O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 9

SESSÃO PREPARATORIA EM 17 DE OUTUBRO DE 1894

CONSTITUIÇÃO DA CAMARA

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Costa Santos (decano)

Secretaries - os exmos. srs.

Vicente Maria de Moura Coutinho de Almeida d'Eça.

Joaquim do Espirito Santo Lima.

SUMMARIO

Acta approvada. - Procedeu-se a eleição dos srs. secretarios e vice-secretarios. - O sr. visconde do Ervedal da Beira participa que Sua Magestade recebeu tem a costumada affabilidade, a deputação que foi apresentar-lhe a lista quintupla. - Interrupção da sessão até chegar o decreto que nomeia o presidente e vice-presidente da camara. Reaberta a sessão, lê-se o decreto e é deferido juramento ao sr. presidente, aos srs. secretarios e aos srs. deputados presentes. - O sr. presidente agradece á camara os votos que o habilitaram a ser investido n'aquelle logar, e propõe um voto de sentimento pela morte do sr. Oliveira Martins. Associam-se a esse voto os srs. Beirão, Alberto Pimentel, Gomes da Silva, Eduardo Abreu, ministro dos negocios estrangeiros e João Arroyo. Proposta approvada. - O sr. presidente propoz um voto de sentimento pela morte do Sadi Carnot e conde de París. Approvada esta proposta. - O sr. Oliveira Monteiro pediu a comparencia do sr. ministro das obras publicas. - O sr. ministro da guerra e o sr. ministro das obras publicas apresentam propostas de accumulação - O sr. Ferreira de Almeida apresenta uma proposta de louvor e confiança ao exercito e a armada. O sr. ministro da guerra associa-se a proposta. O sr. Almeida d'Eça falla sobre a proposta, e fica com a palavra reservada. - O sr. Elvino de Brito troca explicações com o sr. ministro dos negocios estrangeiros ácerca de Lourenço Marques. - Ordem do dia.

Abertura da sessão - Ás tres horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 96 srs. deputados eleitos.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a eleição dos srs. secretaries. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas:

Fez-se a chamada, corrido o escrutinio, e sendo escrutinadores os srs. Alberto Pimentel e Antonio Maria Cardoso, verificou-se terem entrado na urna 63 listas, ficando eleito o sr.:

Antonio Teixeira de Sousa, com 63 votos

O sr. Visconde do Ervedal da Beira: - Pedi a palavra para participar a v. exa. e á camara que a deputado encarregada de apresentar a Sua Magestade El-Rei a lista quintupla para a escolha de presidente o vice-presidente d'esta camara cumpriu a sua honrosa missão, tendo sido recebida por Sua Magestade com aquella affabilidade e benevolencia com que costuma sempre receber as mensagens d'esta camara.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a eleição do segundo secretario.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Entraram na urna 59 listas.

Convido os srs. Motta Veiga e Augusto Pimentel para escrutinadores.

Corrida o escrutinio saíu eleito para segundo secretario o sr.:

Matheus Teixeira de Azevedo, com 59 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a eleição dos vice-secretarios.

Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Entraram na urna 59 listas.

Convido os srs. Alberto Monteiro e Cau da Costa para escrutinadores.

Corrida o escrutinio saíram eleitos para vice-secretarios os srs.:

Amandio Eduardo da Mota Veiga 59 votos

João de Paiva 59 "

O sr. Presidente: - Como não ha mais trabalhos sobre a mesa, suspendo a sessão até chegar o decreto da nomeação dos srs. presidente e vice-presidente da camara.

Eram quatro horas e um quarto da tarde.

Sendo quatro horas e meia da tarde o sr. presidente abriu novamente a sessão.

O sr. Presidente: - Chegou a mesa um officio do ministerio do reino, acompanhando um decreto. Vae ler-se.

Leu-se o seguinte:

Decreto

Tomando em consideração a proposta da camara dos senhores deputados da nação portugueza: hei por bem, em virtude do disposto no artigo 21.° da carta constitucional da monarchia, nomear ao deputado Antonio Ribeiro dos Santos Viegas para o logar de presidente da mesma camara, e ao deputado Augusto José Pereira Leite para o de vice-presidente.

Paço, em 17 de outubro de 1894. = REI. = João Ferreira Franco Pinto Castello Branco.

O sr. Presidente: - Convido o sr. Santos Viegas a vir prestar juramento.

Foi-lhe deferido nos termos do regimento.

O sr. Presidente: - Em virtude da carta constitucional portugueza, estão terminadas as funcções da mesa provisoria, e acha-se esta dissolvida.

Occupou o logar da presidencia o sr. Antonio Ribeiro dos Santos Viegas.

O sr. Presidente (Santos Viegas): - Convido os srs: secretarios a virem occupar os seus logares.

Occupou o logar de primeiro secretario o sr. Antonio Teixeira de Sousa e o de segundo secretario o sr. Teixeira de Azevedo.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a ceremonia do juramento.

Se algum sr. deputado exercer emprego ou commissão incompativel com o logar de deputado, e quizer optar por este, tem de fazer essa declaração, nos termos do artigo 26.° § 1.° do regimento, antes do prestar juramento.

Prestaram-n'o, como primeiro e segundo secretarios, os srs. Antonio Teixeira de Sousa e Matheus Teixeira de Azevedo.

Em seguida, feita a chamada, prestaram igual juramento os srs.:

Abilio Augusto Madureira Beça.

Adolpho da Cunha Pimentel.

9