O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(60)

Derramado - Mello Freire - Mascarenhas e Mello - Rebello e Silva - Tavares de Carvalho - Azevedo Loureiro -. Leomil - Sousa Machado - Nunes Cardoso - Visconde de Fonte Arcada - Vencendo-se assim a approvação por 61 votos contra 24.
Dêo conta o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa de um Officio do Sr. Duque do Cadaval, Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino, participando achar-se nomeada a Commissão dos Dignos Pares, que com a dos Senhores Deputados ha de formar a Commissão Mixta paro decidir sobre o Projecto de Lei relativo ao Emprestimo, e indicando para esse fim o dia 11 do corrente pelo meio dia, no Palacio da Camara dos Dignos Pares. Ficou a Camara inteirada; e o Sr. Presidente convidou aos respectivos Srs. Deputados para se reunirem no local, e á hora indicada: e convidou igualmente a 2.ª Secção para nomear outro Sr. Deputado na falta, e impedimento do Sr. Marciano de Azevedo por se achar com parte de doente.

E por ter chegada a hora de findar a Sessão annunciou o Sr. Presidente que a Camara ia formar-se em Sessão secreta para bem do Estado; e sendo quasi duas horas, tendo dado para Ordem do dia da seguinte Sessão a continuação dos Projectos N.° 91, e 71, disse que estava levantada a Sessão Publica.

OFFICIO.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - A Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza me encarrega de remetter a V. Excellencia uma cópia conforme da parte da Acta da Sessão da mesma Camara, em 22 de Dezembro proximo passado, sobre se votarem agradecimentos a Sua Magestade EIRei do Reino Unido da Grã-Bretanha, e Irlanda, ao seu Governo, ao Parlamento, e a toda a Nação Britanica; e de pedir a V. Exca. queira remette-la ao Excelentissimo Embaixador de Sua Magestade Fidelissima na Côrte de Londres, para que este a apresente a Sua Magestade EIRei do Reino Unido da Grã-Bretanha , e Irlanda. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados da Nação Portugueza, em 10 de Janeiro de 1827. - Illustrissima e Excellentissimo Senhor D. Francisco d'Almeida - Fr. Francisco, Bispo Titular de Coimbra, Presidente.

Extracto da Acta da Sessão da Camara dos Srs. Deputados da Nação Portuguesa, em 22 de Dezembro de 1826, sobre se votarem agradecimentos a Sua Magestade EIRei do Reino Unido da Grã-Bretanha, e Irlanda, ao seu Governo, ao Parlamento , e a toda a Nação Britanica.

O Sr. Deputado Mouzinho de Albuquerque propoz = Que sendo tão consideravel a nossa gratidão pelo prompto auxilio, com que a Grã-Bretanha Correspondêo ás nossas esperanças, e á confiança, que nella teve sempre a Nação Portugueza , julgava conveniente que se votasse por esta Camara os mais cordeaes agradecimentos a Sua Magestade EIRei do Reino Unido da Grã-Bretanha, e Irlanda, ao seu Governo, ao Parlamento, e a toda Nação Britanica.

E, sendo posto á votação da Camara, foi unanimemente approvado.

Está conforme. - Francisco Barroso Pereira , Deputado Secretario.

SESSÃO DE 11 DE JANEIRO.

Ás 9 horas e 35 minutos da manhã fez a chamada o Sr. Deputado Ribeiro Costa, e se acharão presentes 88 Srs. Deputados, faltando, alem dos que ainda se não apresentarão, 15; a saber: os Srs. Marciano de Azevedo - Barão do Sobral - Leite Pereira - Bellencourt - Gravito - Trigoso - Isidoro José dos Sanctos - Ferreira de Moura - Campos Barreto - Pinto Villar - Gerardo de Sampayo - Mouzinho da Silveira - Luiz José Ribeiro - Alberto da Cunha - Azevedo e Mello - todos com causa motivada.

Disse o Sr. Presidente que estava aberta a Sessão; e sendo lida a Acta da Sessão precedente foi approvada.

Informou a Camara o Sr. Secretario Barroso que a 2.ª Secção havia nomeado o Sr. Deputado Serpa Machado para occupar o lugar falto, nos que hão de formar a Commissão Mixta, pela molestia do Sr. Deputado Marciano de Azevedo, e igualmente que a Commissão de Petição havia nomeado para seu Presidente ao Sr. Gravito, e para Secretario ao Sr. Macedo Ribeiro.

Passou-se o formar por sorte os Membros da Deputação, que Com o Sr. Presidente, e o Sr. Secretario Ribeiro Costa, devem ir apresentar a Sua Alteza a Senhora Infanta Regente a resposta desta Camara ao Discurso do Throno da Sessão Real da abertura, e designou ella os Srs. Conde de S. Payo - Soares franco - Rebello - Magalhães - e Bracklami.

Ordem do Dia.

Entrou em discussão o Artigo 1.º do Projecto N.º 91 sobre o prazo para a Liquidação da Divida Publica.

O Sr. Leite Lobo: - Este Artigo tem duas partes: a primeira he a seguinte: (lêo o Artigo até ás palavras = corrente anno =) esta doutrina está consignada no §. 4.º do Alvará de 26 de Fevereiro de 1825, e por tanto absolutamente desnecessaria : em quanto á segunda parte, (lêo até ao fim do Artigo) a sua doutrina he clarissima, e conforme á Carta, e por isso não tem lugar algum o enunciar-se nesta Lei; pertendo, Sr. Presidente, offerecer uma Emenda, que abrange tambem a doutrina do segundo Artigo: he com bastante pejo que o faço, pois conheço a distancia , em que me acho, relativo aos Illustres Membros da Commissão, cuja Emenda reduz o Projecto a um só Artigo (lêo).

O Sr. Sousa Castello Branco: - Quando na Sessão de homem votei em globo pela adopção do Projecto, o fiz somente para sustentar a medida de uma prorogação do praso do tempo dado aos Credores do Estado para liquidação dos seus Creditos: por quanto, eu não considero esta medida de mera equidade, mas sim de rigorosa

Justiça. Supposto que já ante-