O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 42 )

teria sem que elle estivesse presente: o objecto é importante.

O Sr. Presidente: - Por ora tracta-se só da admissão.

Foi admittido.

O Sr. Presidente: - O Sr. Ministro da Fazenda, quando hontem se apresentou esta Proposta, mostrou desejos de fallar sobre ella, e pediu mesmo que não se discutisse sem elle estar presente. Este Requerimento do Sr. Ministro não podia ter seguimento em quanto a Proposta não fosse admittida; agora está admittida, e por consequencia segundo a pratica, a Camara decidirá se quer esperar pela presença do Sr. Ministro. Os Senhores que approvam que a Proposta se discuta, logo que esteja presente o Sr. Ministro da Fazenda, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado o adiamento proposto pelo Sr. Presidente.

O Sr. Assis de Carvalho. - Peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Logo que o Sr. Ministro esteja presente, discutir-se-ha a Proposta, mas em quanto não o estiver, resolveu a Camara que não póde ter logar a discussão. Por consequencia o Sr. Assís de Carvalho, que acaba de pedir a palavra, terá a bondade, logo que a Proposta estiver em discussão, de renovar o seu pedido de palavra. Vai ler-se outro Requerimento do mesmo Sr. Deputado, que se for admittido, ficará tambem adiado, para quando estiver presente o Sr. Ministro da Fazenda.

REQUERIMENTO. - Requeiro que se nomeie outra Commissão de Inquerito para examinar o Estado de Administrarão e Fiscalisação da Alfandega das Sete Casas. - Assis de Carvalho.

Foi admittido.

O Sr. Presidente: - Não ha mais objecto nenhum a tractar. Na Sessão anterior tinha-se decidido que depois do Expediente a Camara trabalharia em Commissões; portanto vai a Camara trabalhar em Commissões. A Ordem do Dia para ámanhã é a que estava anteriormente dada, que é a discussão da Resposta ao Discurso do Throno, se se concluir a discussão na outra Camara, e senão trabalhos em Commissões. Está levantada a Sessão. - Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.º 14. Sessão em 17 de Janeiro 1850.

Presidencia do Sr. Rebello Cabral.

Chamada - Presentes 48 Srs. Deputados.

Abertura - À uma hora e meia da tarde.

Acta - Approvada.

CORRESPONDENCIA.

OFFICIO. - Do Ministerio dos Negocios Ecclesiasticos, participando, que, por pertencer ao Ministerio da Fazenda, lhe tinha remettido cópia do Officio desta Camara, em que se lhe havia pedido um mappa de todas as Religiosas prestacionadas. - Inteirada.

REPRESENTAÇÃO. - Apresentada pelo Sr. Baptista Lopes, do Provedor e mais Irmãos da Santa Casa da Misericordia da Villa de Sardoal, em que pedem a confirmação do Decreto de 26 de Novembro de 1842, pelo qual lhe foi concedido o edificio do extincto convento de Nossa Senhora da Caridade, da dita Villa, e o largo que corre em torno do mesmo. - À Commissão de Misericordias.

O Sr. Presidente: - A Mesa vai dar conta do resultado da incumbencia que esta Camara lhe fez para a nomeação das differentes Commissões.

O Sr. Secretario Mexia Salema leu uma relação que comprehendia as seguintes Commissões.

Commissão de Agricultura.

Os Srs. Francisco Antonio da Fonseca, F. de Assis de Carvalho, João Amaro Mendes de Carvalho, J. Elias da Costa Faria e Silva, Joaquim Antonio Vidal da Gama, Luiz Henriques de Azevedo, Visconde de Fonte Boa.

Commissão Especial de Vinhos.

Os Srs. Antonio Vaz da Silva, Antonio Xavier Cerveira e Sousa, Francisco Antonio da Fonseca, Francisco José da Costa Lobo, J. Izidoro Guedes, Rodrigo José de Moraes Soares, Visconde de Fonte Boa.

Commissão Especial da Lei Eleitoral.

Os Srs. Antonio Augusto de Almeida Portugal Corrêa de Lacerda, Antonio Pereira dos Reis, A. R. de O. Lopes Branco, Augusto Xavier da Silva, J. B. da Silva Cabral, Luiz Augusto Rebello da Silva, Zeferino Teixeira Cabral de Mesquita.

Commissão do Regimento interno e externo da Camara.

Os Srs. Antonio Pereira dos Reis, A. Vicente Peixoto, Joaquim José Pereira de Mello, J. Marcellino de Sá Vargas, J. Ricardo Pereira de Figueiredo.

Commissão de Petições.

Os Srs. Antonio Augusto de Mello Castro e Abreu, Antonio Avelino Corrêa Pinto, Antonio do Rego Faria Barbosa, Cezar Ribeiro de Abranches Castello Branco, Filippe José Pereira Brandão, Francisco Leite Pereira da Costa Bernardes, Nicoláo Carolino Ferreira.

Commissão de Saude Publica.

Os Srs. Alexandre José Botelho, Bernardo Miguel d'Oliveira Borges, Jeronymo José de Mello, João Pereira Crespo, Lourenço José Moniz, Luiz Vicente d'Affonseca, Manoel Antonio de Sousa Machado.

Commissão de Estatistica.

Os Srs. Agostinho Albano da Silveira Pinto, Ga-