O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 5

5.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 28 DE JUNHO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. José da Fonseca Abreu Castello Branco (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Manuel Telles de Vasconcellos

SUMMARIO

Approvada a acta, o sr. presidente convida os srs. deputados a formularem as suas listas para a eleição dos que devem compor a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara. Suspende para esse fim a sessão.

Reaberta, entra-se na ordem do dia, procedendo-se logo a essa eleição em tres escrutinios successivos, nos termos do regimento. Ficam eleitos os srs. Eduardo José Coelho, Manuel Affonso Espregueira, José Augusto Correia de Barros, Luiz Fischer Poças Falcão e Frederico Laranjo. - O sr. presidente dá conhecimento á junta de dois officios que checaram a mesa, um do ministerio da guerra, participando que pedira a sua demissão de official do exercito o sr. Francisco Ravasco, e outro d'este senhor, declarando que opta pelo logar de deputado. São remettidos a commissão de reclamações, que foi auctorisada pela junta, a requerimento do sr. visconde da Ribeira Brava, a reunir-se durante a sessão. - Procede-se em seguida á eleição dos secretarios o vice-secretarios, que se realisa simultaneamente, sob proposta do sr. Laranjo, approvada pela junta. -Apresentado pelo sr. Abreu Lima o parecer da commissão sobre o officio do sr. Ravasco, é approvado sem discussão, tendo-se dispensado o regimento. É proclamado deputado o sr. Ravasco. - O sr. presidente nomeia a deputação que ha de apresentar a El-Rei a lista quintupla no dia e hora que o sr. ministro da justiça indicou. - Propõe o sr. Alpoim que haja sessão nocturna na quarta feira. Assim se resolve, depois de breve discussão, em que tomam parte os srs. Teixeira de Sousa e Frederico Laranjo.

Abertura da sessão - Ás tres horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 50 srs. deputados eleitos.

Entraram durante a sessão - 14 srs. deputados eleitos.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Presidente: - Em conformidade do artigo 17.º do regimento, temos de proceder á eleição da lista quintupla que deve ser apresentada a Sua Magestade, para a escolha de presidente e vice-presidente da camara.

As listas para o primeiro e segundo escrutinio devem conter um só nome, e para o terceiro tres. Convido os srs. deputados a formulal-as; e para isso interrompo a sessão por cinco minutos.

Eram tres horas e trinta e cinco minutos.

Reaberta a sessão às tres horas e quarenta minutos, entra-se na

ORDEM DO DIA

Eleição da lista quintupla

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á chamada. Convido desde já para escrutinadores os srs. Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada e Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola.

Fez-se a chamada, e corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 54 lutas, das quaes 5 brancas, saindo eleito o sr.:

Eduardo José Coelho, com 49 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se ao segundo escrutinio.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. deputados Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima e Augusto Cesar Claro da Ricca.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 53 listas, sendo 7 brancas, e ficou eleito o sr.:

Manuel Affonso Espregueira, com 46 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a terceiro escrutinio, devendo as listas conter tres nomes, como já disse, para complemento da lista triplice.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. deputados Antonio Maria Dias Pereira, Chaves Mazziotti e Luiz José Dias.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 51 listas, das quaes 3 brancas, saíndo eleitos os srs.:

José Augusto Correia de Barros, com 48 votos

Luiz Fischer Poças Falcão 48 »

José Frederico Laranjo 48 »

O sr. Frederico Laranjo: - Proponho que se proceda á eleição dos srs. secretarios o vice-secretarios, e que esta seja simultanea.

Assim se resolveu

O sr. Presidente: - Acabam de chegar á mesa dois officios que vão ser lidos.

Leram-se. São os seguintes

Officios

Secretaria da guerra - Repartição do gabinete - Illmo. e exmo. sr. - Tenho a honra de participar a v. exa. para os devidos effeitos, que o alferes graduado de cavallaria, em inactividade temporaria, Francisco Limpo de Lacerda Sanches Ravasco, requereu a este ministerio a sua demissão do serviço militar.

Deus guarde a v. exa. Secretaria d'estado dos negocios da guerra, 28 de junho de 1897. - Illmo. e exmo. sr. presidente da junta preparatoria da camara dos senhores deputados = Francisco Maria da Cunha.

Illmo. e exmo. sr. - Tenho a honra de communicar a v. exa. que resignei o meu cargo de official do exercito, optando pelo logar de deputado, o que rogo a s. exa. se digne participar á camara para os devidos effeitos.

Deus guarde a v. exa. Illmo. e exmo. sr. presidente da junta preparatoria da camara dos senhores deputados. = Lisboa, 28 de junho de 1897. = Francisco Limpo de Lacerda Ravasco.

O sr. Presidente: - Estes officios vão ser remettidos á commissão de reclamações, para que dê o seu parecer sobre a declaração feita no officio do sr. Ravasco.