O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(14)

prestar de boa vontade a trazer á Camara o resultado das averiguações a que tiver procedido; concluo mandando para a Mesa o seguinte

Requerimento. — Requeiro se recommende ao Governo com urgencia, que com a brevidade possivel remetta a esta Camara o resultado das averiguações, a que mandou proceder, para se vir no conhecimento, se a companhia dos vinhos do Douro tem ou não cumprido as obrigações, que lhe foram impostas na Lei de 23 de Abril de 1843. — Ferreira Pontes.

Sendo declarado urgente, foi approvado sem discussão.

O Sr. Pereira dos Reis: — Vou mandar para a Mesa dois requerimentos a respeito dos quaes peço a urgencia, são elles concebidos nos termos seguintes:

Requerimento. — 1.º Requeiro que á Secretaria competente sejam pedidas, com urgencia, copias authenticas dos documentos seguintes:

1.º Do parecer de conferencia dos chefes do Thesouro Publico, sobre a arrematação dos direitos, que se cobram na Alfandega das Sete Casas, mandada fazer por edital de 11 de Janeiro de 1838, e portaria de 21 de Fevereiro do dicto anno.

Da consulta do Tribunal do Thesouro Publico, sobre o mesmo objecto, repetido no anno de 1843. — A. Pereira dos Reis.

2.º Requeiro que á Secretaria competente sejam pedidos com urgencia copias authenticas dos documentos respectivos a qualquer concessão que o Governo tenha feito sobre as minas de carvão de pedra de S. Pedro da Cova, districto do Porto: refiro-me a concessões praticadas depois de fechada a Sessão Legislativa de 1848. — A Pereira dos Reis.

Sendo ambos estes requerimentos julgados urgentes foram successivamente approvados sem discussão.

O Sr. Costa Xavier: — Participo a V. Ex.ª á Camara que o Sr. Deputado Andrade Nery não tem podido comparecer ás Sessões por incommodo de saude.

Ordem do dia.

Eleição de Commissões.

O Sr. Presidente: — A Commissão que se vai eleger, é a de Fazenda. As listas devem conter 7 nomes.

O Sr. Xavier da Silva: — Sr. Presidente, acabou V. Ex.ª de dizer que a lista para a eleição da Commissão de Fazenda deve conter 7 nomes, eu pedi a palavra antes de se passar á eleição para propôr, que a Commissão de Fazenda seja composta de 9 Membros a exemplo do que se tem seguido em outros annos, e não e muito para os trabalhos daquella Commissão. (Apoiados) Neste sentido mando para a Mesa a seguinte

Proposta — Proponho que a Commissão do Fazenda seja de 9 Membros. — Xavier da Silva.

Foi admittida e, approvada sem discussão.

Passou-se á eleição da Commissão de Fazenda, e lendo entrado na urna 70 listas, das quaes se inutilisaram 7, sairam eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. A. J. d'Avila com............. 63 votos

B. M. d'Oliveira Borges....... 63

Visconde de Castellões.......... 56

A. R. O. Lopes Branco......... 56

A. Xavier da Silva............. 52

E. D. Poças Falcão............ 50

A Albano da Silveira Pinto..... 49

J. L. da Luz.................. 48

Albergaria Freire............. 40

O Sr. Presidente: — Segue-se a Commissão de Legislação, e segundo o Regimento deve ser composta de sete Membros; porém o anno passado, e demais veres, foi composta de maior numero de Membros; talvez a Camara queira que este anno tambem seja composta de nove Membros, pois que esta Commissão sempre tem bastantes e importantes trabalhos a seu cargo (Apoiados.)

Resolveu-se que fosse de nove Membros.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 70 listas, das quaes se inutilisaram 15, e sairam eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. Cardoso Côrte Real com........ 50 votos

Mexia........................48

Forjaz...................... 48

Teixeira de Mello.............46

Menezes e Vasconcellos.........46

Faria Barbosa................. 46

Borges e Castro................45

Não obtendo mais nenhum Sr. Deputado maioria absoluta, procedeu-se a segundo escrutinio para a eleição de dois Membros que faltavam para a Commissão de Legislação, e tendo entrado na urna 60 listas, das quaes se inutilisou 1, sairam eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. Lopes Branco com.............43 votos

Poças Falcão..................39

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a continuação da eleição de Commissões. Está levantada a Sessão. — Eram quasi quatro horas da tarde.

O Redactor,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO