O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°6
SESSÃO REAL DE ENCERRAMENTO
DA SESSÃO LEGISLATIVA DO ANNO DE (860, EM 4 DE AGOSTO
Pelas cinco horas e meia da tarde, achando-se reunidos na sala das sessões da camara electiva os dignos pares do reino e os srs. deputados da nação portugueza, bem como os srs. ministros da coroa, s. ex.* o sr. vice-presidente da camara dos dignos pares occupou a cadeira da presidência; e declarando aberta a sessão, nomeou para compor a deputação, que na entrada e saída do palácio do corpo legislativo ha de acompanhar Sua Magestade El-Rei e Sua Alteza o Sereníssimo Senhor Infante D. João, aos
Dignos pares Visconde de Castro
D. Carlos de Mascarenhas
Marquez de Ficalho
Conde da Azinhaga
Conde da Ponte
Marquez de Vallada
Visconde de Fornos de Algodres
Conde de Santa Maria
Conde de Mesquilella
Marquez da Ribeira
Joaquim Antonio de Aguiar
Visconde de Benagazil Srs. deputados Bartholomeu dos Martyres Dias e Sousa
D. Rodrigo José de Menezes
Augusto Xavier da Silva
Pedro Roberto Dias da Silva
Julio do Carvalhal Sousa Telles
Affonso Botelho de Sampaio e Sousa
Custodio Rebello de Carvalho
Joaquim Gonçalves Mamede
Carlus Brandão de Castro Ferreri
Plácido Antonio da Cunha Abreu
D. José Maria de Araujo Correia de Lacerda
Augusto Xavier Palmeirim
Ás seis horas entrou na sala Sua Magestade El-Rei, acompanhado de Sua Alteza o Sereníssimo Senhor Infante D. João, e precedido da grande deputação, dos membros do gabinete e da córte.
Tendo Sua Magestade tomado assento na cadeira do throno, e permittido que se sentassem os membros das duas camaras, leu o seguinte
DISCURSO
Dignos pares do reino e srs. deputados da nação portugueza :
No momento de me achar entre vós para encerrar a pre-
sente sessão legislativa, tenho a mais completa satisfação em vos poder felicitar pelo zelo, assiduidade e intelligencia com que vos occupasles da resolução de tantas e tão importantes questões da governação publica, como foram aquellas sobre as quaes a representação nacional foi chamada a pronun-ciar-se.
O periodo legislativo que hoje termina, deu á historia parlamentar uma das suas mais importantes paginas, e proporcionará ao paiz meios efficazes para o seu fuluro desenvolvimento.
Agradeço-vos as medidas que por vós foram adoptadas para a satisfação das necessidades da despeza publica.
As circumstancias em que fostes chamados a votar o orçamento do estado, se não permittiram que a sua discussão livesse a maior amplitude, provaram o vosso louvável desejo de preencher uma solemnidade constitucional, que rasões de força maior ultimamente haviam impedido que tivesse sido devidamente satisfeita, como é mister que o seja para o cumprimento da primeira obrigação politica da representação nacional.
A viação publica prendeu a vossa attenção, e importantes medidas foram votadas para que ella podesse dar em breve ao paiz a facilidade das communicações de que ha muito experimenta a mais instante necessidade.
As modificações effeituadas na pauta das alfandegas, propostas com o fim de beneficiar o consummidor sem prejuizo dos bem entendidos interesses da industria nacional, devem tender a realisar entre nós os vantajosos resultados que nas nações mais adiantadas tèem constantemente produzido as reformas d'esta natureza.
As importantes provisões adoptadas por vós para libertarem a propriedade de algumas das restricções que a affecta-vam, serão de cerlo de um grande alcance para o nosso fuluro económico.
Na occasião em que me congratulo comvosco do resultado de uma sessão tão profícua e laboriosa, observo còm satisfação que o influxo das nossas instituições conslitucionaes cada vez concorre mais para assegurar á nação portugueza a prosperidade que tanlo merece, eem que lodos sinreramenta nos empenhámos.
Está encerrada a sessão.
Concluida a leitura, Sua Magestade e Sua Alteza saíram da sala com o mesmo cortejo que teve logar na entrada; e voltando a grande deputação á sala disse