O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ÍN.MO
SESSÃO DE 12 DE JULHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
José de Mello Gouveia
Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 73 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Coutinho e Vasconcellos, Barros e Sá, Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Pequito, Pinto de Albuquerque, Palmeirim, barão das Lages, Ferreri, Folque, Bivar, Costa Lobo, Gavieho, Bicudo Correia, Pinto Tavares, Pereira de Carvalho e Abreu, Gomes de Caslro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Aragão, Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Silveira e Menezes, Sousa Feio, Dias da Silva, Charters, Pilia, Thomas de Carvalho e Ferrer.
Não compareceram—os srs. Affonso Botelho, Cancella, Braamcamp, Azevedo e Cunha, Dias de Azevedo, Dias da Silva, Couto Monteiro, Pinheiro Osorio, Antonio de Serpa, Aristides, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Garcez, Freilas Soares, Abranches, Pinto Coelho, conde da Torre, Custodio de Faria, Silva Cunha, Pereira Brandão, Frederico de Mello, Barroso, Paiva Pinto, F. M. da Costa, Posser, Pereira da Silva, Lacerda (Gaspar), Palma, Bruges, Mello e Minas, Fonseca Coutinho, Sequeira Pinto, Calça e Pina, Coelho de Carvalho, Maia, Infante Pessanha, Dias Ferreira, Encarnação Coelho, José Eslevão, Figueiredo de Faria, J. M. de Abreu, Lacerda (D.José), Costa e Silva, Rojão, Sieuve de Menezes, Aboim, Rebello da Silva, Mendes de Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior, Penetra, M. J. de Almeida Júnior, marquez dc Sousa Holstein, Pinto Martins, Castello Branco, Jacome Correia, Moraes Soares, Pinto da França, Silveira Moniz, visconde de Portocarrero e visconde de Torres Novas.
Abertura—aos tres quartos depois do meio dia. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Guilherme Pacheco, de que por molivos at-lendiveis não pôde comparecer á sessão de hontem. ''¦.4 camara ficou inteirada.
2.*—Do sr. Mamede, de que o sr. J. M. de Abreu não pôde comparecer á sessão de hoje e a mais algumas por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
3."—Do sr. Plácido de Abreu, de que por motivo justificado não pôde comparecer á sessão de hontem. A camara ficou inteirada.
+.* — Declaro que o relator das commissões de fazenda e obras publicas, no parecer de 9 do corrente, sobre os documentos relativos á questão Langlois, fui eu e não o sr. Antonio de Carvalho, como provavelmente'por; engano so acha Vol. VI—Julho— 1860
escripto no parecer impresso que hoje se distribuiu na câmara.
Lisboa, 12 de julho de 1860. ~= Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque, depulado por Leiria. A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.*—Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do coronel Antonio Joaquim Antunes Guerreiro, sobre melhoramento de reforma.
Foi á commissão de guerra.
2."—Quarenta e quatro requerimentos de officiaes da guarnição de Lisboa, pedindo augmenlo de soldos. Foi á commissão de pelições.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA
REQUERIMENTO
Requeiro que, pela secretaria d'estado dos negócios ecclesiasticos e de jusliça, sejam enviadas a esla casa copias das portarias e mais papeis relativos ao empréstimo romano, solicitados pelos bispos emais prelados ordinários. = Ferrcr.
Foi remeltido ao governo.
O sr. D. Rodrigo de Menezes:—Sr. presidente, cu pedi a palavra ha dias para lembrar a v. ex.', e o sr. ministro da justiça que está presente pôde dizer scn'isto ha algum inconveniente, que a commissão encarregada de Iralar o negocio da moeda falsa deu o seu parecer; esse parecer já tem sido em parle apreciado pela imprensa; e nós lodos que assigná-mos esle parecer desejámos ouvir e assistir á discussão, e responder a todas as objecções que se nos possam fazer, c saber se merecemos ou não da parle da camara a approvação, porque é para nós uma queslão muilo grave, e desejamos a discussão d'csse parecer para que de maneira alguma haja alguém que julgue que elle foi poslo de parte por um accordo nosso. Não c.
Nós desejámos a discussão; desejámos que o parecer seja allendido por esta casa e desejámos como uma sentença a resolução d'clle. Isto é o que eu pedia a v.cx.*, porque julgo que a commissão tem todo o direilo a pedi-lo c parecc-me que as conveniências publicas nKò se oppõem a isso.