O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(l)

N.°6.

em 9

1845.

C

Presidência do Sr. Agostinho Albano (Vice-Presidente.)

• hamada -7- Presentes 72 Srs. Deputados. Abertura — A uma hora e um quarto da tarde. Acta — Approvada sem discussão.

CORRESPONDÊNCIA.

Uma Representação:—Da Direcção Geral da Companhia União Commercial, apresentada pelo Sr. Affonseca, em que pede a rejeição do Contracto feito entre o Governo e a Companhia Confiança Nacional, sobre o estabelecimento de caixas económicas.— A' Commissão de Administração Publica.

Outra: — De alguns Alferes do Regimento de In-fanteria n.° 8, apresentada pelo Sr. Gavião, oppon-do-se á pertenção de outros, que pertendem ter mais antiguidade doqueelles.—A* Commissão da Guerra.

Teve segunda leitura a seguinte

PROPOSTA. — Proponho que se nomeie uma Commissão para dar o seu parecer sobre, se na abertura da actual Sessão Legislativa, se observaram todas as formalidades, e usos constantemente seguidos no nosso Parlamento. — Gavião.

Não foi admittida á discussão.

O Sr. Miranda: — Sr. Presidente, tenho a honra de mandar para a Mesa uma representação dos povos de Retaxo, Repreza e Bemerenças, que pedem ser erigidos em freguezia, separando-se da de Santa Maria deCastello Branco, a que estão pertencendo.

Sr. Presidente, a justiça da pertenção dos suppli-cantes demonstra-se com os incontestáveis e legaes documentos, com que vem acompanhada a representação; mas sempre aproveitarei eslaoccasião para dizer á Camará, que os povos representantes se acham a distancia de duas grandes legoas de Castello Branco, havendo de premeio fortes e caudalosos ribeiros durante a estação do inverno. Tem 272 fogos e pessoas habilitadas para os empregos de freguezia; e, além disso estão pagando duas côngruas, uma ao Vigário de Santa Maria, outra a um Capellão particular, para o que foram authorisados ha muitos an-nos, pelo Ordinário, attenta a sua grande e manifesta justiça. Como porém o Governo está authorisado para o que se requer, peço a V. Ex.a que se lhe dê o destino competente.

O Sr. Gorjão Henriques: — Foi apresentada a Sua Magestade a Deputação desta Camará, encarregada de participar-lhe, que se achava installada a Mesa definitiva da mesma Camará, e ella por consequên-

cia habilitada para exercer as suas funcções. A mesma Deputação lhe apresentou à lista quintupla, para Sua Magestade, por sua Regia nomeação designar dois, que hajam de supprir o impedimento simultâneo do Presidente e Vice-Presidente desta Camará^ A Deputação tendo desempenhado a incumbência, que lhe impoz esta Camará, participa, que foi recebida por Sua Magestade, e com aquella affabilidade que costuma, e que tanto a caracterisa.

O Sr. Marfe Coelho: — O Sr. Lopes Branco encarregou-me de participar a V. Ex.a e á Camará, que não assiste hoje á Sessão, por motivo de rno-lestia.

ORDEM DO DIA.

Eleição de Commissôes.

O Sr. Presidente: —Vai eleger-se a Commissão de Commercio e Aites; as listas devem conter sete nomes.

Tendo entrado na urna 73 listas, das quaes se inutilisaram 19, por estarem em branco, e saíram eleitos pela maioria absoluta

Os Srs. Xavier da Silva com............54 votos

Carlos Bento..................54

Oliveira Borges................53

Affonseca.....................53

José Homem.................. 52

Santos Silva Júnior............. 52

J. M. Botelho................. 51

Passou-se á eleição da Commissão d'Instrucção Publica, e tendo entrado na urna 72 listas, das quaes se inutilisaram 19, por estarem cm brancot saíram eleitos com maioria absoluta

Os Srs. Silvestre Pinheiro com..........52 votos

Fonseca Magalhães.............52

Tavares de Carvalho............52

Agostinho Albauo.............. 52

Faro e Noronha................51

Ferreri .....».................50

Vaz Preto.....................48

O Sr. Presidente: —Não ha numero legal na Camará para se continuar na eleição de Commissôes; por isso a Ordem do Dia para amanhã, é a continuação da eleição de Commissôes. Está levantada a Sessão. —Eram pouco mais das três horas da tarde.

O REDACTOR ,

JOSÉ DE CASTÃO FREIRE DE MACEDO.