O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(62)

to, para exercer o qual nem tem as faculdades nem as habilitações necessarias, o que o resultado do exercicio désse direito será um máo julgado, que é sempre um dos mais graves males da sociedade, sujeitando a vida e fazenda dos cidadãos ao voto de pessoas sem consciencia, nem illustração que as possa garantir.

Sr. Presidente, nas camas que não são politicas o espirito humano caminha sempre em progresso sem o sentir; póde estar parado, póde não andar para diante, mas não anda para traz: e o que se vê no chamado progresso politico? Quem tem a leitura da historia sabe perfeitamente o que ha a este respeito, vê-se a lucta da ignorancia com a intelligencia, da luz com as trevas, da virtude com o crime; podem algumas vezes alcançar victoria a ignorancia, as trevas e o crime, mas como a especie humana é por natureza social, e as considerações eminentemente sociaes são as de intelligencia, illustração e virtude, o resultado final da lucta será permanentemente a favor das ultimas — Naturam repelias furca, tamen usque recurret. — Os factos de que a nossa geração está sendo testimunha, são a prova mais authentica desta proposição.

Se portanto o chamado progresso na ordem politica, levado ao infinito é um absurdo, se a especie humana póde retrogradar politicamente melhorando, segue-se que o chamado progresso na ordem politica não é progresso.

Feita esta declaração, que já vai muito extensa, e a que eu não tinha de certo tenção de dar tanta extensão, passo á Ordem do Dia muito brevemente.

Sr. Presidente, o que eu vou a dizer não tem relação alguma nem com o Ministerio actual, nem com o Ministerio que se lhe seguir, nem com o que lhe antecedeu; para mim, Sr. Presidente, as crises Ministeriaes não significam cousa alguma, quando não significam, ou mudança de systema, ou emenda de vida; e desejo até, Sr. Presidente, que os Srs. Ministros continuem, se mudarem o Systema que tem seguido, e provarem capacidade politica. Conheço em todos os Ministros qualidades individuaes muito preciosas; desejava que se chegassem a persuadir que lhes convinha adoptar um systema politico mais adaptado ás circumstancias, para mim as individualidades não significam cousa alguma. A missão principal de um Governo e de uma Camara, na época actual, é preparar uma nova geração com a qual se possa organisar a Nação Portugueza; e preparar uma nova geração onde os costumes particulares do Paiz sejam purificados, e a onde a instrucção publica seja tambem considerada e attendida. Sr. Presidente, a geração actual tem muita tendencia para se materialisa!; parece ser este o seu habito natural, e não é assim: o homem não vive só de pão — O homem é por sua natureza social; é impossivel haver uma sociedade bem constituida aonde não hajam costumes e conveniente instrucção publica. Mas como a tendencia da geração actual é para se materialisar, tem o Governo e a Camara a cumprir duas missões, que é, cumprir a missão da geração actual, e preparar a geração futura para uma nova organisação. Para cumprir a missão da geração actual, é da obrigação do Governo e da Camara cuidar dos interesses economicos e materiaes do Paiz; a tendencia da geração actual é a fruição dos bens materiaes; mas como pela tendencia do espirito humano ha de vir outra geração que dê valor a cousas que não sejam só bens materiaes; como ha de vir outra geração onde a virtude ha de ser honorificada, premiada, sanctificada, e o crime ha de ser punido, é preciso ir preparando uma nova geração para esta missão especial.

Eu já na Sessão passada tinha tenção, na occasião da discussão da Resposta ao Discurso do Throno, de mandar esta Proposta para a Mesa; não me chegou então a palavra, e por isso aproveito agora a occasião para mandar o seguinte Additamento (Leu.) Não quero entrar no desenvolvimento deste novo principio que vai enunciado neste Additamento com applicação á geração actual; mas posso asseverar a V. Ex.ª e á Camara, que eu tenho a convicção intima de que a principal causa dos nossos males vem da falta de cortumes publicos e particulares. Eu tenho no coração e não posso deixar de o dizer, com applicação ás grandes Classes da sociedade, que é preciso por uma vez em Politica punir os que mercadejam pela sua posição politica; em Jurisprudencia punir os que mercadejam com a administração da Justiça, e não direi mais das outras Classes. É preciso mesmo fazer valer a qualidade característica década uma das Classes; é preciso fazer valer no Exercito o brio, a honra, e o capricho, é preciso fazer valer no pessoal da administração da Justiça a independencia, e a imparcialidade (Apoiados) é preciso fazer valer na instrucção publica o talento e a honestidade; é preciso, Sr. Presidente, fazer valer na administração da Fazenda Publica a rigorosa probidade. Como quer V. Ex.ª e a Camara que haja contabilidade publica, como quer que não haja romances e comedias nos Orçamentos que se apresentam na Camara, senão ha contabilidade publica, porque se não quer?... Não ha nem principios de que se tirem consequencias, nem consequencias que se contenham nos principios; já não ha logica nos algarismos, quando era aonde se suppunha que ainda a havia, e todos os annos veem aqui algarismos diversos! É querer abusar muito da nossa posição, e da nossa illustração!.. Dentro de seis mezes, Sr. Presidente, estabeleceram-se principios diversos, tirando consequencias diversas!... É realmente abusar muito do nosso senso commum, e da nossa illustração!.. Não irei mais adiante sobre o estado da Fazenda Publica; par que, realmente tenho dó de quem quer ser Ministro da Fazenda, tenho dó da vulnerabilidade do individuo que está collocado n'aquella posição, porque está vulneravel em todos os sentidos. E preciso fazer valer na Classe Ecclesiastica a honestidade de costumes, e sua respectiva illustração para regeneração dos costumes religiosos do povo Portuguez, punir e remover do pasto espiritual os Ecclesiasticos mal comportados e menos illustrados, quererei antes viver em um povo fanatico pela Religião do que atheo.

Não serei mais extenso, Sr. Presidente, nem cançarei mais a Camara. Mando para a Meza o meu Additamento.

Leu-se logo na Mexa o seguinte

Additamento — «Senhora: A Camara dos Deputados está empenhada em regenerar os costumes e conveniente instrucção do Povo Portuguez, que as repetidas guerras civis lêem consideravelmente prejudicado, e espera que o Governo de Vossa Mages-