O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Jervis com 46, Garcez com 4<_2 p='p' aguiar='aguiar' j.='j.' e='e' a.='a.'>

com 41.

, Km seguida se passou á eleição da Commissão

Ecclesiastica.

Corrido o escrutínio, achou-se que tinham entrado na Urna somente 71 l islãs; conhecendo-se

por tanto* que na Salla não havs.i tiarnero lega], se suspendeo os trabalhos.

O Sr, Presidente: — A Ordem do Dia de Segunda feira, é a continuação da eleição de Commissões, principiando pela Ecclesiastica. — Está levantada a Sessão. —Eram Ire» horas e um quarto da tarde.

N.°7.

1841.

Presidência do Sr, (Pestana vice-Presidente).

C,,

hamada— Presentes 1% Srs, Deputados.' A*s 11 horas e meia da manhã. — Approvada sem discussão. COURESPONUEBJCIA.

Ministério daGuerra:— Urn Qffieio parleeipan-do não poder mandar com a brevidade exigida por •esta Carnara a Relação dos Officiaes Generaes Reformados desde 1791 ate Junho de 1828 , por ser para isso .necessário recorrer aos Livros das extin-ctas Tliesourarias, que se acham archivados em dif-fereiiles estações. — A' Commissão de Guerra,

Ministério do Reino: — Um QíTicio accusando outro desla Camará, que acompanhava a relação •dos Membros, que foram nomeados em Sessão de 4 do corrente,' para comporem a Mesa. — A Ca* mar a ficou inteirada.

Outro: — Acompanhando uma Representação, instruída com as competentes informações, daCa-inara Municipal de Penamacôr. sobre Divisão de Território. — A' Commissão d' Estatística.

ORDEM DO DIA. Eleição de Commissues.

O Sr. Presidente,- — Vai eleger-se a Commissão Ecclusiasliea ; as listas devem conter 7 nomes.

Corrido o escrutínio, verihcou-sb depois terem enU'í»do na Urna 80 listas, das quaes se imuili&a-ratti 8,6 por estarem em branco, e duas por con» lerem nomes de mais; e sahiram eleitos os Srs. Bispo Eleito fie Leiria com 69 votos, Sousa Magalhães com 69, Liz Teixeira com fí7, Cunha Barreto com 67, S. Gualberto Lopes com 65, Corrêa de Lacerda com 55, e João da Silva Carvalho com 54.

O Sr, J. A. de Magalhães: — (Snbrc a ordem.) Como a Camará está ern acção d'e!eger, eu não quero demorar-me para quando lenha acabado esta tarefa. Eu peço ú Camará, que me dispense das duas Commissòes, para que fez a hniira de me nomear ; ( a de Justiça

O Sr. Presidente: — Proponho á Camará se concede a escusa, que pede o Sr. Joaquim António df Magalhães, das duas Commissões, para que foi nomeado? f fozes—nada, nada.)

O Sr. J. M. Grande :.— Já n'outras occasiões alguns outros Membros lêem feito ú Camará igual pedido, e não têem sido attendidos; eu penso, se deve agora fazer o mesmo, e é d'esperar, l.°— Janeiro. —

que 'o illustre Deputado compareça quando possa. (Apoiados.)

A Camará não concedem a escusa, pedida,

O Sr. J". A. de Magalhães:—Pois então preciso declarar á Camará, que me não será possível comparecer 'a todas as Sessões das Gominissões, mesmo será mais natural, que não possa comparecer em nenhuma.

O Sr. Presidente:-—Proponho á Camará, se quer eleger o Commissão do Ultramar?

Reaolveo-se , que se elegesse por escrutínio.

O Sr. /. A. de Magalhães (sobre a ordem) : — Sr» Presidente, pedi a pulavra quando ouvi propor á Camará a nomeação desta Commissão ; por que não vi presente nenhum dos Srs. Deputados do Ultramar, dos quaes eu sabia que tinham íen» çào de fazer uma moção a este respeito á Camará ; mas corno já se acham presentes estes Srs, Deputados, deixo-lhes o cuidado de fazei em esta moção, que eu reputo muito fundada em justiça e razão.

O Sr. Caetano Pacheco:—Eu pedi a palavra para apresentar a Proposta, a que alludtu o Sr. Deputado, que acaba de fallar; é a seguinte:

PROPOSTA. — Senhores: Se para facilitar a prornpta expedição dos negócios se acham estabelecidas tantas Commissões, quantos são os diversos ramos delles no Continente do Reino, não é possivel conceber por que principio, existindo no Ultramar igual senão maior variedade dos objectos, se nomêa para «xamina-los uma só Commissão , e esta mesma de sete Membros.

Similhatile mcthodo quando não tornasse sobre modo emboraçoso o despacho dos negócios Ultramarinos, bastava para o reprovar só a reflexão de diííieuhosamente se poder verificar com tão pequeno nr.noero de pessoas a possibilidade de se examinarem satisfactoriamente negócios, que não só pela sua multiplicidade numérica, mas pela ramificação das matérias, e diversidade'dos Povos, costumes , c climas tem uma latitude muito mais extensa, quê a do Continente.

Nenhum meio me parece tão adquado para remover este inconveniente, como o de excuzada uma Commissão Especial se destribuirem os negócios attenentet. ás Pro\incias Ultramarinas do mesmo modo como os das Províncias dó Continente pelas difterentcs Commissões estabelecidas; não bendo todavia dibcutidos nellus sem o concurso dos Deputados da Província, ou Províncias Ultramarinas, a que pertencerem.