. Deputados eleitos, e logo que se perfez o numero de 72, o que teve logar aos três quartos de hora depois do meio dia, disse

O Sr. Presidente: — Está aberta a Sessão.

Lida a Acta pelo Sr. Secretario Silva, disse

O Sr. Rebello Cabral: — Não. percebi bem a leitura, e por isso desejo saber se o Sr. Secretario inseriu na Acta o nome de todos -os Deputados eleitos presentes e ausentes: por em quanto não é costume inserir nas Actas o nome dos Deputados elei* tos ausentes , mas só dos presentes.

Também não percebi se o Sr. Secretário inseriu na Acta o requerimento que eu fiz , tal qual pelas mesmas palavras, como é preciso que se insira: por isso peço a V. Ex.a mande ler a Acta na parte respectiva ao meu requerimento para se verificar o modo como está inserto.

O Sr. Secretario Silva:'—O que eu lancei na Acta foi o extracto do requerimento.

O ST.-Rebello Cabral: — E necessário inserir a integra dos requerimentos na Acta; mas o numero dos Deputados ausentes não se menciona.

O Sr. Presidente: — Consultarei a assemble'a a esse respeito.

O Sr. Pessanha: — Mando» para a Meza o meu Diploma para que V. Ex.a se sirva dar-lhe o competente destino: não o entreguei directamente á Commissâo, porque no final da Sessão de ante-hon-tem vi que alguns Srs. Deputados mostravam repugnância, a que os Diplomas fossem entregues á Commissâo.

foi approvada a Jlcta com as reflexões quefe% o Sr. Rebello Cabral.

O Sr. Miranda:—Sr. Presidente, concordámos aqui na segunda feira em que o regimento da ultima Camará servisse de subsidiar o actual; porque neste se encontram disposições, que creio estão ern diametral opposiçâo com os precedentes desta Casa; disposições que eu agora não quero relatar, por que toda a Camará as conhece : sou informado de que não ha numero sufficiente de exemplares impressos para se distribuirem pelos Deputados novos, circumstancia esta que equivale anão o haver; e por consequência nós não nos achamos habilitados

para entrar nas discussões, porque o regimento sem duvida "e alei que regula esta Ca^a. Então requeiro a V. Ex.a que se mande imprimir sufficiente numero de exemplares, e, se nós já estivéssemos constituídos, pediria (o" que seria melhor) a V. Ex.a que nomeasse uma Commissâo, para que, revendo ambos, fizesse um de novo; porque emfirn ha mil inconvenientes em estar a consultar ora um, ora outro. Por ora o que requeiro e que se me distribua um regimento de 1837.