O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 8 DE JANEIRO DE 1883

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira do Mesquita

SUMMARIO

Foram remettidos pelo ministerio da fazenda 150 exemplares do orçamento para serem distribuidos. - Prestaram juramento e tomaram assento os srs. deputados Bernardino Luiz Machado Guimarães e Rodrigo Affonso Pequito. - O sr. Rosa Araujo associou-se á manifestação da camara na sessão anterior pelo fallecimento dos srs. Sampaio e Saraiva de Carvalho e propoz, e foi approvado, que se lançasse tambem na acta um voto de sentimento pelo obito do sr. Carlos Ribeiro. - Por proposta do sr. Luciano Cordeiro foram approvados os pareceres relativos ás eleições dos circulos n.ºs 128, 133 e 10, e foram proclamados deputados os srs. Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro, Manuel da Arriaga e Wenceslau de Sousa Pereira Lima. - Na ordem do dia procedeu-se á eleição dos supplentes á presidencia e vice-presidencia da camara. - O sr. Arouca mandou para a mesa o parecer ácerca da eleição do circulo n.° 98. - Foi approvado e proclamado deputado o sr. visconde do Rio Sado. - Elegeu-se a commissão de resposta ao discurso da corôa. - Nomeou-se a deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla e participar a constituição definitiva da camara.- O sr. ministro das obras publicas apresentou por si e por parte do seu collega da guerra e fazenda tres propostas para que os srs. deputados, empregados n'aquelles ministerios, possam accumular, querendo, as suas funcções legislativas com as dos cargos que exercem nos mesmos ministerios. - O sr. Moraes Carvalho apresentou o parecer sobre a eleição do circulo n.° 54 (Coimbra). -Foi approvado o parecer e proclamado deputado o sr. Julio de Vilhena, que prestou juramento. - O sr. ministro da marinha apresentou uma proposta para que alguns srs. deputados possam accumular, querendo, as suas funcções legislativas com as dos empregos que exercem n'aquelle ministerio.

Abertura- Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 51 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Abilio Lobo, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Sousa e Silva, A. J. d'Avila, A. J. Teixeira, Cunha Bellem, Santos Viegas, Ferreira de Mesquita, Potsch, Fuschini, Pereira Leite, Fonseca Coutinho, Trajano de Oliveira, Zeferino Rodrigues, Barão de Ramalho, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Conde de Thomar, Estevão de Oliveira Junior, Mouta e Vasconcellos, Gomes Barbosa, Arouca, Jayme da Costa Pinto, Jeronymo Osorio, Rodrigues da Costa, Ribeiro dos Santos, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, J. J. Alves, Avellar Machado, Pereira dos Santos, Rosa Araujo, J. M. Borges, José de Saldanha (D.), Vaz Monteiro, Lopo Vaz, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves de Freitas, Bivar, Luiz da Camara (D.), Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Silva e Matta, Guimarães Camões, Barbosa Centeno, Visconde de Balsemão e Visconde de Reguengos.

Entraram durante a sessão os srs.: - Sousa Cavalheiro, Mello Ganhado, Carrilho, Seguier, Neves Carneiro, Bernardino Machado, Hintze Ribeiro, Eugenio de Azevedo, Firmino Lopes, Silveira da Motta, Freitas Oliveira, Elias Garcia, Julio de Vilhena,, Miguel Candido, Affonso Pequito e Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, Agostinho Fevereiro, Azevedo Castello Branco, Gonçalves Crespo, Pereira Côrte Real, A. I. da Fonseca, A. M. de Carvalho, Pinto de Magalhães, Augusto da Castilho, Castro e Solla, Brito Côrte Real, Conde da Foz, Conde de Sobral, Custodio Borja, Cypriano Jardim, Diogo de Macedo, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Filippe de Carvalho, Vieira das Neves, Francisco de Campos Gomes Teixeira, Francisco Patricio, Wanzeller, Guilherme de Abreu, Hermenegildo da Palma, Illydio do Valle, Franco Frazão, J. A. Pinto, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Ferreira Braga, Ferrão Castello Branco, Sousa Machado, J. A. Gonçalves, Amorim Novaes, José Bernardino, Borges Faria, Dias Ferreira, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, José Guilherme, Figueiredo de Faria, José Luciano, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Pereira de Mello, Pinto Leite, Malheiro, Luiz Palmeirim, Rocha Peixoto, M. J. Vieira, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Guedes Bacellar, Vicente da Graça, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Franco, Pedro Roberto, Pedro Martins, Dantas Baracho, Tito de Carvalho, Visconde de Alentem. Visconde de Porto Formoso e Visconde da Ribeira Brava.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da fazenda, remettendo 150 exemplares do orçamento geral do estado para o exercicio de 1883-1884.
A distribuir.

Foram introduzidos na sala, com as formalidades do estylo, e prestaram juramento, os srs. Bernardino Luiz Machado Guimarães e Rodrigo Affonso Pequito.

Declarações

Declaro que não compareci na sessão do dia 5 por motivo justificado, e que, se estivesse presente, teria approvado a proposta para que se lançasse na acta um voto de sentido pezar pelo fallecimento dos srs. Antonio Rodrigues Sampaio e Augusto Saraiva de Carvalho. = Rosa Araujo.

Declaro que faltei ás primeiras sessões d'esta camara por motivo justificado. = Correia de Oliveira.

O sr. presidente declarou que o sr. deputado Palmeirim lhe tinha feito saber que por incommodo de saude não tinha podido comparecer ás sessões da camara, nem compareceria a mais algumas.

O sr. Rosa Araujo: - Participo a v. exa. e a camara que não compareci na sessão de 5 do corrente por motivo justificado, e que, se estivesse então presente, teria approvado a proposta que v. exa. apresentou para que fosse consignado na acta um voto de sentimento pela morte dos srs. Antonio Rodrigues Sampaio e Augusto Saraiva de Carvalho.

Já que estou com a palavra, pemittam-me v. exa. e a camara que eu faça uma proposta identica áquella que foi approvada na sessão a que me refiro.
Eu proponho que se consigne na acta um voto de profundo pezar pela morte do sr. Carlos Ribeiro, (Apoiados.) que não só honrou sempre o paiz, mas que tambem muitas vezes illustrou as discussões d'esta casa com a sua palavra eloquente. (Apoiados.)

Leu-se na mesa a seguinte:

Proposta

Proponho que se lance na acta um voto de sentido pezar pelo fallecimento do antigo deputado e distincto homem de sciencia, sr. Carlos Ribeiro. = Rosa Araujo.

Foi approvada.

O sr. Luciano Cordeiro: - Mando para a mesa os