O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8.ª SESSÃO DA JUNTA PREPARATORIA EM 18 DE JANEIRO DE 1882

Presidencia do exmo. sr. Visconde da Arriaga (decano)

Secretarios - os srs.

Francisco de Paula Gomes Barbosa
Luiz Antonio Gonçalves de Freitas

SUMMARIO

Approva-se, por unanimidade, uma proposta do sr. visconde da Ribeira Brava, para que se lançasse na acta um voto de sentimento pela morte do conselheiro Luiz de Freitas Branco, deputado eleito pelo Funchal. - Procede-se á eleição, para complemento da lista quintupla, para a escolha de presidente e vice-presidente da camara.- Entra em discussão o parecer sobre a eleição de Moçambique: fallam differentes srs. deputados; e, a final, sendo prorogada a sessão, é esta approvada; e rejeitado por votação nominal o adiamento proposto pelo sr. Mariano de Carvalho. - É proclamado deputado o sr. Ferreira de Mesquita, eleito por aquelle circulo.- É approvado o parecer sobre a eleição do Funchal. - No meia se a deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla para a escolha de presidente e vice-presidente.

Abertura - Ás duas horas e um quarto da tarde.

Presentes - 72 srs. deputados eleitos.

Acta - Approvada.

O sr. Pinto Leite:-Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer relativo á eleição pelo circulo n.° 128, Funchal.

O sr. Visconde da Ribeira Brava: - Pedi a palavra a v. exa., quando o illustre relator da commissão de verificação de poderes mandou para a mesa o parecer ácerca da eleição do circulo do Funchal, por onde foi eleito o hoje fallecido conselheiro Luiz de Freitas Branco.

Pedi a palavra sobre a ordem, porque desejava mandar para a mesa uma proposta, que passo a ler, e que submetto á approvação da assembléa:

«Proponho que a junta preparatoria da camara dos senhores deputados delibere, que se lance na acta um voto de sentimento pela morte do antigo membro do parlamento, que foi eleito pelo circulo do Funchal, o conselheiro Luiz de Freitas Branco, e que da resolução da assembléa se dê conhecimento á viuva, á mãe e aos irmãos do illustre finado.»

Sr. presidente, propostas d'esta natureza, quando dizem respeito a homens tão notavelmente conhecidos pela elevação do seu espirito e grandeza de suas virtudes, não carecem de ser fundamentadas. (Apoiados.)

Parece-me que interpreto fielmente os sentimentos dos cavalheiros que formam esta assembléa, e que todos se associarão á minha proposta para prestarmos á memoria d'aquelle honrado cidadão a homenagem que é devida a todos que, ao passarem d'este mundo de illussões para a mansão da verdade, deixam, como legado á sua familia e á sua patria, um nome que resume em si quantas qualidades raras e nobres se podem encontrar na creatura humana. (Muitos apoiados.}

Esperava e regosija-me a adhesão da assembléa ao pensamento que expresso; é que nas minhas palavras insuspeitas, apesar de pronunciadas por um amigo intimo do finado, não ha senão a verdade em toda a sua pureza. Todos viram brilhar neste parlamento, todos contemplaram no honradissimo desempenho do alto cargo que exerceu n'uma das mais importantes repartições do estado, aquelle que devia ser hoje aqui nosso companheiro, e ajudar-nos com a sua longa experiencia, prudente e esclarecido conselho, se uma morte prematura o não arrebatasse cruelmente ao seu paiz. Entre os seus amigos, e no seio da sua familia, tão conhecido como na vida publica, deixa exemplo de virtudes que raro a sociedade tem occasião de apreciar. (Muitos apoiados.)

Nada mais direi porque não sei dizer, o que devia, d'aquelle homem benemerito.

Foi esta a primeira vez que tive a honra de levantar a minha voz no seio da representação nacional. Desgraçadamente foi para chorar a perda de um amigo. Durante toda a minha carreira parlamentar, que não sei se terá de ser longa ou curta, ha de acompanhar-me sempre esta idéa triste. Conceda-me a assembléa a sua benevolencia para que algum conforto eu possa sentir com a recordação deste dia.

Vozes:-Muito bem, muito bem. Mandou para a mesa a seguinte:

Proposta

Proponho que a junta preparatoria da camara dos senhores deputados delibere que se lance na acta um voto de sentimento pela morte do antigo membro do parlamento que foi eleito pelo circulo do Funchal, o dr. Luiz de Freitas Branco, e que da resolução da assembléa se dê conhecimento a viuva, á mãe e aos irmãos do illustre finado. = Visconde da Ribeira Brava.

O sr. Gonçalves de Freitas: - Ignorava que se tratasse hoje d'este assumpto, senão o meu logar não seria ao lado de v. exa. como segundo secretario da junta preparatoria, seria n'uma destas carteiras para tomar a iniciativa na proposta que n'este momento acaba de ser feita, iniciativa que títulos sacratissimos me conferiam.

Assim, que mais poderei fazer, senão lançar mão do recurso que me deixaram, secundando essa proposta com a minha debil voz?

Quando pela primeira vez se levanta a voz n'uma assembléa illustrada teme-se sempre o juizo dos que escutam, e uma impressão de bem cabido receio paira sobre as palavras que proferimos, que são n'esta casa tremulos reflexos sómente do que sentimos. Quando essa voz e como a que solto, humilde e inculta, dobrado é o receio, mais bem fundamentado o temor.

Mas quiz a sorte que o primeiro acto da vida que trilho, depois de uma iniciação tormentosa, fosse revestido de circumstancias taes que do meu animo a timidez evapora-se e as idéas de receio abandonaram o meu espirito, deixando em seu logar um ramo formoso de esperanças.

Sim, porque a minha secundação, visto qxie a iniciativa me foi vedada, a esta proposta, encontrará, de antemão o sei, apoio unanime, e não ha nem póde haver divergencia de opinião, (Apoiados.) nem espirito de partido que obstem a que se preste justa e merecida homenagem às virtudes de quem, na vida, teve por timbre a honestidade e por escudo o dever. (Apoiados.)

Não posso pronunciar o nome do meu desvelado protector, o conselheiro Luiz de Freitas Branco, sem que uma saudade profunda impregne as palavras que profiro de uma tristeza immensa, que encontrará echo, sei-o bem, em todos os que conheceram aquelle espirito esclarecido, aquelle homem distincto e probo, modelo de honradez, de coração formado pela bondade. (Apoiados.)

Sei que a vozes eloquentes, e mais auctorisadas do que a minha, cumpria secundar a proposta formulada pelo sr. visconde da Ribeira Brava; disputei-lhes, porém, a primazia com a minha voz mesquinha e rude, porque titulos sacratissimos, repito, me impunham esta missão.

Para com o homem, cuja perda lamentamos hoje, eu havia contraindo uma divida de gratidão immorredoura.

Encontrei nelle um segundo pae. Com mão segura me guiou os passos, encaminhando-me, sempre sollicito, á luz do seu esclarecido espirito, pela tortuosa senda da vida, onde a inexperiencia dos poucos annos cria e levanta ob-

Sessão de 18 de janeiro de 1882.