O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

¦ ¦ (.1) .
Depois das onze horas renniram-se na Sala da Camara Electiva os Dignos Pares do Reino, e os Senhores Deputados da Nação Portugueza, tomando uns e outros os logares marcados no art. 19.* da Carta Conslitucional.
Tomou a Presidência o Sr. Duque de Palmella, Presidenle da Camara Hereditária, e em seguida nomeou, para receber Suas Mageslades á poria do Palacio das Cortes, uma grande Deputação, composta dos Dignos Pares: Marquez de Santa fria, Marquez de Ponte de Lima, Marquez de Fronteira, Marquez das Minas, Conde de Thomar, Conde da Ponle de Sanla Maria, Conde de Lavradio, Conde do Tojal, Bispo de Lamego, Bispo de Vizeu, Visconde deBe-nagazil, e Thomaz de Mello Bayncr.— E dos Srs. Deputados João Rebello da Costa Cabral, Jose' Marçellino de Sá Vargas, Agostinho Albano da Silveira Pinto, Jose Bernardo da Silva Cabral, Antonio Jose d'Avila, Anlonio Corrêa Caldeira, Florido Rodrigues" Pereira Ferraz, Barão d'Ourem, Eusébio Candido Cordeiro Pinheiro Furtado, Anlonio Emilio Corrêa de Sá Brandão, Eusébio Dias Poças Falcão, Filippe Marcelly Pereira.
.Pela uma hora da tarde enlrou Sua Magesgestade A Rainha, acompanhada dVEL-Rm, e precedida da Corte, Officiaes Mores do Reino, e Deputação das Côrles Geraes. Observado lodo o ceremonial estabelecido no respectivo programma, Suas Mageslades tomaram assento nas Cadeiras do Throno; o Tendo A Rainha perrnittido que se assentassem os Membros das duas Camaras, leu o seguinte
Díscuhsò. — Dignos Pares do Reino e Senhores Depulados da Nação Portugueza :
Chegado o momento de encerrar a presenle Sessão, primeira da actual Legislatura, Venho pessoalmente Dar-vos um publico testemunho de que soubestes corresponder á Minha confiança, e á da Nação.
Possuída de grande satisfação na abertura das Côrles Geraes por Me vêr então Rodeada dos Representantes da Nação Porlugueza, dispostos a consolidar a pacificação do Paiz, e a cicatrizar as feridas da Patria por meio de providencias benéficas e salutares, Venho agora ao centro da mesma Representação Nacional Congratular-Me comvosco pelo zelo e esforços que haveis empregado no exercicio de vossas augustas funeções, para se realisar aquelle tão nobre como elevado empenho.
Gravíssimas foram por cerlo as difficuldades, com que o Corpo Legislativo teve que lidar.
A Nação ha de reconhecer os desvelou, que os seus Representantes mostraram na approvação da3 muitas e diversas medidas adoptadas em favor da causa publica, e com especialidade na votação do Orçamento, e da Lei dos Meios, cóm que provestes ás despezas do Estado no aclual apuo económico.
Oulras importantíssimas medidas vos foram já apresentadas pelo Meu Governo, as quaes Espero, que na próxima Sessão Legislativa serão por vóscon-sideradas, como demandam as necessidades do Paiz.
Dignos Pares do Reino e Senhores Depulados da Nação Portugueza : Sinto a maior satisfação em Par-ticipar-vos, que no meio dos extraordinários acontecimentos Polilicos occorridos na Europa durante os vossos trabalhos.Parlamentares, não lem sido entre Nós perturbado o socego, nem levemente alterada a ordem publica, sem que para isso fosse necessário que o Meu Governo recorresse a medidas extraordinárias, ou postergasse a menor das formulas Constilucionaes : graças ao bom senso do Povo Portuguez, e á vossa efficaz cooperação.
Se os vossos trabalhos Parlamentares eslãosuspen- ¦ sos por alguns mezes, não deixa comtudo de vos pertencer o cumprimento de um grande dever, que Eslou Certa desempenhareis com o maior zelo e efficacia.
Durante o gôso do descanço de vossas tarefas Legislativas incumbe-vos inspirar aos povos aquelle amor pelas Instituições vigentes, que será orneio poderoso de Nos salvarmos da perniciosa influencia das idéas exaggeradas — aquelles sentimentos de obediência ás Leis, e ás Aucloridades, de amor ao trabalho, e aos hábitos da virtnde, e da moralidade, que unicamente podem assegurar aos povos a verdadeira felicidade. "
Está fechada a Sessão.
Terminada a leitura, Suas Magestades se levantaram e saíram da Sala com o mesmo cortejo, que tivera logar na entrada.
Voltando a Deputação á Sala, o Sr. Presidente fechou a Sessão, sendo hora e meia da tarde.
O Redactor,
JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.
?
FIM DO OITAVO VOLUME.
Vol. 8-°—Acosto —1843 —Sessão N." 13.
1