O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(8)

centos e sessenta votos, obtendo maioria absoluta, e confrontando o seu Diploma com a Acta original, se acha em tudo conforme; pelo que é â Commissão de parecer que o dito Francisco de Paula d'Aguiar Ottolini, seja convidado a tomar assento nesta Camará , e que seja proclamado Deputado.,

Sala da Commissão, 7 de Janeiro de 1840. — José Estevão, José António Ferreira Lima, Alberto Carlos Çer.queira de Faria.

Foi approvado sem discussão, e em seguida foi introdusido na Sala com as forinalidades do costume o Sr. Ottolini, que prestou juramento, e tomou assento.

. ORDEM DO DIA.

Eleição de Commissoes.

O Sr. Presidente: — Faltam dois Membros para a Commissão de Fazenda, que não tiveram pluralidade absoluta no primeiro escrutinio; procede-se por isso a segundo escrutinio.

Correu-se o escrutinio, e tendo entrado na urna 95 Jistas sahiram eleitos os Srsr, José Joaquim Gomes de Castro com 51 votos, Manoel António de Vasconcellos 45.

O Sr. Presidente: — Vai-se proceder á eleição da Commissão de Legislação,1 a qual o anno passado foi de 14 Membros; consulto a Camará se quer que seja também de 14 Membros (apoiados),

Sendo posto á votação approvou-se que o n.° fosse de 14»'

Correu-se o escrutinio, e, tendo entrado Ra urna 94 listas, sahiram eleitos os Srs. José Jacintho Valente Farinho com 51 votos, José António,Maria

de Sousa Azevedo 50, Joaquim'António d* Aguiar 50, LourençQ d'Oliveira Grijó 50, José de Pina Cabral Loureiro 48.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho fie u conta d'um Officio do Ministério do Reino, em que se participava que Sua M.agesíade ha de receber amanhã, ao meio dia, no Paço das Necessidades a Deputação, que ha de ir participar-lhe a constituição da Camará. — ./áf Camará ficou inteirada. *

Não • tendo alcançado maioria absoluta para a Commissão de Legislação, senão 5 Srs. Deputados, passou-se a 2.° escrutínio para os nove que faltam, e tendo entrado na urna 96 listas, sararam eleitos os Srs. Joaquim António de Magalhães com 49 votos, Vicente Ferrer Paiva Neto 45, Joaquim Pedro Judice Samora45, José António Ferreira Lima 45, Júlio Gomes daSiivaSanches45, José Caetano de Campos 45, José Maria Xavier d'Araújo 44, Alberto Carlos . Cerqueira de Faria 44, Francisco de Paula d'Aguiar Ottolini 44.

Passou-se á eleição da Commissão d'Administração Publica, e tendo entrado na urna 91 listas, sahiram eleitos os Srs. José Ignacio Pereira Derramado com, 78 votos, José da Silva Passos 48, António Luiz de Seabra 47.

Não obtendo mais nenhum Sr. Deputado maioria absoluta devia proceder-se a 2.° escrutinio, mas por ter dado a hora ficou para amanhã.

O Sr. Presidente: •— A ordem do dia para amanhã é a continuação da eleição de Commissoes.— Esta levantada a Sessão. — Eram 4 horas e um quarto.

5.

Presidência do Sr, Guilherme Henriques de Carvalho. ,

8

1840.

s li horas e três quartos abriu o Sr. Presidente a Sessão.

Chamada — 83 Srs. Deputados, entraram depois* mais alguns, «: f ai faiam os Srs. Galafura ,, Cândido de Faria, Moii~a Pimcniel, Corrêa de Sá, Teixeira . d'Aguillar, Bispo^Conde, J^eiga , Sousa Guedes, . Dias d1 Azevedo, Queíraga, Mascarenhas Neto, Lu» na, Castro Portugal, Joaquim António de Magalhães , f^éllo&o da Cru%, Sorges^Peixoto, Ferreira de Castro, Henriques Ferreira, Fontoura, Silva Pereira, Pinto Soares, Mousinho da Silveira, Pimenta , Colmieiro, Manoel Ferreira Cabral, Leite Velho, Sebastião Xavier Botelho.

Participações. — Leu-se um Officio do Sr. Veiga, participando de Góes, que por falta de saúde não pôde concorrer á Camará por em quanto. —Inteirada.

Acta — approvada.

O&DEXKE DO DIA. Eleição de Commissoes.

Procedeu-se ao segundo escrutinio para completar os quatro Membros que faltavam para a Commissão de Administração Publica^ e tendo entrado na urna 85 listas, foram apurados os seguintes Srs. Ávila com 46 votos, Garrett com 43, Fernandes Coelho com 41 , e José Maria Gr ande. com 40., -

O Sr. Presidente: — Vai proceder-se á eleição da Commissão deCommercio e Artes, que também deve ser composta de 7 Membros.

Preenchidas as formalidades do estillo, havendo* entrado na urna 89 listas, foram apurados os Srs. Vá-relia com 84 votos, Pinto Soares com 46, Tavares de Macedo com 45, Grijó 45, e Passos (José) 45.

Havendo entrado na Sala os Membros da 'Deputação , disse o Orador da mesma

O Sr. 'José Caetano de Campos: — A Deputação desta Camará, encarregada de participar a SuaMa-gestade a sua installação, cumpriu a sua honrosa missão, e teve a satisíação de ser recebida por Sua Magestade com a benignidade que costuma.

O Sr. Presidente: — Vai correr segundo escrutínio^ para dous membros que faltam.

Preenchidas as formalidades do estillo, havendo entrado ha urna 92 listas, foram apurados os seguintes Srs. Paulo Mi-dosi eom 46 votos, e empatados com 43 votos cada um os^Srs. Costa Carvalho, e Frederico Gomes, (fosses: —^órte , sorte).

O Sr. Presidente: — Parece-me> que a Camará quer que a sorte decida este empate ?\.^

Tirou a sorte que indicou o ^Sr. Frederíep Gomes.