O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21-

cão da Gamara, vou mandar para st. Imprensa todos os papeis qne foram apresentados. . - Ó Sr. Holifeman: — Parece-rne que seria muito conveniente que a Mesa, quando remettesse esses .papeis para a Imprensa, lhe exigisse que na segunda feira.estivessem impressos, para se poderem distribuir á hora competente. Isto e um trabalho fácil de fazer.

O Sr. A'guiar: — Convenho que se faça a recom-mendação — de serem impressos com a maior brevidade— para segunda feira estarem prornplos; mas agora — exigir—intendo que o não podemos fazer.

O Sr. Holtreman: — Não me posso conformar com a opinião do Sr. Aguiar, quando diz — que não podemos exigir a impressão desses papeis para segunda feira. Eu intendo que nós podemos exigir a respeito de uma Repartição, que faça varias cousas, que e possível fazer-se; e exigir que a Imprensa Nacional aprompte esses papeis para estarem impressos na segunda feira, é uma cousa possível de

fazer-se: emLqualqiíer láíprensa., pôr mais ordinária que ella seja, se se lhe exigir a impressão desses papeis para segunda feira, faz isto ; agora se a Imprensa Nacional o não pôde fazer, então digo que e uma Imprensa excepcional.

. O Sr. Presidente: — A Mesa quando remetter os papeis para a Imprensa, fará a recommendação de serem impressos com a maior brevidade; mas parece-me que não podemos obrigar. Agora visto que nenhum dos Srs. Deputados tem a apresentar mais Pareceres, levanto a Sessão. Para Segunda-feira a Sessão é á mesma hora; a ordem do dia é apresentação 'de Pareceres, e o mais que se decidir.— Eram qua&i três horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.° 10.

1851.

Presidência do Sr. Leonel Tavares (Decano).

\^s

Presentes 80 Srs. Deputados.

Abertura. — Á uma hora da tarde.

Leu-se a jacta.

O Sr. Maia da Silva: — Não ouvi ler na Acta uma participação que mandei ante-hontem para a Meza por escripto, em que dizia, que o Sr. José' da Costa Sousa Pinto Bastos, não lhe tendo sido possível ha mais tempo sair de sua casa, para se apresentar nesta Junta, o faria sem falta o mais depressa que podesse, aproveitando o primeiro vapor que partisse do Porto para esta Capital. Desejava pois que -V. Ex.ft a mandasse lançar na Acta, no caso de ter sido esquecimento.

Foi logo a Acta approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS: — 1.° Do Sr. Arcebispo de Palmira, enviando 100 exemplares do Relatório e Contas de gerência da Commissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do anno económico findo em 30 de Junho, para serem distribuídos pelos mesmos Srs. Deputados eleitos. — Mandaram-se distri' buir. •'

S.° — Do Sr. Deputado eleito, Lopes Branco, participando que, logo que lhe seja possível concorrerá ás Sessões da Junta Preparatória. — Inteirada.

3.° — Do Sr. Deputado eleito, José Marcellino de Sá Vargas, communicando, que por motivo de moléstia não pôde por ora comparecer. — Inteirada. :

4.° — Do Sr. Deputado eleito, Sebastião Manoel de Gouvêa Almeida e Figueiredo, fazendo igual com-rnunicação. — Idem.

5,° — Do Sr. Deputado eleito, José Ignacio Pereira Derramado, fazendo a mesma participação. — Idem. . . -

O Sr. Presidente: — Recebi um papel com este titulo (Leu). .Creio que o estilo é mandarem-se lan-YOL. l ."— DEJTEMBRO — - 185L ,

çar na caixa estes papeis, para irem, depois de cons-tituida a Camará, á Commissão de Petições (Apoiados).
Recebi também do Sr. Ayres de Sá Nogueira, um Officio, que não é da natureza d'aquelles que devem. ser lançados na Caixa, porque e um convite para os Srs. Deputados eleitos irem no l.°,de Janeiro assistir á abertura da Exposição Agrícola: vai ler-se, e depois os Srs. Deputados eleitos farão o que inten-•derem (Leu).
Quanto a irem, ou não irem, parece-me que não é matéria de deliberação; mas, creio que a Junta convirá em que eu responda ao Sr. Ayres de Sá Nogueira, dizendo que a fiz sciente do seu convite, e que foi.recebido por ella com especial agrado (Apoiados geraes).
O Sr. José Estevão:—Não sei em que termos V. Ex.a indicou á Junta a espécie de missiva que tem de dirigir ao Sr. Ayres de Sá Nogueira. Sem querer prescrutar as intenções da Junta, eu desejava, a não-haver inconveniente, que se manifestasse um voto de agradecimento pela sollicitude e perseverança deste Cidadão, que em tal assumpto, não receio apre-: sental-o como modelo.
O Sr. Presidente: — Eu tinha em poucas palavras indicado as mesmas idéas do Sr. José Estevão; o Sr. Deputado eleito desenvolveu mais o meu pensamento, pedindo que haja uma manifestação explicita da Junta, e eu não tenho duvida alguma em o fazer (Apoiados).
Propondo-se logo — sê havia de responder-se dó Sr. */3yres de Sá na forma indicada pelo Sr. José Estevão. — Decidiu-se affínnativainente.
O Sr. Presidente:—Antes de abrir a Sessão ouvi a idéa de que convinha, no dia de Anno Bom, que a Junta Preparatória tal qual é, e apesar de não estar ainda definitivamente constituída em Camará, enviasse uma Deputação a comprimentar Sua Mages-lade. Isto era do estilo se a Camará estivesse definitivamente constituída; mas como o não está, pergunto á ?Jú.nta se quer, que como Junta Preparatória se-nomeie uma Deputação pára ir no dia de A;éno