O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

BJSB8AU
Ib M JAiNMKU DiíJ
Prudência do ex,mo sr, Francisco de Sarros Coelho e Campos
Seeretariososex.m08srs.
8UMMAIUO
Um officio do ministério da fazenda com um mappa de contratos de vnlor superior a 500$000 réis, realisados no mesmo ministério cm 18885.outro do ministério da marinha, acompanhando uns documentos requisitados pelo sr. Júlio deVilhena; e outro do governo eivil do PortOj acompanhando duas representações de camarás ein favor da companhia vinícola do norte. — Representação da associação de beneficência do Funchal, pedindo a approvação de um projecto de lei do sr. deputado Manuel José Vieira.—Requerimentos de interesse publico apresentados pelos era. Francisco Machado e Ferreira de Almeida.—Justificação de faltas do sr. Jal-leg.—O sr. Firmino João Lopes, referindo-se á eleição da com-missSo do recenseamento do concelho deVimioso, aponta diversos factos, que diz praticados pela auctoridade, no intuito de favorecer uma das parcialidades políticas. 'Resposta do sr. ministro da justiça.—O sr. Eduardo José Coelho, depois de apresentar uma proposta, de que pede a urgência, para recouducção das commis-soes eleitas e.das nomeadas pela mesa no anno passado, refere-se ás considerações do sr. Firmfno Lopes e dá explicações. — O er. Ferreira de Almeida desiste de usar agora da palavra por não
" vor presentes os ers. ministros do reino e da marinha, a quem precisava dirigir-se. Explicações do sr. ministro da justiça sobre a não comparência d'aquelles seus dois collegas. — O sr. Bara-.-ho eensura a ausência do sr. ministro da guerra c pede providencias que melhorem o serviço da tachygraphía e redacção.
Na ordem do dia continua em discussão o incidente sobre o serviço da sellagem, e usa ein primeiro logar da palavra o sr. Mattozo Santos, que apresenta uma moção de confiança.—Segue-se o sr. Pinheiro Chagasj que também apresenta e sustenta uma moção de ordem, mas de censura ao governo. — A requerimento do sr: Mazziotti proroga-se a sessão até se votar o incidente.—Toma parte no debate o sr. Arouca, estranhando que nem por parte do governo, nem por parte da maioria, se respondesse áa considerações do sr. Pinheiro Chagas.—(A requerimento do sr. Ravasco julga-8'e "a matéria discutida. — E approvada a moção do sr. Fernando Mattoso. — A requerimento do sr. Arouca procede-se á votação ncmin-'! da, moção do sr. Pinheiro Chagas.e é rejeitada. — Usam da palavra antes de se encerrar a sessão: o sr. ministro da fazenda para informações á camará, por parte do sr. presidente do çonselhoj e o sr. Pinhçiro Chagas para explicações.
Abertura da sessão — Ás três horas da tarde.
Presentes á chamada 07 srs. deputados. São os £es:,— Albano de Mello, Alfredo Brandão, Alfredo Perei-ra> Guimarães PedrozSa, Mazziotti, Simò*és dos Reis, Augusto Pimentel, Augusto Fusohini, Miranda Montenegro, BarEo de Combarjúa, Bernardo Álachado, Eduardo José Coelho, ^Firmino Lopes, Francisco de Barros, Francisco Machado, Francisco dê Medeiros, Sá Nogueira, Pires Vil-lar, , João Pina, Cardoso Valente, Franco Castello Branco, Menezes Parreira, Tcixe!ra de Vasconcellos, Rodrigues dos $antus, Sousa Machado, SimSes Ferreira, Jorge' O'Neill, Amorím Novaes, Aveliar Machado, Ferreira Gal-vão, Ferreira de Almeida, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão, José de Nápoles, José M/.ria de Andrade, Oliveira Matos, Horta e Costa, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Júlio Pires, Júlio da Viíhena, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Luiz José Dias, Ban-doira Coelho, Manuel d'Assumpção, Manuel José Correia, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Marianno Prezado, Martinho Tenreiro, Pedro Vicíor, Dantas Baracho, Vi-eeuts Monteiro, Estrella Braga e Consiglieri Pedroso.
. Entraram durante a sessão os srs.: — Guerra Junquei ro, Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Mendes da Silva, Anselmo de Andrade. Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Campos Valdez, António Centeno, António Villaça, Ribeiro Ferreira, Gomes Neto, Jalles, Pereira Carrilho, Augusto Ribeiro, Victor dos Santos, Lobo
Francisco José de Medeiros Francisco José Machado
d'Ávila, Conde de .Villa Real, Elvino de Brito, Madeira Pinto, Feliciano Teixeira, Mattozo Santos, Fernando Cou-tinho (D.), Freitas Branco, Almeida c Brito, Francisco Beirão, Castro Monteiro, .Francisco Mattozo, Fernandes Vaz, Francisco Ravasco, Severino de Avelíar, Frederico Arouca, Izidro dos Reis, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Jorge de Mello (D.), Alves de Moura, Barbosa Colen, José Castello Branco, Eça de Azevedo, Elias Garcia, Laranjo, Figueiredo Maa-carenhas, Ferreira Freire, Abreu e Sousa, Mancellos Ferraz. Pinheiro Chagas, Marcai Pacheco, Marianno de Carvalho, Matheus de Azevedo, Miguel da Silveira, Miguel Dantas e Pedro Monteiro.
Não compareceram á sessão os srs.: — António Castellò Branco, António Cândido, Oliveira Pacheco, António Ea-nes, Pereira Borges, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, António Maria de Carvalho, Fontes Ganhado, Barros e Sá, Hintze Ribeiro, Santos Crespo, Conde de Castello de-Paiva, Conde de Fonte Belia, Eduardo Abreu, Eliseu Serpa,.Emygdio Juiio Navarro, Góes Pinto, Estevão de Oliveira, Lucena e Faro, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcel-loa, Casal Ribeiro, Cândido da Silva, Baima de Bastos, Souto Rodrigues, Dias G alias, Santiago Gouveia, João Arrojo, Vieira de Castro. Correia Leal, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveir?. Martins, Pereira de Matos. Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Pereira dos Santos, -Guilherme Pacheco, Alpoim, Barbosa de Magalhães, Rodrigues de Carvalho, José Maria dos Santos, SimSes Dias, Pinto Mascarenhas, Santos Reis, Júlio Graça, Manuel Espregueira, Pedro de Lencastre (D.)? Sebastião Nobrega, Visconde de Monsaraz, Visconde de Silves, Visconde da Torre e Wenceslau de Lima» . . ,
Acta — Approvada som reclamação.
EXPEDIENTE
Officios
Do ministério da fazenda, remettendo o mappa indicativo de todos os contratos, realisados por este ministério, do valor ou preço superior a 5005000 réis, registados na direcção geral do contabilidade publica no anuo próximo fino1 o.
A secretaria.,
Do ministério da marinha, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Júlio de Viíhena, copia dos telfgrammas que tratam de tornar extensivo ao di^tricto de Lourenço Marques o decreto que prohibiu a importação de armas e munições de guerra em outros districtos da província de Moçambique. .
A secrttaria.
Do governo civil de Porto, acompanhando duas^reprè-' sentações em que as camarás munieipaes de Baiào e dá Penafiel pedem a approvação do contrato celebrado crilre o governo e a companhia vinícola do norte.
A secretaria.
REPRESENTAÇÕES -
Das camarás munieipaes de Baião e Peuatíel, pedindo a