O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°5

SESSÃO DE 8 DE JANEIRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Sá Nogueira, Heredia, Barros e Sá, Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Pinto Carneiro, Antonio Vaz, Faria Maia, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Barão de Almeirim, Barão das Lajes, Garcez, Abranches, Carlos Bento, Pinto Coelho, Cesario, Garcia Peres, Palha, Frederico de Mello, Bivar, F. C. do Amaral, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Polido, Castro e Lemos, Pegado, Gomes de Castro, Santos Silva, Almeida Pessanha, Moraes Carneiro, Pinto de Magalhães, Barbosa da Silva, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Luz, Casal Ribeiro, Frazão, Estrella, Pinto de Almeida, Mendes Leal, Sampaio e Mello, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Camara Leme, Luiz de Castro, Almeida Junior, Costa e Silva, Rebocho, Campilho, Pitta, Canã e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram — os srs. Braamcamp, Vidal, Gouveia Osorio, Lousada, Seabra, Secco, Couceiro, Antonio de Serpa, Sousa Sampaio, Barão da Torre, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Faustino da Gama, Barroso, Francisco Carvalho, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Sant’Anna e Vasconcellos, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Sousa Machado, Judice, Lobo d'Avila, Malta e Silva, Sousa Pinto Basto, Silveira e Menezes, Justino Pinto Basto, Freitas Branco, Brune, Paes de Figueiredo, Charters, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, Sebastião de Carvalho e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura — um quarto de hora da tarde. Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1.º — Do sr. Sousa Junior, de que não compareceu á sessão de hontem por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

2.º— Do sr. S. Thomás Pereira, de que o sr. Rodrigues Vidal não pôde assistir á sessão de hontem por motivo justificado, e pelo mesmo motivo não póde comparecer ainda hoje.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1º- Do ministerio da justiça, acompanhando a copia da Vol. III — Janeiro — l859

Consulta da academia real das sciencias de Lisboa, que foi pedida pela commissão de legislação. Foi á commissão de legislação.

2º- Do ministerio da guerra, acompanhando uma nota das alterações que occorreram no orçamento da despeza d'este ministerio para o seguinte anno economico, desde o seu encerramento em 30 de junho de 1858 até 31 de dezembro proximo passado.

Foi á commissão do orçamento.

3.°— Do ministerio das obras publicas, participando, em resposta a um requerimento do sr. Paulo Romeiro, que por este ministerio não foi expedida portaria, auctorisando sir Monton Petto a proceder, por conta do governo, aos estudos do caminho de ferro do norte.

Para a secretaria.

Foi enviado á commissão de poderes o diploma do sr. Alexandre Balduino Severo de Mendonça, deputado eleito pelo circulo de Angola.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Desejâmos interpellar o sr. ministro e secretario d'estado dos negocios da marinha e ultramar ácerca da prisão e deportação do doutor Francisco Frederico Hopfer, facultativo do quadro de saude da provincia de Cabo Verde, depois de existirem na camara os esclarecimentos que se pediram com urgencia ao governo sobre o mesmo objecto. = O deputado por Cabo Verde, Antonio Maria Barreiros Arrobas = Thomás de Carvalho.

Mandou-se fazer a communicação.

REQUERIMENTOS

1.º — Por parte da commissão de agricultura peço que o governo mande a esta camara, pelo ministerio competente, um mappa circumstanciado de toda a baga de sabugueiro que se tem exportado para paizes estrangeiros nos ultimos tres annos, comprehendendo a quantidade, valor, e tambem os direitos que pagou nas alfandegas por onde foi exportada.

Sala da camara, 7 de janeiro de 1859. = Vaz Monteiro.

2.º— Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, se peça ao governo que, com a maior urgencia, remetta a esta camara copia de todos os relatorios feitos pelos differentes en-

4