O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 63 —
N.° 4.
SESSÃO DE 4 DE MAIO.
1854.
PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.
A meia hora depois do meio dia procedeu o sr. secretario Rebello de Carvalho d chamada, e Verificou estarem presentes 63 srs. deputados.
O sr. Presidente: — Está aberta a sessão.
Entraram durante a sessão os srs. Souza Pires, Quelhas, Brayner, Castro Guedes, Fonseca Moniz, Pinto Basto (Eugenio), Cabreira, Teixeira de Sampaio, Soares de Albergaria, Rivara, Ribeiro de Almeida, Torquato Maximo de Almeida, e Novaes.
Faltaram com causa justificada os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Fonseca Coutinho, Archer, Castro e Abreu. Mello e Carvalho, Cesar de Vasconcellos, Corrêa Caldeira, Antonio Emilio, Lage, Louzada, Camarate, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Pinheiro Ozorio, Arystides Abranches, Castro Guedes, Pias e Souza, Bazilio Alberto, D. Diogo de Souza, Cunha Pessoa, Bivar, D. Francisco de Almeida, Costa e Silva, Nazareth, Silva Pereira (Frederico), Palma. Pessanha (José), Ferreira de Castro, Baldy, Silva Vieira, Moniz, Paredes, Placido de Abreu, Moraes Soares, Pinto da França, Northon, Visconde de Castro e Silva, e Visconde de Monção.
Faltaram sem causa conhecida os srs. Alves Martins, Calheiros, Guerreiro. Themudo, Lopes de Mendonça, Bento de Castro Carlos Bento, Conde de Saldanha, Forjaz, Faustino da Gama, Carneiro, Soares de Azevedo, Pessanha (João), Honorato Ferreira, Fonseca Castello-Branco, Ortigão, Lobo de Avila, Magalhães Coutinho, Silva Pereira (José Joaquim), Cazal Ribeiro, Marçal, Silvestre Ribeiro, Passos, e Nogueira Soares.
O sr. Secretario Tavares de Macedo leu a acta da sessão antecedente, que foi approvada sem reclamação.
CORRESPONDENCIA.
DECLARAÇÕES: — 1.ª Do sr. Santos Monteiro, de que o sr. visconde de Monção não póde comparecer na camara por motivo justificado. — Inteirada.
2.ª Do sr. Francisco Damazio, de que o sr. Bivar não póde comparecer á sessão de hoje por se achar incommodado de saude. — Inteirada.
OFFICIOS: — 1.º Do ministerio do reino, participando que, na data de 2 de maio, deu conhecimento ao governador civil da Madeira para o participar á commissão creada na referida ilha, em 24 de agosto de 1852, para receber e distribuir soccorros em beneficio de seus desvalidos habitantes, a honrosa menção que se fez na acta da camara dos srs. deputados, sob proposta do sr. Silvestre Ribeiro, dos relevantes serviços prestados pela mesma commissão. — Inteirada.
2.º Do ministerio da guerra, declarando, em satisfação a um requerimento do sr. Corrêa Caldeira, que por aquella repartição não tem sido abonados vencimentos alguns pecuniarios ao capitão ajudante de ordens do commandante em chefe do exercito, D. Francisco de Almeida) desde que saíu deste reino até ao presente; e apenas o foi de 46 rações de Forragens em especie, nos mezes de outubro e novembro