O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 10

SESSÃO DE 18 DE JANEIRO DE 1896

Presidencia do exmo. sr. Antonio José da Costa Santos

Secretarios - os exmos. srs.

José Eduardo Simões Baião
Abilio Augusto Madureira Beça

SUMMARIO

O sr. presidente annuncia a recepção de uma communicação feita á camara pelo sr. Fernando de Magalhães, que declara fica sobre a mesa. - Apresenta o sr. Mariano de Carvalho um requerimento, e pede copias de varios diplomas de negocios referentes a Moçambique, apresentando tambem tres requerimentos de professores da escola naval. - Fazem considerações a esse respeito, e a proposito da communicação, o sr. Fernando de Magalhães e o sr. Ferreira de Almeida. - O sr. Lopes Navarro justifica as suas faltas.- É introduzido e presta juramento o sr. Manuel Pedro Guedes. - O sr. Manuel Bivar apresenta um projecto de lei para reorganisar os serviços maritimos do departamento do sul. - O sr. Manuel Fratel apresenta um requerimento da empregados subalternos do hospital da universidade de Coimbra. - O sr. presidente do conselho manda para a mesa o projecto do orçamento geral. - O sr. Marianno de Carvalho torna a referir-se às considerações que apresentou, e responde ao sr. Ferreira do Almeida.

Na ordem do dia elegem-se as commissões de agricultura, de legislação civil e de negocios ecclesiasticos. - Por motivo dos festejos publicos por occasião do regresso dos expedicionarios de Moçambique, o sr. presidente só marca nova sessão para a proxima quinta feira.

Abertura da sessão - Ás tres horas e meia da tarde.

Presentes á chamada, 60 srs. deputados. São os seguintes: - Aarão Ferreira de Lacerda, Abilio Augusto de Madureira Beça, Agostinho Lucio e Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho (Sobrinho), Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio Adriano da Costa, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio de Castro Pereira Côrte Real, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Antonio José da Costa Santos, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Velloso da Cruz, Bernardino Camillo Cincinato da Costa, Carlos de Almeida Braga, Conde de Pinhel, Conde do Villar Secco, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Jayme Arthur da Costa Pinto, Jayme de Magalhães Lima, Joronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João Alves Bebiano, João José Pereira Charula, João Lopes Carneiro de Moura, João Marcellino Arroyo, João da Mota Gomes, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim do Espirito Santo Lima, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Adolpho de Mello e Sousa, José Bento Ferreira de Almeida, José Coelho Serra, José Eduardo Simões Baião, José Gil Borja Macedo e Menezes (D.), José Joaquim Dias Gallas, José Marcellino de Sá Vargas, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, José Mendes Lima, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Julio Cesar Cau da Costa, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Manuel Bravo Gomes, Manuel de Bivar Weinholtz, Manuel Joaquim Fratel, Marianno Cyrillo de Carvalho, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Romano Santa Clara Gomes, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomás Victor da Costa Sequeira, Visconde do Banho, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde da Idannha, Visconde de Nandufe e Visconde de Tinalhas.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Antonio José Boavida, Fidelio de Freitas Branco, José Dias Ferreira, José Freire Lobo do Amaral, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel Pedro Guedes e Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho da Cunha Pimentel, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Alfredo de Moraes Carvalho, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio Candido da Costa, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto Dias Dantas da Gama, Augusto Victor dos Santos, Conde de Anadia, Conde de Jacome Correia, Conde de Tavarede, Diogo José Cabral, Diogo de Macedo, Francisco José Patricio, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, Jacinto José Maria do Couto, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Maria Correia Ayres de Campos, João Rodrigues Ribeiro, José António Lopes Coelho, José Correia de Barros, José Joaquim Aguas, José Luiz Ferreira Freire, José Teixeira Gomes, Licinio Pinto Leite, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Maria Pinto do Soveral, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel Francisco Vargas, Manuel José de Oliveira Guimarães, Manuel de Sousa Avides, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Quirino Avelino de Jesus, Visconde de Leite Pery, Visconde de Palma de Almeida e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da marinha, remettendo um exemplar da collecção de providencias de natureza legislativa, que, tendo sido julgadas urgentes, foram promulgadas por aquelle ministerio desde janeiro até dezembro do anno proximo findo.

Para a commissão do ultramar.

O sr. Presidente: - Tenho a communicar á camara que pelo sr. Fernando do Magalhães foi enviada a esta presidencia uma exposição, referente á leitura de uma carta do sr. Antonio Ennes, feita na sessão de 14 d'este mez pelo sr. Ferreira de Almeida.

Esta exposição fica sobre a mesa para ser lida por qualquer sr. deputado que assim o deseje.

O sr. Marianno de Carvalho: - Pedi a palavra para mandar para a mesa um requerimento reclamando esclarecimentos pelo ministerio da marinha e da guerra

10