O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JUNTA PREPARATORIA

7.º SESSÃO EM 24 DE DEZEMBBO DE 1884 41

Presidencia do exmo. sr. João Ribeiro dos Santos (decano]

Secretarios - os exmos. srs.

Antonio José Lopes Navarro

Henrique da Cunha Matos Mendia

SUMMARIO

Justificação de faltas de comparencia dos srs. Teixeira de Sampaio Avelino Calixto e Coelho de Carvalho. - Apresentação de pareceres da segunda e terceira commissão de verificação de poderes. - A requerimento dos srs. João Arroyo e Santos Viegas, dispensa-se o regimento e são logo approvados, sem discussão, os pareceres relativos as eleições dos circulos n.ºs 77, 52, 50, 49, 98, e o parecer que se refere ao diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.° 55.- A requerimento do sr. Garcia de Lima é posto em discussão e logo approvado o parecer n.º 91, relativo a eleição do circulo n.º 70 (Lisboa).

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 60 srs. deputados.

Acta - Approvada sem reclamação.

Não houve expediente.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.º Participo a v. exa. que o sr. deputado eleito, Joaquim Teixeira de Sampaio, faltou á sessão de hontem e á de hoje, por falta de saude. = Santos Viegas.

2.º Participo a v. exa. que os srs. deputados Avelino Calixto e Joaquim Coelho de Carvalho faltaram às ultimas sessões, e o primeiro faltará ainda às duas subsequentes, por motivo justificado. = Luiz Gonzaga dos Reis Torgal.

Para a acta.

O sr. Arroyo: - Por parte da segunda commissão de verificação de poderes, mando para a mesa os pareceres sobre os processos eleitoraes, relativos aos circulos n.ºs 49, (Santa Comba Dão), 50 (Tondella) 52, (Sinfães) e 77 (Olivaes).

Mando tambem para a mesa o parecer sobre o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.° 55 (Moimenta da Beira).

Peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento, a fim de que estes pareceres possam desde já entrar em discussão.

Assim se resolveu.

O sr. Santos Viegas: - Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer sobre a eleição do circulo n.° 98.

Como n´esta eleição não ha nada que seja discutivel, segundo parece á commissão, peço a v. exa. que se digne consultar a junta sobre se permitte dispensa do regimento, para que este parecer seja desde já submettido á apreciação da assembléa.

Assim se resolveu, sendo em seguida lidos na mesa os seguintes pareceres:

PARECER N.° 401

Circulo n.º 55 (Moimenta da Beira)

1.° Senhores. - Á vossa segunda commissão de verificação de poderes foi presente o diploma do deputado Luiz Ferreira de Figueiredo, eleito pelo circulo n.° 55 (Moimenta da Beira), cuja eleição já foi approvada.

Attenta a fórma legal do diploma, é de parecer a vossa commissão que o referido eleito deve ser proclamado deputado.

Sala dás sessões da commissão, 24 de dezembro de 1884.= Albino A. Garcia de Lima = Alfredo da Rocha Peixoto = João Marcellino Arroyo.

Approvado sem discussão.

PARECER N.° 102

Circulo n.º 77 (Olivaes)

2.° Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou com toda a attenção o processo relativo á eleição pelo circulo n.° 77 (Olivaes), verificando ter sido o numero total dos votantes de 3:137, tendo obtido os votos seguintes os cidadãos:

João da Silva Ferrão de Castello Branco 2:160 votos

José Jacinto Nunes 449 »

Anselmo José Braamcamp 432 »

D. José de Saldanha Oliveira e Sousa 33 »

Fernando Caldeira 30 »

Antonio Augusto da Costa Simões 14 »

Thomás Frederico Pereira Bastos 4 »

Francisco Julio Borges 3 »

Joaquim Alves Matheus 2 »

Antonio Augusto da Silva Lobo 2 »

Joaquim José Alves 1 »

José Elias Garcia 1 »

Frederico Ressano Garcia 1 »

Antonio José Ennes 1 »

Joaquim Theophilo Braga 1 »

Fernando Maria de Almeida Pedroso 1 »

José Maria de Oliveira e Silva 1 »

Fernando Maria Pedroso 1»

3:137

Não tendo havido protesto contra esta eleição nas differentes assembléas, é a vossa commissão de parecer que ella seja approvada, e proclamado deputado o cidadão João da Silva Ferrão de Castello Branco, que apresentou o seu diploma em fórma legal.

Sala da commissão, em 24 de dezembro de 1884. = Albino A. Garcia de Lima =João Marcellino Arroyo = Alfredo da Rocha Peixoto = A. M. da Cunha Bellem = Tito Augusto de Carvalho.

Approvado sem discussão.

PARECER N.º 103

Circulo n.º 62 (Sinfães)

3.° Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou com toda a attenção o processo relativo á eleição do circulo n.° 52 (Sinfães), e reconheceu
7