O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 6.

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 4858.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Joaquim Gonçalves Mamede. Antonio Pequito deixas de Andrade.

Chamada— presentes 55 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Azevedo e Cunha, Lousada, Breyner, Mesquita e Castro, Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, B. F. da Costa, Elias da Cunha, Pegado, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Honorato Ferreira, Sousa Pinto Basto, Ferreira Pinto Basto, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Oliveira Baptista, Aboim, Browne, Trindade Sardinhas Rebocho.

Não compareceram—os srs. Braamcamp, Abilio Costa, Castro e Abreu, Thedim, Mello e Carvalho, Geão, Heredia, Antonio Emilio Brandão, Girão, Gouveia Osorio, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá, Serzedello, Seabra, Henriques Secco, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Costa Veiga, Aristides, Castro Guedes, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, Bento de Castro, Seixas e Vasconcellos, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha, Bivar, Barroso, Rezende, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Nazareth, Dias Grande, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Mello Soares, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Bernardino Cardoso, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Benevides, Macedo Pinto, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, J. J de Mattos, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Delorme Colaço, Carvajal, Pinto Soares, Matoso, Sousa Cabral, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Sousa Feio, Osorio de Figueiredo, Osorio Cabral. Balthasar de Campos, Placido d'Abreu, Pita, Coelho de Carvalho, Sena Bello e Pinto de Barros.

Abertura—aos tres quartos para a uma hora da tarde.

Acta—approvada.

Não houve correspondencia.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA. MESA. Requerimento.

Requeiro que, pela secretaria d'estado dos negocios do reino, sejam remettidas a esta camara cópias das consultas que, sobre o requerimento do consultório homeopathico portuense, pedindo o estabelecimento de uma enfermaria no hospital da misericordia do Porto, onde se ensaiasse o systema homeopathico, emittiram as escolas medico-cirurgicas de Lisboa e Porto, quando o governo as mandou ouvir, antes de despachar o mesmo requerimento. Igualmente requeiro que se declare qual foi a resolução tomada pelo governo a tal respeito, quando esta lenha lido logar. ==Conde de Samodães—José da Silva Passos.

Foi remettido ao governo.

O sr. Presidente: — Hontem não houve vencimento sobre a escusa pedida pelo sr. conde de Samodães de membro da commissão de inquerito ao ministerio da guerra; vae propor-se novamente.

A camara resolveu que se não désse a escusa.

O sr. Barão d'Almeirim: — Sr. presidente, será de certo muito notavel, e mesmo estranhavel para esta camara, que eu, que tenho sido sempre reputado o homem das economias, que até mereci o titulo de barão de Bruck, aliás muito honroso, e que eu desejava que com effeito me pertencesse; que tambem tive as honras de me serem consignadas algumas carregações de economias n'um dos jornaes da capital, que no anno passado pelo tempo do carnaval se quiz entreter um pouco com estas bagatellas; emfim, eu. que sou julgado o homem, por excellencia, das economias, será de certo estranhavel á camara que venha levantar a minha voz no centro da representação nacional para pedir uma pensão!

Mas, sr. presidente, quando a camara souber qual é o individuo para quem eu venho pedir uma pensão; quando a camara souber que a venho pedir para um individuo por acções que são publicas e ainda ha pouco foram recordadas pela imprensa periodica d'este paiz; quando a camara souber que a venho pedir para um benemerito da patria, que jaz esquecido, a camara de certo, longe de recusar o meu pedido, estou convencido de que ha de apoia-lo, e ha de fazer côro comigo, pedindo ao governo que, com a maior brevidade possivel, venha apresentar n'esta casa a proposta para que esta pensão se possa verificar.

Sr. presidente, eu refiro-me ao benemerito da patria, poderei mesmo chamar-lhe heroe da patria, que por sua unica e individual acção, no tempo da guerra peninsular, entregou ao exercito alliado uma praça muito consideravel, (Apoiados.) que o exercito alliado linha sitiado por muito tempo, e que só á custa de muito sangue e de muitos esforços é que poderia conseguir entrar dentro d'ella. É o celebre corneteiro de Badajoz! Sr. presidente, este homem que naquella epocha fez um serviço tão relevante, (Apoiados.) este, homem que então mereceu ser recebido com abraços do duque de Wellington, tem jazido em esquecimento até hoje! É um homem que esta já n'uma idade muito avançada. É um homem que tem vivido unica e simplesmente dos seus trabalhos, e hoje esta esquecido n'uma terra do Ribatejo, vive na Gollegã; e por isso que a sua idade já lhe não permitte poder trabalhar muito, esta prestes a estender a mão á caridade publica, para poder continuar a subsistir e a manter os seus dias! Sr. presidente, eu entendo que esta é uma divida sagrada. Eu entendo que o governo bem merecerá do paiz se não deixar continuar em esquecimento este benemerito da patria. (Apoiados.)

Vol, II—Janeiro —1858.

5