O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

5.ª SESSÃO

EM 8 DE MARÇO DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, pedem a palavra para negocios urgentes os Srs. Egas Moniz, Zeferino Cândido, Caeiro da Matta, Mello Barreto e João de Menezes. A Camara não considera urgentes os assuntos. Sobre o ultimo o Sr. Brito Camacho requer votação nominal. O Sr. Presidente não dá seguimento ao requerimento, baseado em disposições regimentaes. Sobre o assunto e invocando o regimento pedem a palavra vários Srs. Deputados. O Sr. Presidente, explicando os motivos do seu procedimento, concede a palavra ao Sr. Ministro da Marinha (Antonio Cabral). - Produzem-se tumultos e a sessão é interrompida por meia hora. Reaberta, o Sr. Ministro da Marinha (Antonio Cabral) apresenta e lê as suas propostas. - Mandam requerimentos para a mesa os Srs. Brito Camacho, Archer da Silva, Sergio de Castro e João de Menezes.

Ordem do dia. - Eleições. O Sr. Pereira dos Santos apresenta uma proposta que fundamenta largamente. Sobre o mesmo assunto falam os Srs. Moreira Junior, João Pinto dos Santos, Conde de Paçô-Vieira, Manuel Fratel, que apresenta uma proposta, Brito Camacho, Egas Moniz, João de Menezes, Queiroz Velloso, Antonio José de Almeida, Archer da Silva, Estevam de Vasconcellos, Moreira de Almeida e Arthur Montenegro. Esgotada a inscrição, lê-se na mesa a proposta do Sr. Pereira dos Santos, que é rejeitada em votação nominal, requerida pelo Sr. Moreira de Almeida, por 71 votos contra 28. - É tambem rejeitada a proposta do Sr. Manuel Fratel. - Procede-se â eleição conjunta das commissões de orçamento e de pescarias, depois de haverem sido approvados uma proposta e requerimento do Sr. Moreira Junior, estabelecendo o numero de membros da commissão do orçamento e pedindo dispensa do regimento.