O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°i2
SESSÃO DE 14 DE JUNHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
José de Mello Gouveia
João Cardoso Ferraz de Miranda
Chamada—presentes 82 srs. depulados.
Entraram duranle a sessão — ossrs. Moraes Carvalho, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Correia Caldeira, A. E. Dias da Silva, Antonio Feio, Avila, Fontes, Pinto de Albuquerque, Santos Lessa, Anlonio de Serpa, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, Vicente Peixoto, Xavier da Silva, barão das Lages, Abranches, Cyrillo Machado, Ramiro Coutinho, Garcia Peres, Silva Cunha, Folque, Fortunato dcMello, F. C. do Amaral, Costa Lobo, Bicudo Correia, Chamiço, Blanc (Hermenegildo), Gomes de Castro, Ferraz de Miranda, Mamede, Coelho de Carvalho, Lobo d'Avila, José Estevão, Figueiredo de Faria, Feijó, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), Frazão, José Horta, Silveira e Menezes, Nogueira, Justino de Freitas, Rebello da Silva, Mendes de Vasconcellos, Pinto Marlins, Pedro Roberto, Moraes Soares, Thomas de Carvalho e Ferrer.
Não compareceram—os srs. Dias de Azevedo, Pinheiro Osorio, Aristides, Sousa Azevedo. Pinto Coelho, C. J. Nunes, Custodio de Faria, Cypriano da Costa, Diogo Forjaz, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinlo, Pulido, Posser, Gaspar Pereira, Fonseca Coutinho, Maia, Dias Ferreira, J. M. de Abreu, Lalino Coelho, Rojão, Aboim Luiz Albano, Camara Leme, Teixeira de Sampaio Júnior, Penetra, marquez de Sousa Holstein, Charters, Nogueira Soares, Thiago Horta e Blanc (Viriato).
Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÃO
Do sr. Blanc (Hermenegildo), de que o sr. Blanc (Viriato) tem fallado ássessães da camara, e continuará a fallar a mais algumas por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do minislerio da jusliça, acompanhando maisalguns documenlos pedidos pelo sr. Lopes Branco, acerca de processos crimes, etc.
Para a secretaria.
2.°—Do ministério das obras publicas, dando os esclarecimentos pedidos pela commissão de agricultura, acerca do gado bravo. *
Foi á commissão de agricultura. Vol. V—Junho—1860
3.°—Do mesmo ministério, participando que por estarem affeclos ao conselho das obras publicas os estudos respectivos ao melhoramento da ponte do rio Silves, não os pôde por ora enviar á camara, como requereu a commissão de obras publicas.
Foi á commissão de obras publicas.
4."—Do minislerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, os requerimentos dos alferes de caçadores n.° 5, Manuel José Ribeiro e Jacinto Heliodoro da Veiga.
Foi à commissão de guerra.
S.°—Do sr. visconde de Torres Novas, acompanhando o seu diploma de deputado ás cortes, e participando que forcejará por se apresentar no parlamento o mais breve que lhe seja possivel.
Foi á commissão de poderes. •
6."—É também remetlido á commissão de poderes o diploma do sr. Joaquim José Gonçalves Matos Correia, eleito deputado por Macau.
7.°—Do secretario geral interino da academia das scien-cras, acompanhando quatro exemplares do segundo fascículo do 1,° tomo dos Monumentos da Historia Palria, sendo tres para a mesa d'esta camara, e um para a bibliotheca.
Deu-se-lhes o deslino competente.
REPRESENTAÇÕES
1.'—De vários cidadãos de Évora, pedindo que se proro-gue o praso da capilalisação auclorisada pela carta de lei de 28 de fevereiro de 1851.
.Foi á commissão de fazenda.
2."—Das religiosas dos conventos da cidade de Vianna do Castello, contra a desamortisação dos bens das freiras.
Foi ás commissões ecclesiaslica e de fazenda.
3."—Da camara municipal de Felgueiras, pedindo a approvação do projeclo de lei do sr. Cabral Noronha, sobre o recrutamento.
Foi ás commissões de administração publica e de guerra.
O sr. Plácido de Abreu:—Mando para a mesa o seguinte requerimenlo pedindo esclarecimentos ao governo. (Leu.)
Peço ao sr. minislro da justiça que lenha a bondade de mandar com a maior brevidade possivel estes esclarecimentos, e confio em que v. ex." dará as ordens necessárias para esse fim.
O sr. Faria Guimarães:—Mando para a mesa uma proposla renovando a iniciativa de um projeclo de lei. (Leu.)
O sr. Domingos de Barros : —Mando para a mesa uma representação com quinhentas noventa e oito assignaluras de habilantes da cidade dc Braga, que unem os seus volos aos