O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(38)

mentar a sua opinião; eu digo que muito bem; a Maioria decidirá come entender (Apoiados) embora fique vencido, mas a questão e tão clara e tão de lana caprina, que realmente se gastamos tempo com ella, é porque não temos outra cousa que fazer hoje. Opponho-me á Moção agora.

O Sr. Barão d'Ourem: — Sr. Presidente, se o illustre Deputado que acabou de fallar, e o outro que o precedeu, tivessem bem concebido o sentido da minha Moção, teriam visto que eu não desejava tomar tempo á Camara, nem fazer questões de lana caprina, porque eu propunha que os dous Membros fossem nomeados pela Mesa, e nenhum tempo levaria á Camara essa nomeação. Se a Commissão estivesse constituida, então entraria na regra geral; então a Commissão de Guerra teria pedido, por orgão do seu Relator, que lhe fosse associado este ou aquelle Membro: mas a Commissão não está constituida; não e ella quem faz a Moção, mas sim um Deputado que tem conhecimento especial da materia; e parece-me que nenhum tempo se perdia em consultar a Camara, se permittia que a Commissão fosse composta de nove Membros, e que os dous que faltam fossem nomeados pela Mesa; — isto nem leva tempo a Camara, nem são argumentos estultos os que faço, porque a Commissão não está constituida. Por consequencia, fique embora o Sr. Deputado na opinião que tem, eu ficarei na minha; e a Maioria da Camara decidirá quem tem razão. (Apoiados.)

O Sr. Corrêa Leal: — Sr. Presidente, eu peço licença a S. Ex.ª para lhe dizer, que não conceituou bem as minhas palavras, nem a minha argumentação, quando disse — Que eu não tinha entendido a Proposta: — intendia magnifica mente; ainda, graças a Deos, u curta intelligencia de que sou dotado, chega a essa, tambem curia, comprehensão... (Differentes Srs. Deputados apoiam o Orador, e entre elles o Sr. A. Albano) Agradeço muito Os Apoiados de S. Ex.ª o Sr. A. Albano; (OS. A. Albano: — São sinceros) por isso tambem sinceramente lhos agradeço.

Sr. Presidente, a questão não valia a pena de, não digo, eu, mas de outra Capacidade superior a mim tomar a palavra segunda vez sobre ella; (Apoiados) mas S. Ex.ª ha de permittir-me que eu procure pôr o caso bem claro. S. Ex.ª diz — Que a Commissão não está constituida, e pede simplesmente, não que a Camara se occupe do processo de nomear os dou Deputados, mas que a Mesa os nomee; — digo eu, pois se a Commissão não está constituida, como quer S. Ex.ª que a Mesa seja a que vá indigitar dous Membros para se juntarem aos sete já nomeados, quando esses sete foram eleitos pela Camara? Aqui ha um pouco de irregularidade e heterogeneidade na natureza da escolha, porque, sete são eleitos pela Camara, dous são nomeados pela Mesa.

Mas não é aqui ainda que pousa a maior força do meu argumento, se para isto se carece de argumentos com força; parece-me que não. Percebe-se muito bem o que S. Ex.ª quer; o que S. Ex.ª, quer, é, que não seja a Commissão quem indigite os dois Membros; mas então quer S. Ex.ª que seja a Mesa quem os indigitei! Ora, S. Ex.ª que é um Cavalheiro dotado não só de erudição, mas de uma intelligencia superior, ha de convir que é mais regular que, depois de constituida a Commissão, venha pedir á Camara os Membros de que carece, e certamente para se constituir não precisa de nove Membros. Esta é a minha opinião; entendo que não se deve incumbir á Mesa escolha dos dois Membros não tendo ella escolhido os sete; acho nisso pouca regularidade; a Commissão, depois de constituida, peça os dois Membros á Camara (Apoiados.)

O Sr. agostinho Albano: — O illustre Deputado disse muitissimo bem; não valia a pena occupar a Camara com uma discussão desta ordem; isto prova realmente o que eu disse ha pouco — não temos que fazer, gastamos o tempo assim. Eu digo só duas palavras para reparar uma expressão que o illustre Deputado me attribuio, e que eu não proferi. S. Ex.ª censurou-me, por assim dizer, porque eu tinha julgado estulta a sua argumentação; — perdôe-me S. Ex.ª, nem por habito, nem por educação, nem por algum estudosinho sou capaz de chamar estulta á argumentação de ninguem; a gloria que provém disto, e que eu disse, que era estulta; o illustre Deputado tem muito em que adquirir gloria não queira adquiri-la n'uma bagatella.

Passemos á Ordem do Dia que é o melhor de tudo, e é o Requerimento que eu faço. Depois da Commissão constituida) e póde constituir-se até com cinco Membros, porque basta que tenha a maioria, poderá reclamar com muito mais conhecimento de causa os Membros de que carecer. (Apoiados) Isto é que é regular, e pedia ao nobre Deputado que não continuasse a entreter a Camara com uma questão que tão pouco aproveita a todos; — a sua argumentação é para mim tão respeitavel como a de qualquer outro nobre Deputado; não podia chamar-lhe estulta, longe de mim similhante idéa; (dirigindo-se ao Sr. Barão d'Ourem) < — não é medo á sua espada, é sim respeito á sua pessoa.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado fez uma Proposta de Adiamento requerendo que se passasse á Ordem do Dia; não posso deixar de dar seguimento a esta Proposta, consultando a Camara sobre se apoia o Adiamento.

Não foi apoiado.

(Continuando) — Não está apoiado; por consequencia continua a discussão.

O Sr. Sá Vargas: - Tambem eu digo duas palavras sobre a questão de lana caprina. Parece-me que se confundiu alguma cousa o pedido do Sr. Deputado Barão d'Ourem com pedidos não analogos, mas com pedidos que se fizeram para igual fim na Sessão passada. O Sr. Barão d'Ourem não pede nomes designados para a Commissão de Guerra, que é o que se fez na Sessão passada; pede determinadamente que se augmente o numero dos Membros da Commissão, que em logar de sete sejam nove, e que os dois que faltam, sejam nomeados pela Mesa; porém eu queria que fôssem eleitos pela Camara como foram os sete, e isto era talvez o mais regular. (Apoiados) Talvez que a razão da preferencia que o Sr. Barão d'Ourem deu ao methodo que aponta, fosse o não querer tomar tempo á Camara; a Camara resolvêra como entender; na minha opinião os dois Membros deviam ser eleitos pela Camara; mas declaro que estou prompto a votar pela Proposta, quer a eleição seja feita pela Gamara, quer seja feita pela Mesa.

O Sr. Castro Ferreri: — Sr. Presidente, eu de fórma alguma me opponho ao pedido do meu Ami-