O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 37

(37)

N.º 10. Sessão em 13 de Janeiro 1849.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada — Presentes 50 Srs. Deputados.

Abertura — Á uma hora da tarde.

Acta — Approvada.

Não houve correspondencia.

O Sr. Barão d'Ourem: — Sr. Presidente, como o anno passado tive a honra de ser Membro da Commissão de Guerra, tenho por isso conhecimento de que existem alli tantos processos e tão volumosos, que não poderá satisfazer a todos esses trabalhos a Commissão sendo composta unicamente dos Membros que para ella foram nomeados, sobre tudo quando dois delles não podem ter a permanencia e assiduidade necessaria nas Sessões da Commissão. Como a Camara permittiu que as Commissões de Administração Publica, e de Fazenda fossem compostas de nove Membros, eu rogava a V. Ex.ª que houvesse de consultar a Camara, se permittia que a Commissão de Guerra tambem fosse composta de nove Membros, e que a Meza nomeasse os dois que faltam.

O Sr. Presidente: — Queira mandar a sua Proposta; mas segundo uma resolução da Mesa approvada pela Camara na Sessão passada, para ser regular o pedido de mais Membros para qualquer Commissão, deve ser feito por a maioria da Commissão.

O Sr. Barão d'Ourem: — Mas não obstante essa resolução, ha os exemplos, que eu citei, das Commissões de Administração Publica, e de Fazenda; e, em conformidade com elles, rogava a V. Ex.ª que houvesse de consultar a Camara se permittia que a Commissão de Guerra tambem fosse composta de nove Membros, por isso que ainda não está constituida.

O Sr. Presidente: — Eu só por bem da ordem fiz aquella observação. E continúo a observar, que o augmento de Membros para as Commissões, a que o Sr. Deputado allude, foi resolvido antes de serem eleitas, e esta já está eleita: entretanto a Camara resolva como entender.

Leu-se logo na Meza o seguinte

Requerimento. — «Requeiro que a Commissão de Guerra, a exemplo de outras Commissões, seja composta de nove Membros; e os dois que faltam sejam eleitos pela Meza.» — Barão d'Ourem.

Foi admittido.

O Sr. Presidente: — Está em discussão: mas antes desta devo ainda lembrar, que a Commissão de Guerra ainda não está constituida; (Apoiados) pelo menos não ha annuncio disso. Esta informação será tida em consideração durante a discussão.

O Sr. Corrêa Leal: — Sr. Presidente, parecia-me que, sendo muito justa a reclamação que S. Ex.ª faz de mais dois Membros, para a Commissão de Guerra (e não. admira nada que pelos trabalhos e natureza de funcções desta Commissão ella careça de um numero maior de Membros, do que é o ordinario das Commissões) se devia conceder esse augmento; mas como desta reclamação, por assim dizer, se pode tirar um exemplo para outras em iguaes circumstancias, ou por allegação de trabalhos, e termos de repetir eleições, parecia-me mais conveniente que (e S. Ex.ª não poderá deixar de convir) depois de constituida a Commissão, e reconhecidas as capacidades de que carece para coadjuvação dos seus trabalhos, venha (como é practica nesta Camara) pedir para lhe serem adjuntos o Sr. Fulano, e o Sr. Sicrano. Sendo esta practica até aqui seguida, parecia-me que se devia adoptar tambem agora, e assim poupavamos trabalho e processos que levam muito tempo á Camara. (Apoiados. — O Sr. Agostinho Albano: — Muito bem. — O Sr. Barão d'Ourem: — Muito mal).

