O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 68 —

Além disso está assentado entre nós, em virtude de resoluções antigas e modernas, que o Diario das Cortes se remetta para todos os corpos legislativos das nações estrangeiras, não sei se tambem para academias e outras corporações analogas, mas pelo menos para os parlamentos das outras nações ora está claro que, para o conduzir a esses pontos, o formato do Diario do Governo traz um incommodo muito grande; e provavelmente lá os volumes são mettidos a um canto; não cabem nas estantes com as outras Collecções, que são em formato mais commodo que este, que a commissão propõe; portanto, eu proporei que se siga o formato actual do nosso Diario de Côrtes. Quanto ao mais do parecer, julgo-o muito adoptavel e acceitavel. Vou pois mandar para a mesa uma substituição, neste sentido.

O sr. Palmeirim: — Por parte da commissão de fazenda mando para a mesa um parecer da mesma, ácerca da proposta do governo, para ser confirmado o emprestimo para as estradas do Minho. (Leu)

Mandou-se imprimir.

O sr. Santos Monteiro: — Sr. presidente, sinto que o parecer não fosse impugnado em mais alguma parte, e que não houvesse mais algum sr. deputado, que tractasse esta questão, para termos occasião de mostrar que nós entramos nisto sem amor; nem odio; entramos só com o desejo de acertar, é que a camara consiga aquillo que parece ser o desejo de todos, que é dar a maior publicidade, que fôr possivel, ás nossas sessões, com a maior economia para a fazenda e de: tempo; são as duas economias indispensaveis.

Até agora tem sido publicadas as sessões da camara dos deputados nos jornaes da capital, cada um conforme intende, no Diario do Governo, e no Diario da Camara. Dos jornaes ha poucos que publiquem as sessões em dia, e aquelles que as publicam em dia, nem sempre são mais exactos, porque mesmo para seus fins não lhes convém, uma ou outra vez, serem exactos. Eu já fui jornalista (não tenho dúvida em o confessar); neste logar, é nesta casa está mais alguem que tambem já foi jornalista, outros ha que o são ainda, e sabem que todos fazem o mesmo. O desejo do jornal politico é nunca fazer sobresair as opiniões dos seus contrarios, quando não fazem peior — que é deturpar o que dizem os seus contrarios; esta é a verdade, e para evitar, creio eu, o que aconteceu até certa época, foi que provavelmente nesta camara se resolveu que o extracto das sessões no Diario do Governo fosse um pouco mais amplo, sendo custeada a despeza de maior augmento de trabalho e de folhas do Diario do Governo pela camara, sem todavia deixar de se publicar o Diario da Camara, por cuja publicação eu hei de votar sempre, porque é a unica historia verdadeira de tudo aquillo que se passa nesta casa.

Quando se deram providencias a essa respeito, infelizmente esqueceu o que convinha que não esquecesse, era preparar elementos que dessem a possibilidade de se fazerem as duas publicações; quero dizer, era preciso preparar pessoas habilitadas para este importante serviço, antes que o tempo vá devorando os cavalheiros que vêmos presentes, de alguns dos quaes sou amigo ha muito tempo, e que todos são homens muito de bem; e que pódem ir morrendo, ou procurar modo de vida mais lucrativo e menos incommodo, do que este de serem tachygrafos da camara dos deputados, e talvez que em poucos annos não tenhamos quem tome notas tachygraficas do que se passa nesta camara. Não lembrou pois a necessidade urgente de attender e organisar este ramo de serviço da casa, e mão só não lembrou isso, mas até talvez, por uma circumstancia que não quero agora trazer para aqui, se desconsiderou esta digna classe, e, que deve ser considerada tomo o é em todos os paizes constitucionaes.

A proposta do sr. D. Rodrigo foi á commissão de que faço parte, estando as cousas, no estado que mencionei, e teve de attender ao pessoal que existe, e á exigencia feita por toda a camara, que deseja da bastante publicidade ás suas sessões, e indicando-lhe como cousa, necessaria, e muito necessaria, que em toda e qualquer nova organisação não esquecesse a economia. A commissão, cujo membro menos zeloso de certo sou eu, mas onde existem dois cavalheiros distinctos, que são ornamento desta casa, que em zelo não cedem a ninguem, e em intelligencia não cedem; a alguns, tiveram todo o cuidado de trazer aqui este negocio por modo tal, que podesse ter uma solução prompta e clara.

Conheceu-se que era impossivel a um tempo continuarem as duas publicações, a do Diario da Camara e a publicação dos extractos na Diario do Governo, pela maneira como ella se tem feito, ou mesmo pela maneira como foram contractadas, porque tem sido publicados mais amplamente do que era obrigação fazer-se. Continuar esta publicação e ao mesmo tempo a do Diario da Camara, era impossivel; com o pessoal actual não era possivel; e para se fazer, seria necessario durante ainda muito tempo augmentar esse pessoal em numero e augmenta-lo em vantagens; para que haja individuos habilitados para intenderem muitas das questões graves, que hão de sempre tractar-se nesta casa. A commissão pois veiu a convicção de que só uma das duas publicações é que se podia ter; e tendo esta convicção, seguia-se considerarmos qual era o melhor modo de fazer essa publicação do Diario da Camara.

Eu não vou agora tractar de examinar quanto ella tem custado ou custa; custa o dinheiro que nós devemos saber, porque as contas da camara são aqui apresentadas todos os annos, e nós deputados devemos saber em que são gastos os fundos que constituem a dotação da camara. Entre tanto custa dinheiro; e a camara sabe qual é o modo de applicar essas quantias. A camara deseja que não só se faça a publicação das suas sessões, mas tambem que esta se faça chegar ao maior numero de individuos possivel. Hoje são setecentas e tantas as folhas que se tiram ao Diario da Camara, que são distribuidas pelos srs. deputados, pelos dignos pares do reino, e mandadas para as camaras municipaes, e que se dão a outras auctoridades, e repartições; mas eu duvido que dessas setecentas folhas publicados no fim de quatro ou cinco mezes sejam lidas setenta folhas; o resto serve para archivar, e isto é tanto assim, que eu sei que está mais de uma casa cheia de collecções do Diario da Camara, pertencentes ás sessões das legislaturas passadas... que deviam ser distribuidas pelos srs. deputados, que pertenceram á legislatura passada, e que estão ahi armazenadas. Ora, se mesmo alguns membros desta camara não tiveram cuidado de exigir os Diarios para os lêr ou archivar, o que acontecerá ás camaras municipaes, principalmente de alguns concelhos, onde os presidentes com difficuldade