O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

8.ª SESSÃO

EM 12 DE MARÇO DE 1909

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente. - Lê-se o decreto real da nomeação de supplentes á Presidência da Camara, prestando juramento os Srs. Deputados José Joaquim da Silva Amado e Sabino Maria Teixeira Coelho. - O Sr. Moreira Junior renova a iniciativa de um projecto de lei, relativo á criação de um Ministerio da Agricultura, Commercio e Industria, justificando-o com varias considerações. - O Sr. Augusto, de Castilho, agradecendo a demonstração que a Camara lhe fez em sessão anterior, apresenta um projecto de lei referente á marinha de guerra, indicando a importância das suas disposições. - O Sr. Alexandre de Albuquerque occupa-se do concurso para barcos automotores no concelho de Estarreja. - O Sr. Zeferino Cândido dirige varias perguntas ao Sr. Ministro das Obras Publicas sobre a criação da direcção de estudos do caminho de ferro de Angra do Heroísmo, a que aquelle Sr. Ministro responde, terminando por apresentar uma nota de interpellação ao mesmo Sr. Ministro. - O Sr. Diogo Peres apresenta um projecto de lei relativo ao prolongamento da linha telegraphica até o Torrão do Alemtejo. - Vavios Srs. Deputados mandam papeis para a mesa.

Ordem do dia. - Elegem-se as commissões de instrucção primaria e secundaria e a especial para exame dos decretos ditatoriaes. - O Sr. Ministro da Marinha (Antonio Cabral) dá explicações sobre o pedido de comparência do Sr. Ministro da Fazenda á sessão. - Elegem se as commissões de instrucção publica superior e especial e de legislação civil. - O Sr. Pinto dos Santos pede explicações sobre o emprestimo de 4:000 contos de réis ao Sr. Ministro da Fazenda, que responde aquelle Sr. Deputado, o qual faz varias considerações, a que volta a responder o mesmo Sr. Ministro. - Elegem-se as commissões de agricultura e obras publicas.