O Sr. Agostinho Albano: — É incontroversa a argumentação do nobre Deputado, que acabou de fallar. Eu votei pela admissão á discussão da Proposta, não teria duvida nenhuma de approvar, até fiquei de pé, porque esperava que logo em seguida houvesse a Proposta de — «Os Senhores que approvam» — e eu approvava; mas na verdade achei muito a proposito tudo quanto o illustre Deputado disse sobre o assumpto. Se a Commissão intende que não é sufficiente o numero de que actualmente se compõe, para tractar dos negocios que lhe forem commettidos, póde escolher, e indigitar os individuos mais habilitados e proprios para a auxiliarem, como determina o nosso Regimento. (Apoiados) Para que é este processo agora? Acho-o inutil — nisi utile est quod facimus, stulta est gloria; a gloria não póde deixar de ser estulta neste caso. Para que havemos de gastar tempo com um objecto de sua natureza tão simples? Quando a Commissão entenda que carece de alguns Membros que a coadjuem nos seus trabalhos, pede-os á Camara. Acho pois que muito bem fundamentou o Sr. Deputado a sua impugnação á Proposta (O Sr. Barão d'Ourem: — Muito mal) se alguem diz que muito mal, eu digo que muito bem; a opinião é livre, e qualquer póde funda-

VOL. 1.º — JANEIRO — 1849.

10

Página 38

(38)

mentar a sua opinião; eu digo que muito bem; a Maioria decidirá come entender (Apoiados) embora fique vencido, mas a questão e tão clara e tão de lana caprina, que realmente se gastamos tempo com ella, é porque não temos outra cousa que fazer hoje. Opponho-me á Moção agora.

O Sr. Barão d'Ourem: — Sr. Presidente, se o illustre Deputado que acabou de fallar, e o outro que o precedeu, tivessem bem concebido o sentido da minha Moção, teriam visto que eu não desejava tomar tempo á Camara, nem fazer questões de lana caprina, porque eu propunha que os dous Membros fossem nomeados pela Mesa, e nenhum tempo levaria á Camara essa nomeação. Se a Commissão estivesse constituida, então entraria na regra geral; então a Commissão de Guerra teria pedido, por orgão do seu Relator, que lhe fosse associado este ou aquelle Membro: mas a Commissão não está constituida; não e ella quem faz a Moção, mas sim um Deputado que tem conhecimento especial da materia; e parece-me que nenhum tempo se perdia em consultar a Camara, se permittia que a Commissão fosse composta de nove Membros, e que os dous que faltam fossem nomeados pela Mesa; — isto nem leva tempo a Camara, nem são argumentos estultos os que faço, porque a Commissão não está constituida. Por consequencia, fique embora o Sr. Deputado na opinião que tem, eu ficarei na minha; e a Maioria da Camara decidirá quem tem razão. (Apoiados.)

O Sr. Corrêa Leal: — Sr. Presidente, eu peço licença a S. Ex.ª para lhe dizer, que não conceituou bem as minhas palavras, nem a minha argumentação, quando disse — Que eu não tinha entendido a Proposta: — intendia magnifica mente; ainda, graças a Deos, u curta intelligencia de que sou dotado, chega a essa, tambem curia, comprehensão... (Differentes Srs. Deputados apoiam o Orador, e entre elles o Sr. A. Albano) Agradeço muito Os Apoiados de S. Ex.ª o Sr. A. Albano; (OS. A. Albano: — São sinceros) por isso tambem sinceramente lhos agradeço.

Sr. Presidente, a questão não valia a pena de, não digo, eu, mas de outra Capacidade superior a mim tomar a palavra segunda vez sobre ella; (Apoiados) mas S. Ex.ª ha de permittir-me que eu procure pôr o caso bem claro. S. Ex.ª diz — Que a Commissão não está constituida, e pede simplesmente, não que a Camara se occupe do processo de nomear os dou Deputados, mas que a Mesa os nomee; — digo eu, pois se a Commissão não está constituida, como quer S. Ex.ª que a Mesa seja a que vá indigitar dous Membros para se juntarem aos sete já nomeados, quando esses sete foram eleitos pela Camara? Aqui ha um pouco de irregularidade e heterogeneidade na natureza da escolha, porque, sete são eleitos pela Camara, dous são nomeados pela Mesa.

