O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 5
SESSÃO DE 10 DE ABRIL DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
| Joaquim Gonçalves Mamede (Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 79 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Couto Monteiro, Antonio de Serpa, Pinto Carneiro, Aristides, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, barão das Lages, Garcez, Ramiro Coutinho, C. J. INunes, Silva Cunha, Folque. Fortunato de Mello, Bivar, F. J. da Costa e Silva, Pereira de Carvalho e Abreu, Blanc (Hermenegildo). Silva Andrade, Ferraz de Miranda, Bebello Cabral, Coelho de Carvalho, Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Lobo d'Avi!a, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Casal Ribeiro, José Horta, Rojão, Mello Gouveia, Nogueira, Aboim, Freitas Branco, Mendes de Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior, Pinlo Martins, Monteiro Castello Branco, Jacome Correia, Pitta, Moraes Soares e Thiago Horta.
Não compareceram—os srs. Coutinho e Vasconcellos, Correia Caldeira, Dias da Silva, Ferreira Pontes, Secco, Fontes Pereira de Mello, Pequito, Pinheiro Osorio, Pinto de Albuquerque, Lopes Branco, Rodrigues Sampaio, Santos Lessa, Carlos Bento, Pinlo Coelho, Garcia Peres, Faustino da Gama, Paiva Pinto, Costa Lobo, Gavicho, Posser, Gomes de Castro, Mártens Feirão, Mello e Minas, Calça e Pina, Silva Cabra], Pacheco, Figueiredo de Faria, Lacerda (D. José), Silveira e Menezes, Rebello da Silva, Charters, Thomas de Carvalho, Ferrer e Blanc (Viriato).
Abertura—aos tres quartos de hora da tarde. Acla—approvada.
DECLARAÇÕES DE VOTO
1."—Declaro que se estivesse presente na sessão do dia 2 do corrente teria volado contra a terceira modificação do contrato dos caminhos de ferro de leste e norte. =[J. R. da Cunha Aragão Mascarenhas.
Mandou-se lançar na acta.
2.'—Declaro que se estivesse presente por occasião de se votar o contrato para a construcção dos caminhos de ferro do norte e lesle approvaria o referido contrato.:—Sousa Feio.
Mandou-se lançar na acla.
DECLARAÇÕES
1.*—Dò sr. Fonseca Coutinho, de que o sr. Silveira Menezes não pôde comparecer á sessão de hontem, assim como faltará a mais algumas, por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada. .
2."—Do sr. Zeferino Rodrigues, de que o sr. Eleutério Vol. III—Abhu—1860.
Dias não compareceu á sessão de honlem por motivos justificados, nem poderá comparecer a mais algumas. A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1."—Do ministério do reino, acompanhando a copia, pedida pelo sr. Luiz Albano, da consulta do conselho da faculdade de malhematica, pedindo a creação de uma nova cadeira de geometria descripliva.
Para a secretaria.
2.°—Do mesmo ministério, acompanhando as copias, pedidas pelo sr. Gaspar Teixeira, do officio do governador civil de Braga, n.° 61, de 21 de maio de 18S3, e acta n.* 13 da sessão de 13, da junta geral do mencionado districto, acerca das aguas lhermaes das Taipas e Vizella.
Para a secretaria.
3."—Do ministério da fazenda, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, a representação da camara municipal da Povoa de Varzim, em que pede se lhe conceda a sexta parte do imposto do pescado que ali se arrecada, para lhe dar a applicação que indica.
Para a secretaria.
4.°—Do director da Revista de Instrucção Publica, cm Madrid, acompanhando um exemplar da quarla epocha do mencionado periódico, que offerece para a bibliotheca da camará, e alguns exemplares soltos, para serem distribuidos pelos srs. deputados.
Foi recebido com agrado, e mandado o exemplar para a bibliotheca; e os exemplares soltos para a commissão de instrucção publica.
REPRESENTAÇÕES
1.'—Da camara municipal de Monchique sobre a direclriz da estrada litoral do Algarve.
Foi á commissão de obras publicas.
2."—De trezentos trinta e quatro cidadãos da cidade e concelho de Castello Branco, contra as propostas de fazenda apresentadas pelo governo.
Foi á commissão de fazenda.
3.'—Dos habitantes do. concelho de Amarante, no mesmo sentido que a antecedente. Foi á mesma commissão.
4."—Dos'professores de instrucção primaria dos concelhos de Amarante, Baião e Felgueiras, pedindo augmenlo de vencimentos.
Foi á commissão de instrucção publica.