O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°-7
SESSÃO DE 9 DE JULHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
/José de Mello Gouveia
SECRETÁRIOS OS SRS.
(João Cardoso Ferraz de Miranda
Chamada — presentes 70 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Lacerda (Antonio), Coulinho e Vasconcellos, Gonçalves de Freilas, Ferreira Pontes, Arrobas, Pinlo de Albuquerque, Viccnle Peixolo, Palmeirim, Xavier da Silva, Ferreri, Cyrillo Machado, Ramiro Coutinho, Pinlo Coelho, C. J. Nunes, Domingos de Barros, Garcia Peres, Silva Cunha, Folque, Fortunato de Mello, Coelho do Amaral, Costa Lobo, Bicudo Correia, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Silva Andrade, Gomes de Caslro, Mártens Ferrão, Mamede, PintodeMagalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Eslevão, Guilherme Pacheco, Feijó, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, J. M. da Costa e Silva, Frazão, Lalino Coelho, Nogueira, Rebello da Silva, Teixeira de Sampaio Júnior, Penetra, Mariano de Sousa, Pinlo Martins, Pedro Roberto, Pitta, Moraes Soares, Nogueira Soares, Thomas de Carvalho e visconde de Porlo-carrero.
Não compareceram — os srs. Azevedo e Cunha, Dias de Azevedo, Barros e Sá, Fonles, Pinheiro Osorio, Santos Lessa, Antonio dc Serpa, Aristides, Sousa Azevedo, Garcez, Bento de Freitas, Custodio de Faria, Diogo Forjaz, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, Francisco Costa, Posser, Gaspar Pereira, Aiello c Minas, Fonseca Coulinho, Calça e Pina, Maia, Silva Cabral, Dias Ferreira, Figueiredo de Faria, Rojão, Silveira e Menezes, Luiz Albano, Mendes de Vasconcellos, marquez de Sousa llolstein, Monteiro Castello Branco, Jacome Correia, Pinto da França, Simão de Almeida e Blanc (Viriato).
Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.* — Do sr. Pinto Carneiro, de que o sr. Santos Lessa, por justo motivo, não pôde assistir á sessão de hoje. A camara ficou inteirada.
2."— Dosr. Affonso Botelho, de que não pôde assistir á sessão dc sabbado e de que o sr. Aristides ainda continua impossibilitado de assistir ás sessões.
A camara ficou inteirada.
3."—Do sr. Rojão, de que falta acessão de hoje e a mais algumas por molivo justificado. A camara ficou inteirada.
4.*—Do sr. Gavieho, de que o sr. Silva Cabral não pôde ainda hoje comparecer na camara por continuação de incommodo de saude.
A camara ficou inteirada. Vol. VI—Julho— 18G0
REPRESENTAÇÕES
1 .*—Das camarás municipaes de Caslro Marim, Villa Real de Santo Antonio e de Castro Verde, conlra a reforma da inslrucção secundaria, proposta pelo governo, na parte que sup-prime o lyceu de Faro.
Foi á commissão de instrucção publica.
2.' — Das camarás municipaes de Agueda, pedindo que se conserve a directriz do caminho de ferro do norle, pelo traçado que deve seguir por essas localidades.
Foi remettido ao governo c mandadas publicar no Diário de Lisboa.
EXPEDIENTE
A QDE SE DEU DESTINO PELA MESA
REQUERIMENTO
Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, se peça ao governo que com a maior brevidade possivel mande a esla camara:
I. Uma copia dos trabalhos graphicos a que se procedeu para a construcção da eslrada de Villa Real a Mirandella;
II. Copia do projecto de reparos a que igualmente se procedeu para o concerto da ponle de Mirandella sobre o rio Tua;
III. Copia do perfil longitudinal e diversos perfis transversaes d'aquelle rio, mandados fazer pelo governo e logo que esles últimos trabalhos cheguem á respectiva secretaria dYstado.==0 depulado ás cortes, João Vedro de Almeida J1es-sanha—Francisco Diogo de Sá—Antonio Joaquim Ferreira Ponles.
Foi remeltido ao governo.
Foi approvada a ultima redacção do projeclo de lein." 48.
O sr. Cancella:—Eu havia pedido a palavra na sessão de sabbado para me ficar reservada para quando estivesse presente o sr. ministro das obras publicas; hoje não preciso usar d'ella para o motivo que a pedi então, porque está já terminado. Aproveito porém a palavra para mandar para a mesa uma representação da camara municipal e de alguns cidadãos do concelho de Mealhada, em que pedem a prompta approvação do projecto de lei que existe nYsla camara, sobre a liberdade do commercio dos vinhos pela barra do Porto.
Não faço considerações a respeilo da doutrina expendida na representação, porque isso ha de ser objecto de discussão, e julgo perdido lodo o tempo que agora gastasse. Peço que seja remettida á commissão respectiva para a ler na devida consideração.