Mas não é aqui ainda que pousa a maior força do meu argumento, se para isto se carece de argumentos com força; parece-me que não. Percebe-se muito bem o que S. Ex.ª quer; o que S. Ex.ª, quer, é, que não seja a Commissão quem indigite os dois Membros; mas então quer S. Ex.ª que seja a Mesa quem os indigitei! Ora, S. Ex.ª que é um Cavalheiro dotado não só de erudição, mas de uma intelligencia superior, ha de convir que é mais regular que, depois de constituida a Commissão, venha pedir á Camara os Membros de que carece, e certamente para se constituir não precisa de nove Membros. Esta é a minha opinião; entendo que não se deve incumbir á Mesa escolha dos dois Membros não tendo ella escolhido os sete; acho nisso pouca regularidade; a Commissão, depois de constituida, peça os dois Membros á Camara (Apoiados.)

O Sr. agostinho Albano: — O illustre Deputado disse muitissimo bem; não valia a pena occupar a Camara com uma discussão desta ordem; isto prova realmente o que eu disse ha pouco — não temos que fazer, gastamos o tempo assim. Eu digo só duas palavras para reparar uma expressão que o illustre Deputado me attribuio, e que eu não proferi. S. Ex.ª censurou-me, por assim dizer, porque eu tinha julgado estulta a sua argumentação; — perdôe-me S. Ex.ª, nem por habito, nem por educação, nem por algum estudosinho sou capaz de chamar estulta á argumentação de ninguem; a gloria que provém disto, e que eu disse, que era estulta; o illustre Deputado tem muito em que adquirir gloria não queira adquiri-la n'uma bagatella.

Passemos á Ordem do Dia que é o melhor de tudo, e é o Requerimento que eu faço. Depois da Commissão constituida) e póde constituir-se até com cinco Membros, porque basta que tenha a maioria, poderá reclamar com muito mais conhecimento de causa os Membros de que carecer. (Apoiados) Isto é que é regular, e pedia ao nobre Deputado que não continuasse a entreter a Camara com uma questão que tão pouco aproveita a todos; — a sua argumentação é para mim tão respeitavel como a de qualquer outro nobre Deputado; não podia chamar-lhe estulta, longe de mim similhante idéa; (dirigindo-se ao Sr. Barão d'Ourem) < — não é medo á sua espada, é sim respeito á sua pessoa.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado fez uma Proposta de Adiamento requerendo que se passasse á Ordem do Dia; não posso deixar de dar seguimento a esta Proposta, consultando a Camara sobre se apoia o Adiamento.

Não foi apoiado.

(Continuando) — Não está apoiado; por consequencia continua a discussão.

O Sr. Sá Vargas: - Tambem eu digo duas palavras sobre a questão de lana caprina. Parece-me que se confundiu alguma cousa o pedido do Sr. Deputado Barão d'Ourem com pedidos não analogos, mas com pedidos que se fizeram para igual fim na Sessão passada. O Sr. Barão d'Ourem não pede nomes designados para a Commissão de Guerra, que é o que se fez na Sessão passada; pede determinadamente que se augmente o numero dos Membros da Commissão, que em logar de sete sejam nove, e que os dois que faltam, sejam nomeados pela Mesa; porém eu queria que fôssem eleitos pela Camara como foram os sete, e isto era talvez o mais regular. (Apoiados) Talvez que a razão da preferencia que o Sr. Barão d'Ourem deu ao methodo que aponta, fosse o não querer tomar tempo á Camara; a Camara resolvêra como entender; na minha opinião os dois Membros deviam ser eleitos pela Camara; mas declaro que estou prompto a votar pela Proposta, quer a eleição seja feita pela Gamara, quer seja feita pela Mesa.

O Sr. Castro Ferreri: — Sr. Presidente, eu de fórma alguma me opponho ao pedido do meu Ami-

Página 39

(39)

go o Sr. Barão d'Ourem; acho-o justo e justissimo, entretanto não posso deixar de apresentar algumas reflexões.

Acho que o pedido é um pouco intempestivo. A Commissão de Guerra está composta de sete Membros, ainda não foi constituida, e eu intendo que, para se constituir, não precisa do auxilio de mais dois Membros quem quer que elles sejam. Por consequencia acho justo o pedido do Sr. Barão d'Ourem, mas acho-o intempestivo sem a Commissão estar constituida. Não podia deixar de apresentar estas reflexões; porque costumo ser franco para todos, e por consequencia para com os meus Amigos.

