O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( n 4)

'G'Sr•'Presidente': «^O regimento marca que a reunião seja ás9 horas; ora hoje houve uma queixa porque não se reuninam a essa hora ; eu não tenho auotoridade de alterar o regimento, a. Assemblea só o pôde fazer, e então eu vou a consulta-la, mas antes disso tem a palavra o Sr. J. A. de Magalhães*

: >O S/. J> A. de Magalhães: —X) cegirnent® foi adoptado^provisoriamente -em quanto esta Assemblea se não constituir; não sei se está presente o auclor da Proposta, se o estivesse elle esplicaria se foi ou não este. o sentido eui que a -fez ; eu espero que não se demore muito tempo a constituição da Camará , talvez que-amanhãa o-u depois; assim que seja aCa* mara constituída é que definitivamente se ha de de* cedir se se adopta ou flão este regimento , e parecia-me que ate' a essa época não encommodaria muito que se não fizesse mudança na hora; eu tam-bem sou de opinião que a reunião seja mais tarde, corno por exemplo ás duas horas depois do meio .dia, porque ha certas questões a que eu mesmo não posso dar o meu parecer sem primeiro as meditar ; nós vim-os pá» rã a Camará para que? para tomar conhecimento das "matérias que se discutem e poder votar sobre eí-las concenciosamente; ora vindo para aqui ás nove iioras, e sahindo ás duas, que tempo nos resta pa-• Ta exafninar-mos todos os Projectos-e formar sobre •èlles uma opinião? todo o trabalho que se fizer não serve'de nada ; a manhã e a hora rnais própria para estudar, e poder depois votar com conhecimento de causa: vindo nós para aqui ás nove horas, esa* hindo ás duas, temos dois incomrnodos um quando vimos, e outro quando nos vamos, porque quando vimos já o calor está muito adiantado, e quando nos vamos ainda o calor eslá em maior grau, aâsim^ entr-ando ás duas horas, é muito mais conveniente, .e temos só um incommodo que é o da vinda porque a sahida e' ás 7 horas: com tudo olhada a questão por qualquer dos lados uma vês que estamos quasi constituídos, e que depois da-Camará constituída tem. de se ventilar n questão de .qual,de've. ser a hora em que nos havemos de reunir, entendo que por era- quanto devemos continuar a vir ás nove horas, •e não continuar-mos a fazer disto questão. — A's no-vê horas e o que marca o regimento, assim cumpra-se.

O Sr. Garrett:—Eu peço licença ao Sr. Deputado para dizer que o que marca o Regimento neste caso é só para a Sessão ordinária, que é de Janeiro a Março; nós não estamos nes?a estação, e esta e' uma das circumstancias, que concorre para

que ie àl4éne jaiora;—é Imivav-ei o ièlò tios Srs. Deputadof pelo .cnmprimeotò ião Eégtomento ; mas a questão da Junta Preparatória. % '. . . O Sr. Dias de Azevedo : —É vergonhoso cjuétes-rtando quasí para se constituir

O Sr. José--lústevão : —-Para quando a Camará estiver consliluida e que se devo tracíar esta questão? . Ora nós havemos regatear no fita de uma Sessão una quarto"de hora 1 Isto e' que é vergonhoso , e assim hão dê t>em cumprir o Piogramína deeconomia de tempo , esta questão ——.... (O Sr. Seabra se t> Sr, Deputado dá licença euf>onho termo a esta questão). -

O Orador :— Essa é boa !

•O Sr. Seabra: — Sobr« está qiiestão não ha senão conveniências individuaes ; não e''com razão qtie se pôde decidir isto, porque uns desejam mais esta ho-Ta do oue outros; proponha V. Ex.a á votação as iioras, e não se discuta ; porque isto não é matéria q-ue seja discutida. (Apoiados).

O Sr. Presidente:— Eu proponho que seja ás *H>ve horas. (Apoiados).

O Sr. Garrett: — Havendo que estudar e a manhã e a noule. a melhor occasião ; e os Srs. que sabem o que é"estudar, que digasn se e ou não verdade ; e então insisto que á reunião seja ás duas horas.

O Sr. Falcão:-—-Sr. Presidente uns e por conve-•nienctò de estudar, outros de dormir (apoiadas) entendo pois que deve ser ás nova horas.

O Sr. 'Presidente: — Eu vou propor as horas e principiarei pelas nove, se.se régeitar irei ás dez 5 e assim por diante aíé a Asàemblea, approvãr uma cousa.

O Sr. P. de Mello:—Seria muito bom,que a votação fosse no?ninal para saber se esses Srs. que dizem ás nove vem ou não a essa hora.

Decidio-se por 39 votos contra 34, que a Sessão comece ás nove horas.

O Sr. Presidente deu para Ordem do dia daSs-sâp de amanhã a continuação d'esta. e fechou a Sessão ás 3 horas da tarde.

N.° 8.

Presidência do Sr. Manoel Gonçalves Ferreira.

bertura — As dez horas da manhã.

Chamada — Presentes 73 Srs. Deputados.

Acfa—Approvada. .

O Sr. José Estevão:—Eu peço ao Sr. Secretario j que tenha a bondade de ler a parte da acta , que diz respeito á eleição de Ponta.-delgada.

O Sr. Secretario leu. . Ú Orador: — Estou satisfeito.