O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

9.ª SESSÃO

EM 20 DE JANEIRO DE 1903

SUMMARIO - Lida e approvada a acta, dá-se conta da correspondencia, seguindo-se a segunda leitura de um projecto de lei da iniciativa do Sr. Deputado Oliveira simões É admittido. - O Sr. Presidente (Matheus de Azevedo) communica Á Camara o fallecimento do antigo Deputado Sr. Pedro Monteiro Castello Branco, e propõe que se lance na acta um voto de pesar, associando-se a esta proposta que é approvada, os Srs. Ministro da Justiça (Campos Henrique) em nome do Governo Pereira dos Santos em nome da maioria, Francisco Beirão em nome da minoria progressista, Arthur Montenegro, Oliveira Mattos e Rodrigues Nogueira - São aggregados á commissão de fazenda os Srs. Manoel de Sousa Avides e Custodio Borja - Mandam documentos para a mesa os Srs. Costa Pinto, Claro da Ricca, Frederico Ramirez, Domingos Eusebio da Fonseca, Manoel Affonso de Espregueira e Antonio Centeno - Trocam-se explicações entre os Srs. Rodrigues Nogueira e Ministro do Reino (Hintze Ribeiro) com respeito a assuntos relativos ao Theatro de S. Carlos - O Sr. Conde de Penha Garcia insta pela remessa de documentos, respondendo-lhe o Sr. Presidente do Conselho (Hintze Ribeiro).

Na ordem do dia (discussão da interpellação do Sr. José de Alpoim sobre a liberdade de imprensa) usam da palavra os Srs. Lopes Vieira, Carlos Ferreira, Claro da Ricca e Antonio Cabral - O Sr. Vaz Ferreira requer, e a Camara approva, que a materia seja julgada sufficientemente discutida - Passando-se á votação das moções os Srs. Augusto Fuschini e Francisco José Machado, requerem votação nominal sobre a do Sr. Beirão, o que é approvado Feita a chamada, a moção do Sr. Beirão é rejeitada por 56 votos contra 29 - O Sr. Luciano Pereira da Silva requer votação nominal sobre a moção do Sr. Lopes Vieira, o que também é approvado, sendo a moção approvada por 56 votos contra 27 - a moção do Sr. Carlos Ferreira é rejeitada - Antes de se encerrar a sessão usam da palavra, para explicação de voto, os Srs. Francisco Beirão e Pereira dos Santos