O Sr. Barão d'Ourem: — Sr. Presidente, será intempestiva a minha Proposta, entretanto e a Camara que ha de decidir se sim ou não ella o é. Quando fiz esta Proposta, achei-a tão simples, avaliei-a d'uma tal maneira, que julguei não levaria dois momentos á Camara; mas vejo que ella vai muito alem da minha expectativa, é que se está gastando tempo com uma cousa, que de facto é insignificante.

Eu não disse que a Commissão não se podia constituir com sete Membros; ella póde constituir-se com cinco Membros, e até com quatro: agora uma vez que ainda não está constituida, eu não me opponho a que primeiro se constitua, e depois venha pedir á Camara os Membros, que julgar necessarios para a auxiliarem. Eu fiz uma Proposta, e parece-me que estava no meu direito de a fazer como Deputado; (Apoiados) se acharem que ella deve ter seguimento, a Camara o decidirá, e se acharem que ella não deve ter seguimento, a Camara não a approve, e está o negocio acabado. Se é ou não intempestiva, não sei, eu não o acho: e o que resulta e que cada um de nós ficará com a sua opinião.

Agora resta-me declarar que, quando me referi á Camara, e á sua sabia decisão, não quiz impôr respeito a ninguem, nem com a minha pessoa, nem com a minha espada.

O Sr. Presidente: — A Proposta tem duas partes, e por isso vou propo-la á votação dividida tambem em duas partes. A primeira parte é a nomeação de mais dois Membros para a Commissão de Guerra.

Foi approvada esta primeira parte.

(Continuando.) Agora vou propôr a segunda parte da Proposta, que é, só estes dois Membros devem ser nomeados pela Mesa. Eu não digo nada a este respeito, mesmo para informação, porque está fechada a discussão.

Feita a votação, proseguiu.

A votação foi de 83 votos por um lado, e 27 pelo outro. Não havendo pois vencimento, continua a discussão.

O Sr. Innocencio José de Sousa: — Sr. Presidente, eu pedi a palavra tão sòmente para mandar para a Mesa uma Emenda á Proposta do nobre Deputado, a fim de que em logar de ser a nomeação feita pela Mesa, o seja pela Camara, como foi a dos sete primeiros Membros Estou persuadido de que esta era a intenção do nobre Deputado; e que foi só por poupar tempo que elle fez a Proposta nesse sentido: com tudo a eleição feita como diz a Proposta, julgo que não era tão proficua como sendo feita pela Camara. (Apoiados)

O Sr. José Silvestre Ribeiro: — Sr. Presidente, pedi a palavra para explicar o meu voto: votei no sentido de que os dois Membros, que o Sr. Barão d'Ourem pede para a Commissão de Guerra, fôssem eleitos pela Camara, e não de nomeação da Mesa, não, porque não tenha toda a confiança na Mesa, mas porque desejo haja homogeneidade no que é relativo á composição desta Commissão. (Apoiados) Em todos os casos é sempre bom seguir a doutrina, e no caso presente, seguindo a doutrina, havemos de caminhar regularmente e chegar ao fim que desejamos. Por estas considerações pois, fui da Minoria, e votei para que o augmento que se pede, fosse feito pela Camara.

O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Sr. Presidente, eu tambem quero dizer alguma cousa. Não acho contradicção no principio que estabeleceu o nobre Deputado, de a Mesa podér nomear estes Membros para a Commissão de Guerra: a Camara hontem conferiu á Mesa um Voto de Confiança illimitado, para nomear muitas Commissões, e conferindo-o para ornais, não sei porque hoje não ha de conferil-o para o menos? Realmente acho um acto fastidioso estarmos com escrutinios para dois Membros, que se pedem para uma Commissão!

Leu-se logo na Mesa a seguinte

Proposta. — «Proponho que os dois Membros para a Commissão de Guerra, sejam eleitos pela Camara.» — J. J. de Sousa.

