O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(1)
n: 13.

1848.
Presidência do Sr. Va% Prelo (Vice-Presidenle)
hamada — Presentes 52 Srs. Deputados. Abertura — Pouco antes do meio dia. Acla — Approvada sem discussão.
correspondência,
OJficios: — 1." Do Sr. Pilar de Castro, pedindo licença, em consequência do seu máo eslado de saúde, e de negócios, que o chamam ao Allo Alinho, para não conlinuar a assistir aos trabalhos Parlamentares.— Foi concedida.
2.° Do Sr. Corte Real, participando que por incommodo de saúde uão pôde compaiecer áSessão de hoje. —- Inteirada. ]
3." Do Sr. Assis de Carvalho,• participando que por incommodo de saúde, não pôde comparecer á Sessão dc hoje, e talvez amais algumas. — Inteirada,
O Sr. Avila: — Pedi a palavra para participar a V. Ex.a que o Sr. Deputado Bispo Eleito de Castello Branco não compareceu á Sessão de hontem, e nâo comparece á de hoje por incommodo de saúde; e ao mesmo tempo mando para a Mesa o seguinte .
Requerimento.— Requeiro que seja prevenido o Sr. Ministro dos Negócios Ecclesiaslicos e de Justiça, de que pertendo interpellar S.Ex.* sobre o eslado da Relação dos Açores. — Avila.
OSr. Presidente: — Manda-se fazer a competente communicação. ; '.. '
O Sr. Cunha Solto Maior: —Sr. Presidente, quando entrei nesta Camara, e já anles de entrar, ouvi dizer que pelo Minislerio da Guerra se mandaram para o Castello 80 Empregados Publicos, por faltarem á Revista dos Batalhões Nacionaes. Esle assumpto era objecto de uma Tnlerpellaçâo ao Sr. Ministro da Guerra; mas como amanhã é domingo, pôde demorar-se a Interpellação dois ou Ires dias, e por isso como esle objecto é de alta importância, porque é nada menos que de prisões 'em massa, peço a V. -Ex.1 que quando estiver presente o Sr. Ministio da Guerra, o convide a explicar o faclo; se c ou não verdadeiro.
O Sr. Vice-Presidente: — Queira mandar a sua Proposla para a Mesa.
¦ O Sr. Cunha Sotto Maior : — Mando-a para a Mesa nos lermos seguintes:
Requerimento. — Desejando interpellar o Sr. Minisiro da Guerra, sobre a noticia da prisão de 80 Empregados Públicos,- Soldados dos Batalhões Nacionaes, por haverem faltado á ullima Revista, peço a V. Ex* que me conceda a palavra, para quando es? liver presente S. Ex.a-—Cunhai ' . >
O Sr. Vice-Presidente: — Em tempo opportuno se tractará deste objeclo. .
O Sr. Franco de Castro: — O Sr. Faria Barbosa não comparece á Sessão d'hoje, por motivo de moléstia. ; - -.'.i
O Sr. Fonles Pereira de Mello : —Ha talvez um mez1 que tive a honra de apresentar a esta Camara uni Projeclo de Lei, tendente a melhorar a cultura Yol. 7."—Julho— 1848 —Si'.s-;Âo N.'; 13.
do Café nas Provincias de Cabo Verde: a Camara fez-me a honra de o declarar urgente, e encarregou a Commissão do Ultramar de dar sobie elle o seu Parecer; peço portanto a V, Ex.* que tenha a bondade derecommendar áillustreCommissão, queapre-sente quanloantes o seu Parecer, vislo que aCamara eslá próxima a encerrar-se, a fim de vêr se épossivel nesle espaço .de tempo tractar deste importante objeclo. Eu não queria dizer, nem quero dizer, que a Commissão nâo se tenha reunido; mas se acaso não tem reunido, pedia a V. Ex.' que a convidasse a traclar desle objeclo.
- O Sr. Vice-Presidenle: —O» Membros da Com-' missão eslão presenles, e ouviram o que acaba de dizer o illustre Depulado.
O Sr. Lopes de Lima: — O Presidenle da Commissão não está presente, mas eu como Relalor da Commissão responderei ao que acaba de dizer o illuslre Deputado, recordando a V. Ex." o numero de Deputados, com que se achou esta Camara na ultima quinla feira, destinada a trabalhos de Commissôes,
O Sr. Roussado Gorjão: — Sr. Presidente, vou mandar para a Mesa o seguinie Projecto de Lei, para que linha pedido ser inscripto, e como a minha falta de vista me não permilte lêr o seu Relalorio, peço a V. Ex." lenha a bondade de o mandar lêr na Mesa, c que depois me conserve a palavra para dizer alguma cousa a este respeilo. Estou persuadido que não abuso da bondade do Sr. Secretario, pedindo-lhe que altenda a esta minha falta de vista.
(Foi lido na Mesa pelo Sr. Secretario.)