O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(31)

Sala da Commissão em 9 de Janeiro de 1836. = Joaquim Antonio d'Aguiar, Francisco de Paula d'Aguiar Otiolini, José Xavier Mousinho da Silveira.

Entregue á votação foi approvado.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo com as formalidades do costume introduziu na sala o Sr. Deputado eleito pela provincia da Beira Baixa, o qual prestou juramento, e tomou o seu respectivo logar.

Então disse o Sr. Presidente: - Está proclamado Deputado da nação portugueza pela provincia da Beira Baixa, o Sr. Joaquim da Cunha Freire Rebello Pignatelli. Agora vai nomear-se a Commissão administrativa da Camara.

Recolhidas na urna outenta e cinco listas, e inutilisando-se uma, correu se o escrutinio, e alcançaram a maioria absoluta os

Srs. José das Neves Mascarenhas e Mello .... 63 votos
José Ferreira Pinto Basto Junior .... 65 votos
Antonio Pereira Carneiro Canavarro .... 65 "
Joaquim Christovão Ramalho Ortigão .... 64 "
Francisco d'Albuquerque .... 51 votos
José Joaquim da Rosa .... 47 "
Antonio Maria d'Albuquerque .... 46 "

O Sr Presidente: - Devemos proceder á eleição d'uma outra Commissão; e como a Camara não está talvez preparada para isso, lembrava eu que se nomeasse alguma que seja de menos importancia, e então lembrava a Commissão de guerra, entre tanto se a Camara entende que se deve nomear alguma das outras ...

O Sr. Silva Pereira: - Sr Presidente. V. Exca. sabe muito bem que a Commissão de guerra é de uma importancia extraordinaria, e d'immensa magnitude, particularmente nesta occasião, em que ella tem talvez de apresentar um plano para a nova organisação do exercito, ou ao menos medidas de uma natureza tal, que demandam muitissima circunspecção; e eu creio que a Camara não está preparada para isso, porque está bem entendido que se hão de escolher de toda a Camara os individuos para a compor, pertencentes á classe militar.. ..

O Sr. Leonel Tavares: - Sr Presidente, a palavra.

O Sr Presidente: - Então para se não mover uma questão sobre este objecto, passemos á nomeação de outra qualquer, e eu lembrava a de marinha.

O Sr. Aguiar: - A de marinha offerece talvez maiores difficuldades, naturalmente a Commissão de guerra ha de ser composta dos officiaes militares, que se acham nesta camara, e o seu numero não é muito difficil de escolher, não acontece assim á Commissão de marinha, por haver poucos Srs. Deputados que a possam compôr, e então n'esse caso eu entendo, que o mais facil é passarmos a nomear a Commissão de guerra, porque facilmente se podem escolher seus membros.

O Sr Presidente: - Eu não propuz a Commissão de guerra, porque a sua nomeação fosse de menor importancia, mas porque a Camara deve necessariamente saber quaes são os individuos pertencentes á classe militar, e então parece-me que era muito facil escolher os seus membros. (Apoiado, apoiado)

Então vamos á Commissão de guerra. As listas devem conter sete nomes.

Continuou-se nomeando a Commissão da guerra.

Apuradas outenta e tres listas, alcançaram a maioria absoluta os

Srs. Ferreira Sarmento .... 73 votos.
José Pedro Celestino Soares .... 64"
Silva Pereira .... 64 votos
João Pedro Soares Lima .... 61 votos
Antonio Cezar de Vasconcellos Corrêa .... 60 votos

Srs. Manoel de Souza Raivoso .... 48 votos
Macario de Castro .... 43 votos

O Sr. Presidente deu para ordem do dia da seguinte secção, a continuação da eleição das commissões, e disse. Está levantada a secção. Eram quatro horas da tarde.

Para a Camara dos Dignes Pares.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de participar a V. Exca. para ser presente na Camara dos Dignos Pares do Reino, que tendo me Sua Magestade a Rainha nomeado Presidente desta Camara, e o Sr. Deputado Bento Pereira do Carmo Vice-Presidente, e que tendo sido eleitos pela mesma Camara para Secretarios os Srs. Deputados João Alexandrino de Souza Queiroga, e Francisco Xavier Soares d'Azevedo, e para Vice-Secretarios os Srs. Deputados Joaquim Vellozo da Cruz, e Francisco de Paula Aguiar Ottolini, ella se acha deffinitivamente constituida para a Sessão ordinaria do corrente anno.

Deus guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes em 9 de Janeiro de 1836 - Illustrissnno e Excellentissimo Sr. Francisco Manoel Trigozo d'Aragão Morato - Manoel Antonio de Carvalho, Presidente.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de participar a V. Exca. para sua inteligencia, que tendo se n'esta Camara procedido á eleição dos seus Secretarios, e Vice-Secretarios, foram eleitos para os primeiros cargos os Srs. Deputados João Alexandrino de Souza Queiroga, e Francisco Xavier Soares d'Azevedo, e para os segundos, os Srs. Deputados Joaquim Vellozo da Cruz, e Francisco de Paula Aguiar Ottolini.

Deus guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes em 9 de Janeiro de 1836 - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Luiz da Silva Mousinho d'Albuquerque. - Manoel Antonio de Carvalho, Presidente.

Na mesma conformidade e data, a todos os mais Ministros d'Estado.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de participar a V. Exca. para que se sirva de o fazer presente a Sua Magestade a Rainha, que a Camara dos Srs. Deputados da Nação Portugueza se acha definitivamente constituida para a Sessão ordinaria do corrente anno.

Deus guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes em 9 de Janeiro de 1836 - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Luiz da Silva Mousinho d'Albuquerque. - Manoel Antonio de Carvalho, Presidente.

O Redactor

J. P. Noberto Fernandes

SECÇÃO DE 11 DE JANEIRO.

Ás dez horas e meia da manhã disse o Sr. Presidente. - Está aberta a secção. -

O Sr Souza Castel Branco: - O Sr. Tavares de Carvalho saiu hontem d'aqui um pouco incomodado, e não se achando melhor, pediu-me participasse á Camara que não póde comparecer. A Camara ficou inteirada.

O Sr Deputado Secretario Soares d'Azevedo procedendo á chamada, achou que estavam presentes noventa e sete Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento os Srs. Camello Fortes - Dias d'Oliveira - Vieira de Castro - Marciano d'Azevedo - Barão de Leiria - Bernardo Joaquim Pinto - Vieira da Metta - Augusto de S. Paio - Pereira Ferraz - Baeta - Camacho - Jeronimo José Carneiro - Queiroga - Ferreira Sarmento - João d'Oliveira - Joaquim Antonio de Magalhães - Galvão Pal-