Foi admittida, e ficou em discussão com a segunda parte do Requerimento do Sr. Barão d'Ourem.

O Sr. José Silvestre Ribeiro: — Eu peço perdão ao Sr. Cunha Sotto-Maior, cujo talento muito respeito, mas parece-me que não ha aqui contradicção: nós hontem demos um Voto de Confiança á Mesa, para nomear o resto das Commissões que faltam, isto para economisarmos o tempo que é precioso; porém o caso agora é muito differente: tracta-se de completar uma Commissão que foi eleita pela Camara, e para haver homogeneidade no que é relativo á composição desta Commissão, é necessario que o augmento de mais dois Membros que se pedem, seja tambem feito pela Camara. (Apoiados)

O Sr. Agostinho Albano: — Eu aproveito o argumento que acaba de proferir o nobre Deputado, e declaro que tomei parte nesta discussão sem a menor intenção de fazer nisto a mais pequena desconfiança da Mesa: não tenho desconfiança de ninguem, e principalmente da Mesa que tem a escolher da Camara. (Apoiados) Em quanto a mim o Governo Representativo não é um Governo de desconfiança, é de confiança; é mais de confiança que de desconfiança. Não foi pois com intenção de beliscar a delicadeza da Mesa, que eu tomei parte desta discussão.

O Sr. Presidente: — Permitta-me a Camara que, eu lhe peça, livre a Mesa de satisfazer ao encargo de nomear os dois Membros para a Commissão de Guerra; e depois de fazer esta rogativa, pedia tambem ao illustre Deputado, o meu nobre Amigo o Sr. Barão d'Ourem, que retirasse a sua Proposta, e approvasse a Emenda do Sr. Deputado Innocencio José de Sousa, para ser a Camara quem eleja os dois Membros.

O Sr. Barão d'Ourem: — Retiro a Proposta na parte que diz: — Os dois Membros sejam nomeados pela Mesa — se fiz a Proposta neste sentido, foi para economisar tempo, foi para economisar aquillo que os nobres Deputados, que tem impugnado a Propos-

Página 40

(40)

ta, tem gasto tão infructuosamente: senão fosse para economisar tempo, então diria: que os dois Membros que faltam, fossem eleitos como o resto da Commissão. Retiro por tanto aparte da Proposta em que diz — os dois Membros sejam eleitos pela Mesa.

Foi logo approvada a Proposta do Sr. Innocencio.

O Sr. L. J. Moniz — Pedi a palavra para participar á Mesa e á Camara, que se installou a Commissão Diplomatica, tendo nomeado para seu Presidente, o Sr. Antonio José d'Avila, para Secretario o Sr. Sá Vargas, e para Relator Lourenço José Moniz.

ordem do dia.

Eleição de Commissões.

Faltava a eleger um Membro para a Commissão do Ultramar, em segundo escrutinio.

Entraram na urna 53 listas, das quaes inutilisando-se 8, ficaram uteis 41. Saiu eleito

O Sr. Pereira da Silveira com........27 votos.

Passou-se d eleição de dois Membros para a Commissão de Guerra.

Entraram na urna 50 listas, das quaes inutilisando-se 5, ficaram uteis 45. Obtiveram

Os Srs. Xavier Ferreira.............34 votos.

Palmeirim.................34»

O Sr. Presidente — Não ha numero na Camara. A Mesa não póde declarar eleitos os Srs. Palmeirim; e Xavier Ferreira, porque não se tracta do segundo escrutinio, trata-se do primeiro escrutinio para a eleição de dois Membros para a Commissão de Guerra: tem-se pois de propôr á Camara se sim ou não os julga eleitos: e não havendo numero na Camara ficára este objecto para se tractar na primeira parte da Ordem do Dia da Sessão immediata.

A Ordem do Dia para segunda feira é a discussão da Resposta ao Discurso da Corôa, se o Governo poder estar presente a ella. Está levantada a Sessão. — Eram duas horas e meia da tarde.

O 1.º Redactor,

J. B. GASTÃO.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×