O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 12

SESSÃO DE 25 DE JANEIRO DE 1892

Presidencia do exmo. sr. Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios - os exmos. Srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Antonio Teixeira de Sousa

SUMMARIO

Aberta a sessão, approvada a acta e lida a correspondencia, o sr. presidente declara ter recebido uma representação, pedindo protecção para a industria da gravura em cylindros de cobre, applicados á estamparia. Foi enviada á commissão especial de pautas. - O sr. Francisco de Campos manda para a mesa as contas da ultima gerencia da commissão administrativa. Foram a imprimir. - O sr. Jacinto Cândido apresenta um projecto de lei, revogando, em relação ao archipelago açoriano, a lei de 17 de setembro de 1890. - O sr. Oliveira Martins associa-se, em nome do governo, a este projecto, que foi admittido e enviado á commissão de fazenda. - O sr. Eduardo Villaça manda para a mesa um projecto de lei, auctorisando o governo a coadjuvar a publicação de uma obra do sr. Mardel Ferreira sobre polvora e explosivos. - O sr. Carrilho apresenta uma representação dos fabricantes de amido. Foi enviada á commissão de pautas. - O sr. Francisco Beirão apresenta uma representação das fabricas de torrefacção e moagem de chicoria. Foi enviada á commissão de pautas e mandada publicar no Diário. - O sr. Eduardo Coelho faz um requerimento. Mandou-se expedir. - O sr. Alfredo Brandão responde ao discurso do sr. Ferreira de Almeida sobre a alienação colonial, e, observando o sr. presidente que estava a dar a hora, declara que proseguirá n'outra occasião a expor as suas opiniões. - Responde o sr. ministro da marinha. - O sr. Germano de Sequeira declara não poder acompanhar a commissão para que foi nomeado.- Justificam as suas faltas os srs. Roberto Alves e Teixeira de Sousa. - O sr. Alfredo Brandão agradece as explicações do sr. ministro da marinha.
Na ordem do dia continua a discussão, na generalidade, do projecto de pautas, proseguindo no uso da palavra o sr. José Julio Rodrigues. - O sr. presidente do conselho apresenta diversas propostas de accumulação. Foram approvadas. - O sr. presidente observa que a hora estava a dar, e pede aos oradores ainda inscriptos que sejam breves. - Trocam-se diversas explicações entre os srs. Serpa Pinto, Francisco Machado, Dias Costa, Eduardo Abreu e Alfredo Brandão por causa das referencias feitas por este orador ao exercito. - O sr. presidente do conselho responde ao sr. Eduardo Abreu. - O sr. Luciano Monteiro apresenta um requerimento. Mandou-se expedir. - Responde-lhe o sr. presidente do conselho. - Usa novamente da palavra, replicando, o sr. Luciano Monteiro. - O sr. presidente, dando para ordem do dia seguinte a continuação da mesma, levanta a sessão.

Abertura da sessão - Ás duas horas e, tres quartos da tarde.

Presentes á chamada 48 srs. deputados. São os seguintes: - Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alfredo Cesar Brandão, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Maria Cardoso, Antonio Mendes Pedroso, Antonio Sergio da Silva e Castro, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto da Cunha Pimentel, Barão de Paço Vieira (Alfredo), Bernardino Pacheco Alves Passos, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo de Jesus Teixeira, Eduardo José Coelho, Francisco de Almeida e Brito, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Jacinto Candido da Silva, João Marcellino Arroyo, João Pereira Teixeira de Vascpncellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, João Simões Pedroso de Lima, João de Sousa Machado, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Antonio do Almeida, José Bento Ferreira de Almeida, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Frederico Laranjo, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José Maria Charters Henriques de Azevedo, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Maria dos Santos, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Luiz Virgilio Teixeira, Manuel Francisco Vargas, Manuel de Oliveira Aralla e Costa, Marianno Cyrillo de Carvalho, Matheus Teixeira de Azevedo, Pedro Ignacio de Gouveia, Thomás Victor da Costa Sequeira e Visconde de Tondella.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adolpho da Cunha Pimentel, Agostinho Lucio e Silva, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaca, Antonio José Arroyo, Antonio José Pereira Borges, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Maria Jalles, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Eduardo Abreu, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, EIvino José de Sousa e Brito, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Feliciano Gabriel de Freitas, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Fortunato Vieira das Neves, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco Severino de Avellar, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Frederico de Gusmão Correia Arouca, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, João Alves Bebiano, João Eduardo Sotto Maior Lencastre e Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João de Paiva, João Pinto Moreira, Joaquim Alves Matheus, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, Joaquim Teixeira Sampaio, José de Alpoira de Sousa Menezes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José de Azevedo Castello Branco, José Dias Ferreira, José Domingos Ruivo Godinho, José Estevão de Moraes Sarmento, José Freire Lobo do Amaral, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarerihas, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Greenfield de Mello, José Maria de Sousa Horta e Costa, José Monteiro Soares de Albergaria, José Paulo Monteiro Cancella, José de Sampaio Torres Fevereiro, José Simões Dias, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luciano Cordeiro, Luiz Augusto Piraentel Pinto, Manuel de Arriaga, Manuel d'Assumpção, Manuel Constantino Theophilo Augusto Ferreira, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Marianno José da Silva Prezado, Pedro Victor da Costa Sequeira e Tito Augusto de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Augusto da Silva Monteiro, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alfredo Mendes da Silva, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio José Ennes, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Aristides Moreira da Motta, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Urbano Monteiro de Cas-

16