O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(57)

ciliação da Familia Portugueza, que acredito tem muito a peito. O meio mais efficaz e mais suave é fazer justiça igual a todos, mas não é só a justiça legal, é a justiça distributiva a que obriga os que tem a seu cargo a distribuição dos Empregos Publicos, a preferir sempre os que teem melhores habilitações, mais intelligencia, probidade, e practica de negocios, pois que elles não são propriedade de nenhum Partido, nem do Governo, são da Nação; o os que ella encarrega de os distribuir, são responsaveis perante Deos, e os homens do abuso que fizerem. Se se tivesse pôsto de parte o patronato, e o espirito de parcialidade, e attendido só ao merecimento não veriamos as Repartições Publicas atulhadas de Empregados, alguns dos quaes só servem para embaraçar os que fazem o serviço. Esta censura não recae só no actual Ministerio, mas sobre todos os anteriores, que todos desde ha muitos annos teem adoptado o systema do exclusivismo em maior ou menor escala como principio governativo, do qual faziam dependente a conservação da ordem publica; e é por isso que uns se teem succedido aos outros com tanta rapidez.

Sr. Presidente, antes de concluir devo declarar que sou estranho a todas as estrategias e combinações da baixa e alta Politica, dessa Sciencia que faz que o que é injusto em um tempo e em um logar, seja injusto em outro, que faz do preto branco, e do branco preto, finalmente até faz com que cinco sejam dez, e dez sejam cinco; eu nunca me quiz metter nella, por que dizem que tem exigencias muito fortes, e ás vezes injustas, a que eu me não prestaria, porque anteponho a justiça a todas as outras considerações; tenho pois vivido separado e só, tanto antes como depois que principiei a minha carreira Parlamentar; e não se pense que ignoro a desvantagem desta minha posição, na Camara e mesmo lá fóra, mas antes prefiro esta a outra que me obrigasse a grandes sacrificios, a que entendo me não devo sujeitar. Tambem devo declarar que não conheço o Governo por injuria ou favor, que o hei de apoiar ou combater segundo entender, que as suas Propostas são uteis ou prejudiciaes ao Paiz, e sem outra alguma consideração.

Sr. Presidente, agradecendo á Camara a benevola attenção que me tem prestado, peço lhe desculpe as minhas faltas, e o ter sido demasiadamente extenso, abusando talvez da sua bondade e paciencia. Concluo dizendo que conforme as explicações que tenho dado, e as modificações que ellas contem, voto pelo Projecto.

O Sr. Presidente: — Deu a hora; a Ordem do Dia para ámanhã é a continuação da de hoje. Tenho a lembrar aos Srs. Deputados que segundo o Regimento a Sessão deve abrir as 11 horas, e por tanto convido os Srs. Deputados a reunirem-se a essa hora. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O Redactor,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.