O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 18 DE JANEIRO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Manuel Affonso Espregueira

Secretarios-os exmos. srs.

Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Deu se conta dos seguintes officios: do ministerio dos negocios estrangeiros, acompanhando 200 exemplares da conta da gerencia do anuo economico de 1888-1889 e do exercicio de 1887-1888; do ministerio da marinha, acompanhando 160 exemplares de cada uma das seguintes publicações: "Memoria ácerca da extincção da escravidão e do trafico da escravatura no territorio portuguez" e "Notes chronologiques sur les missions catholiques au Zambeze"; do sr. Antonio Baptista de Sousa, participando, para os devidos effeitos, que, por despacho de 13 do corrente mez, foi nomeado secretario do tribunal do commercio de Lisboa, cargo de que já tomou posse. Á commissão de poderes.-Justificaram as suas suas faltas às sessões os srs. Pereira Borges, Souto Rodrigues e João Pinto.-O sr. presidente participa que foi recebida por El-Rei II deputação que lhe ia apresentar a lista quintupla para a escolha dos supplentes á presidencia e vice-presidencia da camara, e bem assim encarregada de apresentar a Suas Magestades os sentimentos da camara pelo falle cimento d'El-Rei o Senhor D. Luiz, do Senhor Infante D. Augusto e da Imperatriz do Brazil.-Leu-se na mesa um telegramma, dirigido á presidencia, em que alguns cidadãos de Villa Real pedem a adopção de medidas tendentes a acabar de vez com o estado as anarchia em que se encontra aquella villa desde a subida ao poder do actual governo.-Foram introduzidos na sala e prestaram juramento os srs. José Maria Latino Coelho, Matheus Teixeira de Azevedo e Albano de Mello Ribeiro Pinto. - O sr. presidente disse que, em conformidade com a resolução da camara, ficavam aggregados á commissão de poderes os srs. Fuschini, Matheus de Azevedo, João Pinto dos Santos, Ruivo Godinho, Sousa e Silva, José de Azevedo Castello Branco e Latino Coelho.- O sr. Francisco Machado, que tinha ficado com a palavra reservada para continuar hoje o seu discurso, declarou que o não continuaria emquanto não visse o governo representado por algum ou alguns membros do ministerio.- O sr. Eduardo Villaça mandou para a mesa uma representação da commissão delegada dos diversos escripturarios de fazenda dos concelhos do paiz, pedindo melhoria de situação. - Em seguida usou da palavra o sr. Casal Ribeiro, que apresentou uma proposta, que foi approvada por acclamação.-É approvado o parecer da commissão de poderes, com referencia á eleição do 1.° circulo (Loanda) do circulo de Sotavento de Cabo Verde, e declarando vago um dos logares de deputado pelo circulo plurinominal n.° 40 (Coimbra) pela nomeação do sr. Emygdio Navarro de vogal do tribunal de contas.- São proclamados deputados os srs. João Cesario de Lacerda e Joaquim Alfredo da Silva Ribeiro. - Seguem, no uso da palavra, os srs. Dias Costa, Abreu Castello Branco e Kendall. - O sr. Dias Costa, por parte da commissão de poderes, apresenta o parecer sobre o processo eleitoral, relativo á eleição do 2.º circulo de Loanda. Foi approvado, sendo em seguida proclamado deputado o sr. Augusto Ribeiro que prestou juramento.

Na ordem do dia elegeu-se a commissão de resposta ao discurso da corôa.

Abertura da sessão - Ás quatro horas da tarde.

Presentes á chamada 57 srs. deputados. São os seguintes:- Abilio Guerra Junqueiro, Adolpho Ferreira Loureiro, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Anselmo de Assis Andrade, Antonio Alves Pereira da Fonseca, Antonio Angusto de Sousa e Silva, Antonio Eduardo Villaça, Antonio José Pereira Borges, Antonio Lopes Guimarães Pedroza, Antonio Lucio Tavares Crespo, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Augusto Ribeiro, Bernardo Homem Machado, Caetano Xavier de Almeida da Camara Manuel, Carlos Lobo d'Avila, conde de Villa Real, Eduardo José Coelho, Francisco Barbosa do Couto Cunha Souto Maior, Francisco do Barros Coelho e Campos, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Furtado de Mello, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Francisco Limpo de Lucerda Ravasco, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, João Antonio Pires Villar, João Candido Furtado de Antas João Catanho de Menezes, João Henriques Tierno, João José de Antas Souto Rodrigues, João Lobo de Santiago Gouveia, João da Mota Gomes Junior, João de Sousa Machado, Joaquim Heliodoro da Veiga, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Domingos Ruivo Godinho, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Julio Rodrigues, José de Lemos e Napoles, José de Macedo Souto Maior, José Maria de Andrade, José Mathias Nunes, Julio Carlos de Abreu e Sousa, Julio José Pires, Julio Marques de Vilhena, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Emilio Vieira Lisboa, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel Affonso Espregueira, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Pedro Antonio Monteiro, Victoriano Estrella Braga, Virgilio Francisco Ramos Inglez.

Entraram durante a sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Cesar Brandão, Alfredo Pereira, Antonio Centeno, Arthur Hintze Ribeiro, Eliseu Xavier de Sousa e Serpa, Ernesto Madeira Pinto, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Henrique de Sant'Anna e Vasconcellos Moniz de Bettencourt, Jeronymo da Cunha Pimentel, João Marcellino Arroyo, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria Latino Coelho, José de Sousa Santos Moreira, Manuel Pinheiro Chagas, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Victor da Costa Sequeira, visconde da Torre.

Não compareceram á sessão os srs.:- Alfredo Mendes da Silva, Alvaro Augusto Froes Possolo de Sousa, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio José Gomes Neto, Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello Ganhado, Antonio Maria Pereira Carrilho, Augusto Faustino dos Santos Crespo, Augusto Fuschini, Augusto Victor dos Santos, conde de Castello de Paiva, Fernando Mattozo Santos, Firmino João Lopes, Francisco de Almeida e Brito, Francisco de Castro Mattozo Côrte Real, Francisco José Fernandes Vaz, Frederico de Gusmão Correia Arouca, Gabriel José Ramires, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, Jayme Arthur da Costa Pinto, Jeronymo Pereira da Silva Baima de Bastos, João Ferreira Franco Pinto de Castello Branco, João Gualberto de Barros e Cunha, João Joaquim Izidro dos Reis, Joaquim Antonio de Calça e Pina, Joaquim Antonio Gonçalves, Joaquim Simões Ferreira, D. Jorge Augusto de Mello, José de Azevedo Castello Branco, José da Cunha d'Eça Azevedo, José Dias Ferreira, José Emygdio Pinheiro Borges, José Gregorio da Rosa Araujo, José Maria dos Santos, José Paulo Monteiro Cancella, José Ventura dos Santos Reis, Julio Cesar de Faria Graça, Lopo Vaz de Sampaio e Mello, Luiz José Dias, Manuel d'Assumpção, Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Pedro Augusto de Carvalho, D. Pedro de Lencastre, Roberto Alves de Sousa Ferreira.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio da marinha, acompanhando 150 exemplares da Memoria ácerca da extincção da escravidão e do trafico de escravatura no territorio portuguez e Notes chronologiques sur les missions catholiques au Zambeze.
Á secretaria.

13