O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JUNTA PREPARATORIA

Presidência do ex.M sr. João Ribeiro dos Saníos (decano)

4.ª SESSÃO EM 20 DE DEZEMBRO DE 1884

Presidencia do exmo. Sr. João Ribeiro dos santos (decano)

Secretarios-os exmos. Srs. Antonio José Lopes Navarro Henrique da Cunha Matos Mendia

SUMMARIO

Justificação de faltas do sr. deputado eleito, Ferreira de Figueiredo.- Apresenta o seu diploma de deputado o sr. Luiz de Bivar.- Mandam para, a mesa para a mesa parecer daa commissões de verificação de poderes os srs. Santos Viegas, Teixeira de Vasconcellos, Firmino Lopes, Arouca e Pereira Leite; pedem e obtêem da junta dispensa do regimento, para que entrem desde logo em discussão esses pareceres. - Seguidamente são approvados, sem discussão, os que se referem ás, eleições dos circulos n.ºs 89,91. 99, 94, 79, 100, 88, 2, 3, 4, 6, 141, 87, 38, 92 e 9 - O sr. Alfredo Peixoto manda para amesa o parecer sobre a eleição do circulo n.º 69.- São depois approvados sem discussão os que respeitam às eleições dos circulos n.ºs 18, 12 e 28. - Por parte da segunda commissão, o sr. Albino Garcia apresenta diversos pareceres, e requer que seja dispensado o regimento para que entrem em discussão. - A junta annue. - Os srs. Avellar Machado e Jayme, Pinto mandam para a mesa diplomas de deputados. - O sr. Emygdio Navarro requer a impressão do parecer n.ºs 69.- São approvados sem discussão os pareceres relativos ás eleições dos circulos n.ºs 51, 44,56, 59, 60, 61, 19, 20, l5 e 33.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 72 srs. deputados.

Acta - Approvada sem reclamação.

Não houve expediente.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

Declaro a v. exa. que o sr. Luiz Ferreira de Figueiredo, deputado pelo circulo de Moimenta da Beira, não póde comparecer ainda às sessões por motivo de doença de familia, = Joaquim Ponces.

Para a acta.

O sr. Luiz de Bivar : - Apresento o meu diploma de deputado eleito pelo circulo de Faro. para ser enviado á respectiva commissão de verificação de poderes.

Foi enviado.

O sr. Santos Viegas: - Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa alguns pareceres sobre processos eleitoraes, que foram submettidos ao seu exame.

Como em nenhuma das eleições a que se referem estes processos se deu qualquer facto que as podesse invalidar, peco a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento para que os mesmos pareceres se discutam desde já.

O sr. Teixeira de Vasconcellos: -- Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa varios pareceres da mesma commissão.

Peço a v. exa. que consulte a junta, sobre se dispensa o regimento, para que estes pareceres entrem já em discussão, visto as eleições a que elles dizem respeito não offerecerem duvida alguma.

O sr. Firmino Lopes: - Por parte da primeira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa os pareceres da mesma commissão sobre as eleições dos circulos n.ºs 2, 3, 4 e 6.

Estas eleições tambem não offerecem duvida alguma, e por isso peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento, para que os mesmos pareceres se discutam ainda hoje.

O sr. Frederico Arouca: - Mando para a mesa, por parte da primeira commissão de verificação de poderes, os pareceres relativos às eleições dos circulos n.ºs 38 (Ovar) e 33 (Gaia).

Estas eleições não apresentam irregularidade alguma que as possa invalidar, e por isso peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento, para que os mesmos pareceres se discutam ainda hoje.

O sr. Pereira Leite : - Apresento os pareceres da primeira commissão de verificação de poderes sobre as eleições dos circules n.ºs 9, 12, l5, 18, 19 e 26.

Peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento para que estes pareceres entrem já em discussão.

O sr. Presidente: - Todos os srs. deputados que têem mandado para a mesa pareceres das commissões a que pertencem, têem ao mesmo tempo pedido a sua immediata discussão.

Consulto por isso a junta sobre se permitte, para esse fim, a dispensa do regimento.

Assim se resolveu.

Leram-se na mesa os seguintes pareceres:

PARECER N.° 46

Circulo n.° 89 (Beja)

1.º Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, examinando com todo o cuidado o processo eleitoral com referencia ao circulo n.° 89 (Beja), conheceu que o numero total e real dos votos foi de 21:812, que recaíram nos seguintes cidadãos:

Conselheiro Julio Marques de Vilhena ..... 6:182 votos

Lourenço Augusto Pereira Malheiro ....... 6:284 »

Antonio José Pereira Borges ............. 3:626 »

Antonio José Ennes ................. ... 957 »

Francisco Antonio da Veiga Beirão ....... 884 »

Anselmo José Braamcamp ............... 696 »

José Jacinto Nunes ..................... 686 »

Joaquim Theophilo Braga ............... 469 »

Joaquim Alves Matheus 642 »

José Simões Dias 438 »

Fernando Caldeira 424 »

Thomás Frederico Pereira Bastos 366 »

José Maria de Oliveira e Silva 215 »

Manuel da Cunha da Rocha Vianna 200 »

Antonio Augusto da Costa Simões 43 »

D. José de Saldanha Oliveira e Sousa 14 »

Manuel de Paula da Rocha Vianna 13 »

Miguel Augusto Pacheco 11 »

José Maria Latino Coelho 4 »

Francisco Júlio Borges 2 »

Eduardo José Coelho 1 »

Francisco Eduardo de Barahona 1 »

Fernando Cardeira 1 »

José Joaquim Rodrigues de Freitas 1 »

Malheiro 1 »

Francisco Xavier de Menezes 1 »

Pedro Victor da Costa Sequeira 1 »
4