O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N: 10

SESSÃO DE 28 DE JANEIRO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Eduardo José Coelho

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

Approvada a acta o lido o expediente, o sr. Ravasco apresenta uma justificação de faltas e o sr. Teixeira de Sousa dois requerimentos de interesso publico e dois avisos previos. - O sr. Ferreira da Fonseca apresenta um requerimento e o sr. Abel da Silva chama a attenção do governo para um telegramma que recebeu de Villa Nova de Famalicão.

Na ordem do dia approva-se, sem discussão, o parecer sobre as emendas apresentadas ao projecto de lei n.º 48, de 1897, celleiros comnuns, e a ultima redacção do projecto de lei n.º 57, reorganisação do tribunal de contas.

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde, Presentes, 10 srs. deputados.

Segunda chamada e abertura da sessão - As tres horas. Presentes, 50 srs. deputados. São os seguintes: - Abel da Silva, Adriano Anthero de Sousa Pinto. Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amoral, Alfredo Cesar de Oliveira, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio Simões dos Reis, Antonio Teixeira de Sousa, Arnaldo Novaes Quedes Rebello, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto José da Cunha, Carlos Augusto Ferreira, Conde do Burnay, Conde de Idanha a Nova, Conde da Serra de Tourega, Eduardo Jogo Coelho, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco José Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, João Abel da Silva Fonseca, João Catanho de Menezes, João Joaquim Izidro dos Beis, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga. Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Augusto Correia de Barros, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Capello Franco Franco, José da Cruz Caldeira, José Eduardo Simões Baião, José Frederico Laranjo, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Malheiro Reymão, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Matos, Luiz José Dias, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Sebastião do Sousa Dantas Baracho, Serterio do Monte Pereira e Visconde de. Melicio.

Entraram durante a sessão os srs. - Antonio Maria Dias Pereiro Chaves Mozziotti, Bernardo Homem Machado, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, João Baptista Ribeiro Coelho José da Fonseca Abreu Castello Branco, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Manuel Afonso de Espregueira e Visconde da Ribeira Brava.

Não compareceram á sessão os Srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Albano de Mello Ribeiro Pinto Alfredo Carlos Le-Cocq, Álvaro de Castellões, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Eduardo Villaça Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Tavares Festas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Carlos José de Oliveira, Conde do Alto Mearim, Conde de Poço Vieira, Conde de Silves, Silvino José do Sousa e Brito, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio do Veiga Beirão, Francisco de Castro Mattoso da Silva CÔrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco furtado de Mello, Francisco Silveira Vionna, Frederico Ressano Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto bandido da Silva, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima fieira, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Antonio de Sepulveda, João Ferreira Franco Pinto castello Branco, João Lobo de Santiago Gouveia, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim José Pimenta Tello, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria Pereira de Lima, José Matinas Nunes, Leopoldo José do Oliveira Mourão, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Fischer Berquó Poças Falcão, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Antonio Moreira Júnior, Manuel Pinto de Almeida, Manuel Tello de Vasconcellos e Marianno Cyrillo de Carvalho.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio dos negocios estrangeiros, acompanhando o seguinte:

Legação dos Estados Unidos do Brazil. - Lisboa, 20 de janeiro de 1898. - Illmo. e exmo. sr. - Com o seu honroso officio de 11 do corrente, que hontem tive o gosto de receber por intermedio do exmo. sr. ministro dos negocios estrangeiros, serviu-se v. exa. transmittir-me duas copias authenticos do trecho da acta da sessão da camara dos senhores deputados da nação portugueza de 8 d´este mez, relativo á approvação dos votos, por v. exa. propostos, da cordialissima felicitação ao senhor Presidente da Republica, por se ter frustrado a tentativa criminosa que contra a sua pessoa foi perpetrada, e de pezar pelo attentado realisado na mesma occasião contra o então ministro da guerra, general Bettencourt.

Tanto maior é a minha gratidão por esta generosa manifestação da camara dos senhores deputados, quanto vejo n´ella mais uma confirmação das suas elevadas inspirações,