O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 8

SESSÃO DE 16 DE JANEIRO DE 1896

Presidencia do ex.mo. sr. Antonio José da Costa Santos

Secretarios - os exmos. srs.

José Eduardo Simões Baião
Abilio Augusto Madureira Beça

SUMMARIO

Approvada a acta, o sr. presidente communica que a deputação encarregada de representar a camara nos funeraes de João de Deus cumpriu a sua missão. Igualmente communica que recebeu da camara municipal de Penalva do Castello um telegramma applaudindo as propostas do governo e as deliberações da camara ácerca de João de Deus e de sua familia. Aproveita a occasião para declarar que os srs. deputados que desejarem aggregar-se á deputação, nomeada para representar a camara na recepção das forças expedicionarias, o podem fazer. -Lêem-ee officios dos srs. condo de Valbom e Raul Pinheiro Chagas, agradecendo á camara o voto de sentimento pela morte de Carlos Lobo d'Avila e Manuel Pinheiro Chagas. -Lê-se o telegramma da camara municipal de Penalva do Castello, a que o sr. presidente se referira. - Apresenta uma proposta, que é approvada, o sr. Adolpho Pimentel. - Mandam para a mes a requerimentos do interesse particular os srs. Candido da Costa, Mendes Lima, Dias Ferreira, e Jeronymo Osorio. - Fica para segunda leitura uma proposta de renovação de iniciativa, apresentada pelo sr. Teixeira de Vasconcellos. - Justifica faltas às sessões o sr. Cunha da Silveira. - Prestam juramento os srs. Charula, Magalhães Lima e Aguas. - Participa a constituição da commissão de revisão do regimento o sr. Moncada.

Na ordem do dia elegem-se as commissões de guerra, do orçamento, de fazenda, de negocios estrangeiros e internacionaes. - Presta juramento o sr. Jacinto Candido. - Elege-se a commissão de instrucção superior e especial.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 56 srs. deputados. São os seguintes: - Aarão Ferreira de Lacerda, Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adolpho da Cunha Pimentel, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio Candido da Costa, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Antonio José Boavida, Antonio José da Costa Santos, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Velloso da Cruz, Arthur Alberto de Campos Henriques, Bernardino Camillo Cincinato da Costa, Carlos de Almeida Braga, Conde de Anadia, Conde de Pinhel, Conde de Villar Secco, Diogo José Cabral, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Ignacio José Franco, José Alves Bebiano, João Lopes Carneiro de Moura, João da Mota Gomes, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim do Espirito Santo Lima, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Adolpho de Mello e Sousa, José Bento Ferreira de Almeida, José Coelho Serra, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Freire Lobo do Amaral, José Joaquim Dias Gallas, José Marcellino de Sá Vargas, José Mendes Lima, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Licinio Pinto Leite, Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Manuel Bravo Gomes, Manuel de Bivar Weinholtz, Manuel Joaquim Fratol, Quirino Avelino de José, Romano Santa Clara Gomes, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomás Victor da Costa Sequeira, Visconde do Banho, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde da Idanha e Visconde de Nandufe.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alberto Antonio de Moraes Carvalho (Sobrinho), Antonio Adriano da Costa, Fidelio de Freitas Branco, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Jacinto Candido da Silva, Jacinto José Maria do Conto, Jayme de Magalhães Lima, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João José Pereira Charula, João Marcellino Arroyo, José Joaquim Aguas, José Luiz Ferreira Freire, Manuel Joaquim Ferreira Marques e Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Alfredo de Moraes Carvalho, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio de Castro Pereira Côrte Real, Antonio José Lopes Navarro, Augusto Cesar Claro da Bicca, Augusto Dias Dantas da Gama, Augusto Victor dos Santos, Conde de Jacome Correia, Conde de Tavarede, Diogo de Macedo, Francisco José Patricio, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Maria Correia Ayres de Campos, João Rodrigues Ribeiro, José Antonio Lopes Coelho, José Correia de Barros, José Gil Borja Macedo e Menezes (D.), José Maria Gomes da Silva Pinheiro, José Teixeira Gomes, Julio Cesar Cau da Costa, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz Maria Pinto do Soveral, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Francisco Vargas, Manuel José de Oliveira Guimarães, Manuel Pedro Guedes, Manuel de Sousa Avides, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Visconde de Leite Pery, Visconde de Palma de Almeida, Visconde de Tinalhas e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - Communico á camara que a deputação nomeada para a representar nos funeraes de João de Deus se desempenhou da sua missão.

Recebi da camara municipal de Penalva do Castello um telegramma applaudindo a proposta do governo e a resolução d'esta camara, na sessão passada, com relação á familia de João de Deus e seus funeraes. Esse telegramma será lido no expediente.

Aproveito a occasião para declarar que os srs. deputados que o desejarem podem aggregar-se á deputação que foi nomeada para representar a camara na recepção aos expedicionarios de Africa.

EXPEDIENTE

Officios

Um do sr. conde de Valbom, agradecendo a esta camara o voto de profundo sentimento, mandado exarar na acta

8