O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 8
SESSÃO DE 8 DE JUNHO DE 1860
PRESIDENCTA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
!José de'Mello Gouveia João Cardoso Ferraz de Miranda
Chamada — presentes 64 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Cancella, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Correia Caldeira, A. E. Dias da Silva, Antonio Feio, Ferreira Pontes, Avila, Barros e Sá, Arrobas, Fontes, Pequito, Pinto de Albuquerque, Lopes Branco, Pinto Carneiro, Palmeirim, Xavier da Silva, Garcez, Abranches, Carlos Benlo, Ramiro Coutinho, Pinlo Coelho, C. J. Nunes, Faustino da Gama, Folque, F. de Mello, Bivar, F. J. da Costa e Silva, Bicudo Correia, Chamiço, Batalha, Posser, Blanc (Hermenegildo), Palma, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Mamede, Coelho de Carvalho, Lobo d'Avila, Infante Pessanha, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Figueiredo de Faria, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Frazão, José Horta, Nogueira, Justino de Freitas, Aboim, Luiz Albano, Rebello da Silva, Mendes dc Vasconcellos, Mariano de Sousa, marquez de Sousa Holstein, Pinto Marlins, Pitla, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França e Thomas de Carvalho.
Não compareceram — os srs. Dias de Azevedo, Santos Lessa, Anlonio de Serpa, Aristides, Sousa Azevedo, Ferreri, Custodio de Faria, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, Pulido, Fonseca Coutinho, Rebello Cabral, Calça e Pina, Maia, Silva Cabral, Dias Ferreira, Latino Coelho, Rojão, Camara Leme, Teixeira de Sampaio Júnior, Charters, Simão de Almeida e Blanc (Viriato).
Abertura—á meia hora da tarde. Acta — approvada.
DECLARAÇÕES
1.'— Do sr. Garcia Peres, de que lem faltado á camara desde 26 do passado por motivo de moléstia. A camara ficou inteirada.
2."—Do sr.Lacerda (Antonio), de que o sr. Teixeira Sampaio não comparece á sessão de hoje por motivo justificado. A camara ficou inteirada.
REPRESENTAÇÕES
1."—Dos povos das villas de Salvaterra de Magos e Muge, pedindo a restituição da divisão terrilorial, na parte que lhes loca, ao eslado anterior.
Foi á commissão de estatistica.
2.a—Da camara municipal dc Oliveira do Hospital, pedindo a construcção de um ramal de estrada, que da Cancella, no concelho de Santa Comba-Dão, vá entroncar com a estrada no concelho de Tábua.
Foi ao governo.
Vol. V—Junho—1860
3."—Da camara municipal de Lamego, pedindo auclorisação para poder lançar impostos em alguns géneros, para serem applieados a obras municipaes.
Foi á commissão de administração publica. '•
4.*— Da camara municipal dcMangualde, pedindo a conslrucção de uma eslrada enlre a serra da Estrella e Lamego.
Foi ao governo.
S.a— Dos habitantes da cidade e concelho de Thomar, conlra as medidas financeiras apresentadas pelo governo. Foi á commissão de fazenda.
6."—De alguns habilanles das freguezias de Belém, Ajuda e Alcantara, no mesmo senlido que a antecedente. Foi á mesma commissão.
¦ EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA
REQUERIMENTOS
1.°—Requeiro que seja remeltido á camara a consulta da commissão que fora nomeada pelo minislerio do reino para dar o seu parecer acerca das irmãs da caridade. — Alves Martins.
2.°—Requeiro que, pelo minislerio do reino, se remelta a esla camara a copia do decreto pelo qual se concedeu a carta de conselho a Abel Maria Jordão de Paiva Manso. = Antonio Joaquim Ferreira Pontes.
3."—Requeiro que, com a maior urgência, se requisite ao governo, pelo minislerio dos negócios das obras publicas, commercio e artes:
I A representação da empreza do caminho de ferro de leste, ou o officio de quem a represente;
II O officio ou informação do fiscal da exploração, por parle do governo, sobre a suspensão das eslações dc Alverca, Villa Nova da Rainha e Reguengo. —Rebello Cabral.
4.°—Desejo interpellar o sr. minislro dos negócios da marinha e ullramar sobre a viagem scicnlifica do dr. Levinsgton na provincia de Monçambique, pelo rio Zambeze, na direcção dos nossos estabelecimentos de Sena, Telte e limites cir-cumvisinhos, no interior de Africa. = Pinto de Magalhães.
5."—Requeiro que, para ter logar a interpellação referida, o governo remetia previamente a esta camara copia da correspondência com o governo inglez sobre este assumpto (a have-la) e copia das instrucções que se mandaram ao governador de Moçambique sobre o mesmo objecto. = Pinto de Magalhães.
Foram remettidos ao governo.