O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 11 DE JANEIRO DE 1884

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os exmos. srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

O sr. Mariano de Carvalho requer esclarecimentos, por diversos ministerios. -Differentes srs. deputados justificam faltas às sessões. - Os srs. ministros da guerra e do reino apresentam propostas, que são logo approvadas, para que alguns srs. deputados possam accumular os logares que exercem, dependentes d'aquelles ministerios, com as suas funcções legislativas.

Na ordem do dia entra em discussão o projecto de resposta ao discurso da corôa, encetando o debate o sr. D. José de Saldanha, que propõe algumas substituições e additamentos; seguindo-se na tribuna o sr. Arriaga, accentuando ao mesmo tempo os seus principios democraticos, que discursa largamente, analysando e criticando com desfavor o discurso da corôa e o projecto de resposta. - Começou a responder-lhe o sr. Manuel d'Assumpção, relator do projecto, que fica com a palavra reservada. - O sr. presidente do conselho de ministros, respondendo a uma das accusações do sr. Arriaga, declarou não ter assignado a circular eleitoral a que o mesmo deputado alludíra. - O sr. Mariano de Carvalho pede explicações ao governo sobre o prolongamento do caminho de ferro do sueste em Hespanha. - O sr. ministro das obras publicas reserva a resposta para a sessão seguinte.

Abertura - Ás duas e meia horas da tarde.

Presentes - 54 srs. deputados.

São os seguintes: - Abilio Lobo, Sousa Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Sousa e Silva, A. J. d'Avila, Cunha Bellem, Pereira Carrilho, Santos Viegas, Sousa Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Fonseca Coutinho, Trajano, Zeferino Rodrigues, Castro e Solla, Bernardino Machado, Sanches do Castro, Conde do Sobral, Conde de Thomar, Emygdio Navarro, Firmino João Lopes, Mouta e Vasconcellos, Gomes Teixeira, Gomes Barbosa, Palma, Brandão e Albuquerque, Gualberto da Fonseca, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado, J. J. Alves, Avellar Machado, Borges Pacheco, José Frederico, Gonçalves dos Santos, José Luciano, J. M. Borges, José de Saldanha (D.), Pereira de Mello, Julio de Vilhena, Luciano Cordeiro, Luiz Palmeirim, Luiz de Bivar, Luiz da Camara (D.), Manuel d'Assumpção, Guimarães Camões, Miguel Candido, Miguel Tudella, Pedro Martins, Barbosa Centeno, Visconde de Porto Formoso e Visconde de Reguengos.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Moraes Carvalho, A. I. da Fonseca, A. J. Teixeira, Fontes Ganhado, Potsch, Fuschini, Conde da Foz, Custodio Borja, Cypriano Jardim, Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira, Severim de Azevedo, Wanzeller, Freitas Oliveira, Costa Pinto, J. A. Pinto, Rodrigues da Costa, Scarnichia, J. A. Neves, Dias Ferreira, Elias Garcia, Figueiredo Mascarenhas, Teixeira de Queiroz, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Lourenço Malheiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves de Freitas, Manuel de Arriaga, Silva e Mata, M. J. Vieira, Mariano de Carvalho, Pedro Correia, Pedro Diniz, Pedro Roberto, Rodrigo Pequito, Tito de Carvalho e Visconde de Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - Agostinho Fevereiro, Azevedo Castello Branco, Pereira Côrte Real, A. M. de Carvalho, Sieuve de Seguier, Neves Carneiro, Castilho, Barão de Ramalho, Caetano de Carvalho, Brito Côrte Real, Diogo de Macedo, Sousa Pinto Basto, Filippe de Carvalho, Fortunato das Neves, Francisco do Campos, Patricio, Correia Arouca, Guilherme de Abreu, Silveira da Mota, Illidio do Valle, Jeronymo Osorio, Franco Frazão, Ferreira Braga, João Ferrão, J. A. Gonçalves, Ponces de Carvalho, Teixeira de Sampaio, Novaes, José Bernardino, Rosa Araujo, Brandão de Mello, Ferreira Freire, Vaz Monteiro, Pinto Leite, Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, Aralla e Costa, Pedro Guedes, Bacellar, Graça, Marçal Pacheco, Miguel Dantas, Pedro Franco, Baracho, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão, Visconde da Ribeira Brava e Wenceslau Pereira Lima.

Acta - Approvada sem reclamação.

Não houve expediente.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

1.° Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, sejam enviados, com urgencia, a esta camara os seguintes documentos: pareceres da commissão especial nomeada pelo governo e da junta consultiva de obras publicas ácerca do novo traçado da linha ferrea de Boadilla á Barca d'Alva. = Mariano de Carvalho.

2.° Requeiro que, pelo ministerio dos negocios do reino, sejam enviadas, com urgencia, a esta camara as participações e informações do administrador de Castello de Vide e do governador civil de Portalegre ácerca dos tumultos acontecidos n'aquella villa durante a noite de 6 para 7 do corrente. = Marianno de Carvalho.

3.° Requeiro que, pelo ministerio da guerra, sejam enviadas, com urgencia, a esta camara as participações do commandante do destacamento militar de Castello de Vide e as de qualquer outra auctoridade militar ácerca dos tumultos occorridos n'aquella villa durante a noite de 6 para 7 do corrente. = Mariano de Carvalho.

4.° Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, sejam enviados a esta camara:

I Processo da syndicancia instaurado em 1881 contra João José de Sousa Moraes, ex-recebedor de Villa Pouca de Aguiar, bem como de quaesquer outras informações do delegado do thesouro ácerca d'aquelle individuo;

II Processo de nomeação de um escripturario de fazenda ha pouco feita para a repartição de fazenda de Mangualde. - Mariano de Carvalho.

Mandaram-se expedir.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

1.ª Participo a v. exa. e á camara que os srs. deputados Eugenio de Azevedo, Fortunato Vieira das Neves e José Guedes Brandão de Mello não têem comparecido o ainda não comparecerão a mais algumas sessões por motivos justificados. = Abilio Lobo.

2.ª Declaro que não tenho comparecido a algumas sessões por motivo justificado. = Castro e Solla.
3.ª Declaro que, por falta de saude, não tenho comparecido ás sessões do corrente anno. = Barbosa Centeno.

4.ª Participo a v. exa. que o sr. deputado por Niza, Agostinho Fevereiro, deixou de comparecer no mez de dezembro e deixará de comparecer a mais algumas sessões do mez de janeiro por incommodo de saude. = Firmino João Lopes.