O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(36)

Como continha duas Proposições, a primeira somente foi entregue á votação; e, sendo apoiada, foi admittida como attendivel.

Propoz o Senhor Presidente, se era conveniente nomearem-se as duas Commissões, que sé havião julgado ser urgentes, a saber: - A Commissão de Fazenda, e a Commissão encarregada de apontar as Leis Regulamentares, de que se carece para perfeita execução da Carta Constitucional? E se vencêo que se nomeassem.

Propoz mais o Senhor Presidente - se a mesma Commissão de Fazenda se comporia de cinco Membros? E por se vencer negativamente, assim como seria comporia de dez Membros, propoz, se seria de nove? E assim se vencêo por 56 votos, e que se faria a eleição por escrutinio, e pluralidade relativa na Sessão seguinte.

E propondo igualmente sobre o número dos Membros, tempo, e forma da eleição da outra Commissão, para apontar os Leis Regulamentares da Carta? Se vencêo que se comporia de cinco Membros, fazendo-se a eleição na seguinte Sessão por escrutínio, e pluralidade relativa.

O Senhor Deputado Secretario Ribeiro Conta dêo conta de dous Officios dos Senhores Deputados Francisco de Paula Travassos, e Bernardo José Vieira da Motta, participando os motivos, e justo impedimento, porque ainda se não havião reunido á Camara , os quaes se mandárão remetter á Secretaria.

Dêo o Senhor Presidente para Ordem do Dia dá seguinte Sessão a leituia dos Projectos do Ministro da Fazenda, na forma que lhe tinha sido designado; a nomeação das duas Commissões, de Fazenda, e das Leia Regulamentares da Carta, e as Proposições dos Senhores Deputados, conforme a ordem da Lista da inscripção: e levantou a Sessão pela uma hora da tarde.

Para o Ministro dos Negocios do Reino.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor - Precisan-do-se na Camara dos Deputados da Nação Portugueza Listas impressas com os nomes dos Deputados da tnesma Ndçâo, conforme o modelo junto, rogo a V. Exa. que se digne de mandar expedir ordem á Imprensa Regia para que nella, com a possível brevidade, se imprimão duzentos exemplares do referido modelo, e outros duzentos unicamente com os nomes dos mesmos Deputados na mesma configuração do papel, que vai incluso, e alem disso duzentos Bilhetes dos nomes dos mesmos Deputados em forma de papel, que não exceda a marca de uma Carta de Jogar; e outrosim que se imprimão em número de cento e cincoenta exemplares o Relatorio do Ministro e Secretario d'Estado da Fazenda, que vai junto no seu original, o qual revolverá com os exemplares impressos. Rogando a V. Exa. que se digne de ordenar ao Administrador Geral que de ora em diante faça imprimir na mesma Officina todos os Papeis relativos á Camara dos Deputados, indo as requisições assignados pelo Presidente, ou
Vice-Presidente da mesma Camara, a fim de evitar demoras na impressão de Papeis, que forem sendo necessarios imprimirem-se.

Deos guarde a V. Exa. Palacio da Camara dos Deputados em 7 de Novembro de 1826. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Francisco Manoel Trigoso de Aragão Morato - Francisco Barroso Pereira, Deputado Secretario.

ESSÃO DE 8 DE NOVEMBRO.

Ás 9 horas e meia da manhã, feita a chamada pelo Senhor Deputado Secretario Ribeiro Costa, estando presentes 85 Senhores Deputados, e faltando 3, alem dos 23, que ainda se não apresentarão, disse o Senhor Presidente que abria a Sessão.

E logo lida a Acta da Sessão antecedente, foi approvada.

Propoz o Senhor Presidente, se a Camara approvava que se inundassem imprimir as Actas, para se repartirem pelos Senhores Deputados! E se venceu affirmativamente.

Correspondencia.

Lêo o Senhor Deputado Ribeiro Coita uma Carta do Presidente, da Camara dos Dignos Pares do Reino, agradecendo a esta Camara a sua delicadeza pela participação, que lhe fizera de se achar definitivamente Constituida; e participando no mesmo tempo que a Camara dos Pares do Remo se acha igualmente constituída. Assim como dêo conta, e lêo uma Carta do Excellentissimo Duque do Cadaval, na qual, como Presidente da Camara dos Pares da Nação Portugueza, envia ao Senhor Presidente desta Camara dos Deputados um maço de Bilhetes da Galeria dos Senhores Deputados, e Conselheiros d'Estado, parti se distribuirem competentemente.

O Senhor Presidente dêo conta do resultado da Deputação, que fora encarregada de participar a Sua Alteza, que esta Camara se acha definitivamente constituida , e informou a Camara de que a mesma Deputação fora muito benignamente recebida; e que, tendo dirigido elle Presidente á Senhora Infanta Regente o seguinte Discurso,

"Serenissima Senhora. - A camara dos Deputados nos encarrega a honrosa Commissão de participarmos a Vossa Alteza, que a mesma Camara se acha definitivamente constituida: ella se empregará dora em diante com duplicado esforço no cumprimento, e desempenho de seus importantes deveres; bem persuadida que por este modo não só preencherá seus proprios destinos, mas tambem se fará digna do Agrado de Vossa Alteza, que, como verdadeira Mal dos Portuguezes, tanto se tem desvelado em preparai os meios da sua felicidade."

Sua Alteza lhe respondeo nos seguintes termos: - "Estimo muito saber que a Camara dos Deputados está definitivamente constituida. Acredito os esforços que ella ha de fazer para promover a prosperidade da Nação: a esta se dirigem tambem os meus votos, e se dirigirão em todo o tempo os trabalhos do Governo."

Ordem do Dia.

Teve a palavra o Senhor Deputado Ministro da Fazenda, o qual, subindo á Tribuna, lêo a seguinte