O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°10

SESSÃO DE 17 DE JANEIRO DE 1893

Presidencia do exmo sr. Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios - os exmo srs.

Antonio Teixeira de Sousa
José Joaquim de Sousa Cavalheiro

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - O sr. João Arroyo manda para a mesa dois requerimentos. - O sr. José de Alpoim, depois de notar a demora na abertura da sessão, pede a comparencia dos srs. presidente do conselho e ministro da guerra, aos quaes deseja interpellar sobre a questão do sr. capitão Machado. - Responde lhe o sr. ministro das obras publicas, que apresenta tambem duas propostas para diversos srs. deputados poderem accumular as suas funcções com as de membros do parlamento. - O sr. Francisco Mattoso pede a comparencia do sr. presidente do conselho. - O sr. Carlos Lobo d'Avila pede a comparencia do sr. ministro dos negocios estrangeiros. - O sr. Eduardo Coelho manda para a mesa diversos requerimentos. - O sr. Santos Viegas propõe um voto do sentimento pela morte do sr. barão de S. Clemente. - O sr. ministro das obras publicas e o sr. Francisco Mattoso associam-se a esta proposta, que foi approvada por unanimidade. - O sr. Abreu Castello Branco apresenta differentes requerimentos, e faz algumas considerações sobre a eleição do vigário capitular de Angra. - O sr. Teixeira de Queiroz manda para a mesa uma representação da camara municipal de S. Thiago do Cacem. - O sr. Almeida e Brito manda para a mesa um requerimento, que foi mandado expedir. - O sr. Dias Costa pede a comparencia dos srs. presidente do conselho e ministro da guerra, e apresenta varios requerimentos. - O sr. Rodrigues de Freitas pediu que fosse enviado á camara o relatorio da syndicancia á companhia dos caminhos de ferro, fez algumas perguntas e apresentou diversos requerimentos. - Responde-lhe o sr. ministro das obras publicas, que apresenta tambem uma proposta para alguns srs. deputados poderem accumular, querendo, as suas funcções com as de membro do parlamento. - O sr. presidente põe a proposta á discussão. - O sr. Rodrigues de Freitas declara votar contra a proposta, que é votada sem discussão. - O sr. Baptista de Sousa renova a iniciativa do seu projecto, de um capitulo a introduzir no regimento. - O sr. Fialho Gomes manda para a mesa um projecto de lei, que fica para segunda leitura. - O sr. Lobo Lamare manda para a mesa o diploma do sr. deputado eleito por Moçambique.

Na ordem do dia procede-se á eleição da commissão de resposta ao discurso da coroa. - O sr. presidente declara que tendo alguns srs. deputados reclamado antes da ordem do dia a presença do sr. presidente do conselho, lhes ia conceder a palavra. - O sr. Dias Costa chama a attenção do sr. presidente do conselho para os factos decorridos na eleição da commissão districtal de Aveiro. - Responde-lhe o sr. presidente do conselho. - Fallam sobre o mesmo assumpto os srs. Mattoso Côrte Real, Paulo Cancella e Antonio Emilio da Azevedo. - O sr. presidente do conselho replica novamente. - O sr. Beirão manda para a mesa o diploma do sr. deputado eleito por Villa Nova de Gaia. - Os srs. Dias Costa, presidente do conselho e Eduardo Coelho fazem ainda diversas observações sobre a eleição da commissão districtal de Aveiro.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 47 srs. deputados. São os seguintes: - Adriano Emílio de Sousa Cavalheiro, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Angelo Sarrea de Sousa Prado, António de Azevedo Castello Branco, Antonio Francisco da Costa, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, António Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Guilherme de Sousa, Augusto José Pereira Leite, Carlos Lobo d'Avila, Conde de Calheiros, Conde de Proença a Velha, Eduardo de Jesus Teixeira, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Teixeira de Queiroz, João Filippe de Menezes Pitta e Castro, João Marcellino Arroyo, João de Paiva, João de Sousa Machado, Joaquim Paes da Cunha, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Augusto Correia de Sarros, José de Azevedo Castello Branco, José Bento Ferreira de Almeida, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Freire Lobo do Amaral, José da Gama Lobo Lamare, José Jacinto Nunes, José Joaquim Rodrigues de Freitas, José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Charters Henriques de Azevedo, José Maria Greenfield de Mello, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Maria de Sousa Horta e Costa, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Julio Augusto de Oliveira Pires, Libanio Antonio Fialho Gomes, Manuel José de Oliveira Guimarães, Marianno Augusto Machado de Faria e Maia, Pedro Victor da Costa Sequeira.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho da Cunha Pimentel, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Antonio Alfredo Barjona de Freitas, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Baptista de Sousa, António Eduardo Villaça, Antonio Emilio de Almeida Azevedo, Antonio Tavares Festas, António Teixeira Judice, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Dias Ferreira, Conde do Alto Mearim, Eduardo Abreu, Eduardo José Coelho, Elvino José de Sousa e Brito, Fernando Affonso Geraldes Caldeira, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Jacinto Cândido da Silva, João Joaquim Izidro dos Reis, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João de Sousa Calvet de Magalhães, Joaquim Mattoso da Camara, Joaquim Xavier de Figueiredo e Mello Oriol Pena, José Alexandrino Craveiro Feio, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Paulo Monteiro Cancella, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Silveira da Mota de Oliveira Pires, Vicente Maria de Moura Coutinho de Almeida d'Eça, Virgílio Francisco Ramos Inglez.

Não compareceram á sessão os srs.: - Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alfredo César Brandão, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Antonio José Ferreira Monteiro, Antonio José Gomes Netto, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Faustino dos Santos Crespo, Eduardo Augusto Rodrigues Galhardo, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Fernando Mattozo Santos, Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Frederico Ressano Garcia, Henrique Matheus dos Santos, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, Ignacio José Franco, Jeronymo Pereira da Silva Baima de Bastos, João Alves Bebiano, João Eduardo Sotto Maior de Lencastre e Menezes, João Lobo de Santiago Gouveia, Joaquim Simões Ferreira, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Domingos Ruivo Godinho, José Frederico Laranjo, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Luiz Ferreira Freire, José Maria dos Santos, José Monteiro Soares de Albergaria, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Manuel Affonso Espreguei-

11