O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(82)

Senhores Deputados José de Mello Freire - Marcellino Maximo d'Azevedo e Mello - Luiz Antonio Rebello - Manoel Teixeira Leomil - e José Caetano de Paiva, os quaes com o Senhor Presidente, e o Senhor Deputado Secretario Ribeiro Costa, completão o numero de sete, de que deve compôr-se a mesma Deputação.

E propondo mais o Senhor Presidente, se convinha que se pedisse a Sua Alteza a Senhora Infanta Regente a designação do dia e hora, em que Ella se dignará receber a mesma Deputação? Foi geralmente apoiada.

Procedêo-se ao sorteamento para organisar as sete Commissões geraes, em que toda a Camara se deve dividir; o que produzio o seguinte resultado:

Para a 1.ª Commissão os Senhores João Ferreira da Costa Sampaio - José Cupertino da Fonseca - José Pimentel Freire - Bento Ferreira Cabral - José Antonio Guerreiro - Alexandre Thomás de Moraes Sarmento - Luiz Manoel de Moura Cabral - Filippe Ferreira d'Araujo e Castro - Pedro Mouzinho d'Albuquerque - José Joaquim Gerardo de Sampaio - João Elias da Costa - Gonçalo Xavier da Silva - Manoel Teixeira Leomil - e José de Mello Freire.

Para a 2.ª Commissão os Senhores Antonio Ribeiro da Costa - Carlos Honorio de Gouvêa Durão - José Alves Pinto Villar - D. Francisco d'Almeida - Antonio Marciano d'Azevedo - Caetano Alberto Soares - Antonio Maya - Francisco Tavares d'Almeida - José Antonio Braklami - Antonio Lobo Teixeira Girão - Manoel Ignacio de Mattos Sousa Cardoso - Manoel Borges Carneiro - Francisco Antonio d'Abreu Lima - Francisco Wanzeller.

Para a 3.ª Commissão os Senhores Joaquim Placido Galvão Palma - Manoel Antonio de Carvalho - Barão do Sobral - Manoel de Macedo Pereira Coutinho - Rodrigo de Sousa Castello Branco - Florido Rodrigues Pereira Ferraz - Francisco Manoel Trigoso - Luiz José Ribeiro - Manoel Gonçalves de Miranda - Marcellino Maximo d'Azevedo e Mello - Isidoro José dos Sanctos - José Ribeiro Saraiva - Joaquim José de Queiroz - e João Henriques do Couto.

Para a 4.ª Commissão os Senhores Manoel Gonçalves Ferreira - Visconde de Fonte Arcada - Bento Pereira do Carmo - Francisco de Lemos Bettencourt - Antonio Vieira Tovar - Custodio José Leite Pereira - Francisco Joaquim Maya - Francisco Barroso Pereira - Antonio José de Lima Leitão - José Joaquim Cordeiro - Antonio Pinto Alvares Pereira - Manoel de Serpa Machado - Agostinho de Mendonça Falcão - José Homem Corrêa Telles.

Para a 5.ª Commissão os Senhores Luiz Tavares de Carvalho - Manoel Alberto da Cunha - Barão de Quintella - Antonio Camello Fortes de Pina - Caetano Rodrigues de Macedo -- João de Campos Barreto - Francisco Xavier Leite Lobo - Francisco Soares Franco - Joaquim d'Almeida Novaes - José Camillo Ferreira Botelho - José das Neves Mascarenhas - Vicente Nunes Cardoso - e José Ignacio Pereira Derramado.

Para a 6.ª Commissão os Senhores Jeronymo José da Costa Rebello - André Urbano Xavier da Fonseca - Lourenço José Moniz - José Caetano de Paiva - José Xavier Mouzinho da Silveira - Francisco Fortunato Leite - José de Macedo Ribeiro - Pedro Paulo da Cunha - Rodrigo de Sousa Machado - Manoel Pires Loureiro - João Alexandrino de Souto Queiroga - Manoel Caetano Pimentel - e Joaquim Antonio de Magalhães.

Para a 7.ª Commissão os Senhores Francisco Antonio de Campos - José Machado d'Abreu - Antonio Vicente de Carvalho - Antonio Julio de Frias Pimentel - Francisco Borja Pereira de Sá - Francisco Manoel Gravito - Francisco Xavier de Sousa Queiroga - Antonio Manoel de Noronha - Luiz Antonio Rebello - Conde de Sampaio - Joaquim Antonio d'Aguiar - D. Fr. Francisco de S. Luiz - Pedro Alves Diniz.

Seguio-se a segunda leitura do Projecto de Lei apresentado pela Commissão encarregada de examinar a Proposta do Poder Executivo dirigida a esta Camara pelo Ministro da Guerra, e que teve a primeira leitura em Sessão de 13 do corrente.

E sendo duas horas e meia da tarde dêo o Senhor Presidente para Ordem do dia da seguinte Sessão a continuação do Titulo 8.° do Projecto do Regimento Interno; e, havendo tempo, as Proposições na forma da Lista das Inscripções: e disse que estava levantada a Sessão.

OFFICIO.

Para Francisco Manoel Trigoso d'Aragão Morato.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. = Tendo a Camara dos Deputados da Nação Portugueza deliberado enviar á Presença da Senhora Infanta Regente uma Deputação para lhe apresentar a Resposta da mesma Camara ao Discurso do Throno, rogo a V. Exca. que se digne de receber as Ordens da mesma Senhora, em que declare o dia e hora, em que a mesma Deputação poderá ter a honra de se apresentar a Sua Alteza para o mencionado fim. = Deos Guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados em 16 de Novembro de 1826. = Fr. Francisco, Bispo Titular de Coimbra, Presidente.

SESSÃO DE 17 DE NOVEMBRO.

Ás nove horas e meia da manhã fez a chamada o Senhor Deputado Secretario Ribeiro Costa, e achando-se presentes 91 Senhores Deputados, faltando, alem dos 19 inda não apresentados, 4, a saber: os Senhores Gouvêa Durão - Bettencourt - Trigoso - e Isidoro José dos Sanctos, disse o Senhor Presidente que abria a Sessão: E lida a Acta da Sessão antecedente foi approvada.

Dêo conta o mesmo Senhor Deputado Secretario de um Officio do Ministro Secretario d'Estado dos Negocios do Reino, em resposta no que lhe havia sido dirigido pelo Senhor Presidente, participando que Sua Alteza Houve por bem designar o dia de Sabbado 18 do corrente para receber no Palacio d'Ajuda, á meia hora depois do meio dia, a Deputação, que tem de apresentar-lhe a Resposta desta Camara ao Discurso do Throno. Pelo que o Senhor Presidente convidou aos Senhores Deputados Membros da mes-