O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

204

devam ?ei annulladas, e necessário, ainda, assim que a maioria absolula não seja de menos de 41. Parece-meque assim podemos fazer obra sem inconveniente.

O Sr. Presidente: — Visto que se discute, eu pediu ao Sr. Ávila que fizesse uma Proposta por es-cripto píira entrar em discussão: e o modo de se podei decidir este negocio com a maior brevidade.

O Sr. Ávila: — Eu não tenho duvida em formular uma Pionoita, mas parece-me que toda a minha argumentação se: redusiu a isto; que e absolutamente indispensável que no primeiro e segundo escruljuio haja maioria absoluta do numero preciso para a Cama ia poder l'u 11 ceio i ia r.

O Sr. Presidente: —Mas, para depois á votação não haver duvidas sobre o que se resolveu, e melhor a Proposta por e-cnpto, porque sabe-se então o que se vola.

O Sr. Holttenmn:— (Sobre a ordcrn). Parece-me que a maioria absoluta não pôde ser outra senão a das listas que entraram na Urna; hão de contar se Iodas, sejam brancas, ou tenham nomes de mais ou de menos; mas hade contar-se a maioria absolula dos que votaram, de outro modo e conlar a maioria relativa, e não a absoluta.

O Sr. Mello Soares: — Eu apresento a seguinte:

PROPOSTA. — «Proponho que o numero de votantes se considere como base, para se contar a maioria absoluta, embora entrcrn na Urna listas brancas, ou que hajam de invalidar-se. — Mello Soares.»

O Sr. sívila:— Como ha já uma Proposta, eu cedo de apn-í'M>.Uir ;\ minha..

O Sr. Presidente.: — Ora eu peço á, .Junta qur nttenda ; a Ca*'ta d i/ no artigo "24."—í).s- negociou sr. resolverão peia maioria absoluta de votos

(O Sr. José 'Estevão: — Não se falta em parte nenhuma, ninguém questiona isso; vamos a votar).

E pondo-se logo a votação a

Proposta do Sr. Mello Soares.— Foi approvada.

O Sr. Presidente:— Vai correr-se o escrutínio para, a formação da lista quintupla, a fiai de Sua Magestade escolher o Presidente, e Vice-Presideute o'a Camará.

Recolhidas e contadas as littas, diste

O Sr. Presidente: — Entraram na Urna 91 listas, mas entre ellas ha uma de prpcl differenlc, e, segundo o Regimento, duvido se deve ser coutada.

// Junta asacntiu a que f ouse contada. Tendo pois entrado na Urna 91 listas, maioria absoluta 4G, saíram eleitos

Os Srs. Júlio Gomes de Silva Sanches com 61 votos José Ignacio Pereira Derramado. . 08 »

Passou-se portanto a segundo escrutínio entrando na Urna 91 listas, maioria absoluta 4í> y corrido porém este, não appurfccu algum Sr. J)epatado com maioria absoluta.

E procedendo a terceiro, onde é bastante a maioria relativa, e entrando na Urna í)0 listas saíram eleitos

Os Srs. Caetano de Campos com........ 40 votos

Soure....................'.....43 »

Ollolini.......................40 5»

O Sr. Presidente: — Estn lista tem de ser levada a Sua Mageslade j,or uma Deputação.

O Sr. Ministro d

O Sr. Presidente: — Eu vou nomear a Deputação, e os Senhores que a compuzerem, ficam intendendo que devem estar amanhã no Palácio das Necessidades á hora qne disse o Sr Ministro. K provável que a, Deputação esteja de volta para cá ás 11 c meia pouco niain ou menos. Os Membros da 'Deputação são o.s seguiu lês :

(.) Srs. //guiar— Mendes Lc.ite—Cor r ca Cal-dcira—t'"iscondc d'sl^eucdo— /''. G. da Siltíj, Pereira— e Caetano da Silva Amaral.

A ordem do dia para a Sessão seguinte e a eleição de Secretários, e Vice-Secrelarios. Está fechada a Sessão. — Eram quatro horas dti tarde.

O 1." REDACTOR,

J. B. GASTÂO.

13.

lendo meio dia d £ e :

O Sr. Secretario Avelino: — O Sr. Leonel Tavares, por incorri modo de saúde, não pôde hoje assistir á Sessão, e por isso c' necessário que a cadeira da Presidência seja occupada pelo Sr. Deputado mais velho, para poderem ccntinuar os trabalhos.

Pausou n uccupar a cadeira da. Presidência o ^r. yjgostinho /7/òimo, por ser o Deputado mais velho dos presentes.

Chamada: — Presentes 80 Srs. Deputados.

Acta : — A pprovada.

O Sr. . / guiar: —Como órgão da Deputação que esta Casa enviou a Sua Magestade, cumpiiu-me apresentar á mesma Augusta Senhora a lista dos 5 Srs. Deputados mais votados para Presidente e Vice-Pre-sidente da Camará, significando a Sua Magestade que

7

1852.

esta Junta espera a resolução de Sua Magestade para se constituir definitivamente a Camará. Sua Magestade recebeu corn a sua costumada afíabilidade e bondade a Deputação, e a Junta será inteirada da resolução de Sua Magestade a este respeito.

ORDEM DO DIA.

Eleição de Secretario e f^ice-Sccretário.

O Sr. Presidente: — A ordem dos trabalhos está descripta no artigo 11.° do Regimento, que diz — Eleitos os Deputados, que hão de ter propostos parti Presidente e L'ice-Presidente, se, procederá á eleição de Q Secretários, e Í2 Pict-Sccretarios, também por listas sccn-.las, como fica disposto nos artigos C.° e 9.°