O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 5 DE 13 DE JANEIRO DE 1903 5

dimento intentado contra os transgressores; e bem assim nota dos autos levantados contra os vendedores de trigo exotico, sendo fabricantes matriculados, e qual o destino d´esses autos relativamente ao citado periodo;

4.° Nota das fabricas da formação e panificação visitadas pela Inspecção Technica desde 1 de julho de 1900 até 31 de dezembro de 1902 para o effeito de colher amostras e sua respectiva classificação pelo competente laboratorio; e bem assim relatorios mappas da commissão revisora das fabricas de moagens do país para conhecer a sua capacidade de laboração; e a nota da quota distribuída pela inspecção a cada fabrica para o effeito do rateio, e nota d´este durante o mesmo período ;

5.º Nota do numero de padarias que executaram obras por ordem da inspecção, destrinçando-se cada uma de per si e o tempo gasto na execução d´essas obras, bem como nota das licenças provisorias dadas pela inspecção, e isto desde a vigencia do decreto de 26 de julho de 1899 até 31 de dezembro de 1902; e bem assim nota das fabricas que desde 1 de julho de 1900 até 31 de dezembro de 1902 foram eliminadas da matricula ou suspensas da laboração; e ainda mappas mensaes estatísticos relativos ao serviço da fiscalização das farinhas e do pão durante o mesmo periodo. = O Deputado, Luis José Dias.

Mandou-se expedir.

ORDEM DO DIA

Eleição de commissões

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se á eleição da commissão de redacção.

Fez-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Convido os Srs. Agostinho Lucio e Luís Correia Medella a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 59 listas, sendo 11 brancas, saindo eleitos os Srs.:

Alberto Allen Pereira de Sequeira Bramão, com 48 votos

Alipio Albano Camello .................. 48 "

Antonio Sergio da Silva e Castro ........... 48 "

Carlos Malheiro Dias ..................... 48 "

João de Sousa Tavares ................. 48 "

O Sr. Presidente : - Peço a attenção da Camara e peço aos Senhores Deputados que occupem os seus lugares O Sr. Deputado Espregueira. pediu a palavra para um negocio urgente. A mesa não o considerou como tal e por isso vae lêr-se para a Camara se pronunciar sobre elle.

Leu. É a seguinte

Proposta

Proponho que o Sr. Ministro da Fazenda seja convidado a mandar publicar, com brevidade, a nota da divida fluctuante nos meses de julho a dezembro ultimo = M. Espregueira.

O Sr. Francisco José Machado (sobre o modo de votar): - Mando para a mesa o seguinte requerimento

Requerimento

Requeiro que haja rotação nominal sobre se é ou não urgente a proposta do Sr. Deputado Espregueira. = F. J. Machado.

Foi approvado.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados que entendem que a proposta do Sr. Espregueira é urgente dizem approvo e os que entendem que não é urgente dizem rejeito.

O Sr. Francisco Beirão: - V. Exa. explicou bem? Quem quer saber o estado da divida fluctuante diz approvo e quem não quer, diz rejeito. Não é verdade?

O Sr. Presidente: - É o que consta dos termos da proposta.

Faz-se a chamada.

Disseram approvo os Srs.: Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Centeno, Antonio Ferreira Cabral Paes da Amaral, Antonio Mana de Carvalho Almeida Serra, Antonio Mana Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Rodrigues Nogueira, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto José da Cunha, Carlos de Almeida Pessanha, Carlos Augusto Ferreira, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Frederico Alexandrino Garia Ramirez, João Pinto Rodrigues dos Santos, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabial, José Mana de Oliveira Matos, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luiz Fisher Berquó Pôças Falcão, Luiz José Dias, Manoel Affonso de Espregueira, Ovidio de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral.

Disseram rejeito os Srs.: Affonso Xavier Lopes Vieira, Agostinho Lucio o Silva, Alberto Allen Pereira de Sequeira Bramão, Alberto Antonio de Moraes Carvalho Sobrinho, Alberto de Castro Pereira de Almeida Navarro, Alfredo Cesar Brandão, Anselmo Augusto Vieira, Antonio Alberto Charula Pessanha, Antonio de Almeida Dias, Antonio Belard da Fonseca, Antonio José Boavida, Antonio Rodrigues Ribeiro, Arthur Eduardo de Almeida Brandão, Augusto César Claro da Ricca, Augusto Neves dos Santos Martins, Avelino Augusto da Silva Monteiro, Belchior José Machado, Carlos Malheito Dias, Carlos Mariano de Carvalho, Christovam Ayres de Magalhães Sepulveda, Clemente Joaquim dos Santos Pinto, Conde de Castro e Solla, Domingos Eusebio da Fonseca, Eduardo de Abranches Ferreira da Cunha, Eduardo Burnay, Ernesto Nunes da Costa Ornellas, Francisco Roberto de Araujo de Magalhães Burros, Frederico dos Santos Martins, Henrique Matheus dos Santos, Henrique Vaz de Andrade Basto Ferreira, Hypacio Frederico de Brion, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Alfredo de Faria, João Carlos de Mello Pereira e Vasconcellos, João Ferreira Craveiro Lopes de Oliveira, João Joaquim André de Freitas, João de Sousa Tavares, Joaquim Pereira . José Coelho da Motta Prego, José da Cunha Lima, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Jeronymo Rodrigues Monteiro, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Maria de Oliveira Simões, José Mana Pereira de Lima, Júlio Mana de Andrade e Sousa, Luciano Antonio Pereira da Silva, Luiz Filipe de Castro (D), Luiz de Mello Correia Pereira Medella, Manoel Joaquim Fratel, Matheus Augusto Ribeiro Sampaio, Rodolpho Augusto de Sequeira, Rodrigo Affonso Pequito, José Joaquim Mendes Leal, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Matheus Teixeira de Azevedo.

O Sr. Presidente: - Approvaram 24, rejeitaram 56. Vão lêr-se os nomes dos Srs Deputados que disseram approvo.

Leram-se.

O Sr. Presidente: - A urgencia da proposta está rejeitada e esta fica na mesa para segunda leitura.

Vae proceder-se á eleição da commissão de administração publica.

Fez-se a chamada.