O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JUNTA PREPARATORIA 8.ª SESSÃO EM 3 DE MAIO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Joaquim Germano de Sequeira (decano)

Secretarios os exmos. srs.

Julio Cesar Cau da Costa
Albino do Abranches Freire de Figueiredo

SUMMARIO

O sr. Ferreira de Almeida participa que a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla para a escolha de presidente e vice-presidente da camara dos senhores deputados desempenhara a sua commissão.
Na ordem do dia tem logar a eleição de secretarios e vice-secretarios. - Lê-se na mesa o decreto que nomeia presidente e vice-presidente da camara, os srs. Pedro Augusto de Carvalho e Antonio de Azevedo Castello Branco. - O sr. presidente da junta preparatoria declara esta dissolvida e agradece a maneira benevola com que esta procedeu para com a respectiva mesa.- Presta juramento e occupa a cadeira da presidencia o sr. Pedro Augusto de Carvalho, que convida os srs. primeiro e segundo secretarios a occuparem os seus logares na mesa.

Abertura da sessão - Ás tres horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 117 srs. deputados eleitos.

Acta - Approvada.

O sr. Ferreira de Almeida: - Participo a v. exa. e a junta que a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade El-Rei a lista quintupla para a escolha de presidente e vice-presidente da camara foi recebida por Sua Magestade com as attenções devidas a esta casa do parlamento.

ORDEM DO DIA

Eleição de secretarios e vice-secretarios.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição dos secretarios da mesa.
Feita a chamada e corrido o escrutinio, para a eleição do primeiro secretario, verificou-se haverem entrado na urna 70 listas ficando eleito o sr.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro, por 70 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição do segundo secretario da mesa. Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se haverem entrado na urna 68 listas, sendo eleito o sr.:

Antonio Teixeira de Sousa, por. 68 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição dos vice-secretarios da mesa.
Feita a chamada verificou-se haverem entrado na urna 65 listas, ficando eleitos os srs.:

Julio Antonio Luna de Moura, por. 65 votos
Julio Cesar Cau da Costa, por. 65 "

O sr. Presidente: - Vae ler-se um decreto que acaba de ser recebido na mesa. Leu-se. É o seguinte:

Decreto

Tomando em consideração a proposta da camara dos senhores deputados da nação portugueza: hei por bem, em virtude do disposto no artigo 21.° da carta constitucional da monarchia, nomear ao deputado Pedro Augusto de Carvalho para o logar de presidente da mesma camara, e ao deputado Antonio de Azevedo Castello Branco para o de vice-presidente.
Paço de Belem, em 3 de maio de 1890. = REI = Antonio de Serpa Pimentel.

O sr. Presidente: - Convido o sr. Pedro Augusto de Carvalho a vir prestar juramento como presidente da camara.
O sr. Pedro Augusto de Carvalha prestou juramento.
O sr. Presidente: - Em virtude da carta constitucional, e pela nomeação do presidente da camara, estão terminadas as funcções da mesa provisoria e está esta dissolvida.
Agradeço, á junta a maneira benevola como foi tratada a mesa provisoria, e peço desculpa de qualquer falta que ella tenha commettido na direcção dos trabalhos.
Vozes: - Muito bem.
Occupou a cadeira da presidência o sr. Pedro Augusto de Carvalho.

O redactor = Sá Nogueira.