O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

- 84 –

Ora eu, sr. presidente, estou inclinado pelo que tenho ouvido, só se apparecerem razões novas que me demovam desta opinião, a que não é conveniente o acabar com o Diario da Camara, (Apoiados) porque a publicação mais ampla do extractos no Diario do Governo, não póde supprir aquillo que faz hoje o Diario da Camara. Não entro em considerações sobre a difficuldade de apresentar no dia seguinte um extracto amplo tal e qual, que satisfaça os desejos que os srs. deputados tem manifestado; não entro nesse exame, tem-se dicto quanto é bastante para mostrar a quasi impossibilidade ou antes grandissima difficuldade de se conseguir; mas um extracto, a palavra indica o que é, não é senão respectivo áquillo que se aqui discute, e no Diario da Camara vem não só a discussão completa, mas tambem a collecção de todos os projectos que se aqui apresentam, que nem todos são publicados no Diario do Governo, os relatorios dos ministros, a collecção de legislação que se publicou durante a legislatura, n'uma palavra comprehende a historia completa de tudo que houve n'uma legislatura, de um modo que se póde consultar facilmente por indice remissivo que esclarece o consultor.

Por consequencia a collecção do Diario da Camara dá um esclarecimento que realmente é muito mais custoso encontrar, ou não se encontrará, no Diario do Governo ainda que se apresente alli um extracto mais amplo. Ora acabando o Diario da Camara, querendo-se dar ao extracto no Diario do Governo uma extensão muito grande, publicando-se já no mesmo Diario as sessões da camara dos dignos pares, o que ha de succeder é que o Diario ha de crescer de tal maneira, que hão-de apparecer reclamações, e além de reclamações, difficuldades que obstem a que o Diario sáia a horas de poder distribuir-se, e que a empreza que tem a seu cargo a publicação do mesmo Diario possa satisfazer aos seus assignantes. E ainda; que existe hoje na imprensa nacional uma machina que accelera muito a extracção do que alli se imprime, todavia vejamos o facto que está diante dos nossos olhos.

As sessões da camara dos pares levam, suppunhamos, duas folhas de impressão; o extracto das nossas sessões mais amplo levará outras duas folhas ou mais, são quatro, cinco folhas; como se hão-de extrair? Além disso haverá um maior augmento de estampilhas sobre os assignantes; estas cousas são pequenas, mas são origem de complicações que hão-de difficultar mais o negocio.

O que me parece porém que tem assustado mais os srs. deputados é que approvando-se a existencia do Diario da Camara tal qual está, acabou a publicidade do que se aqui passa, na Diario do Governo. Descancem, não acabou, sempre houve extracto no Diario do Governo e há-de continuar a have-lo, ou a camara pague ou não pague. Antes da camara pagar, o Diario do Governo, por interesse seu, publicava um extracto, a summa do que se aqui passava, e apparecia sempre com mais extensa de que em qualquer outro jornal: e saiba a camara que a empreza do Diario do Governo paga ainda hoje uma verba mensal a alguns dos srs. tachygrafos pelo trabalho que alli apparece; e pagando a camara uma outra verba pela grande extensão que se tem dado a esse trabalho, essa, junta á despeza que era necessario fazer quando por causa do extracto tinha de ser augmentada alguma meia folha ao Diario do Governo subiu o anno passado a treze contos e tantos mil réis, despeza que a commissão intende deve ser applicada ao melhoramento do Diario da Camara, tanto na brevidade da publicação como na sua exactidão, náo gastando a camara nada com o extracto, salvo quando a importancia da materia exigir; que se augmente meia folha. Mas muito embora a camara faça essa despeza, deixe pagar o extracto á empreza do Diario do Governo, como deve pagar por seu proprio interesse e como sempre pagou, e appliquemos todos os cuidados a melhorar a tachygrafia quanto seja possivel, e a abreviar tambem quanto possivel os prasos em que deve saír o Diario da Camara, e a fazer com que os deputados a quem forem entregues as notas tachygraficas dos seus discursos, se dêem ao trabalho de as rever com a maior brevidade e não as demorem muitos dias, porque isso tem atrazado a publicação. Por esta maneira conseguimos conservar um monumento exacto e fiel de tudo quanto aqui se passa; e o deputado que tiver a collecção como está no Diario da Camara, tem um bello subsidio, tem toda a nossa legislação, tem a historia parlamentar, tem os projectos de lei que foram apresentados durante a sessão legislativa que não chegaram a discutir-se, tirando dahi lembranças valiosas com que póde aproveitar muito, e consultar mais facilmente do que nesse mare magnum do Diario do Governo, vendo tudo que se aqui passa pelo caderno ou indice das materias que contém cada volume, o que seria muito mais difficil distinguir d'entre essas paginas do Diario sem indicação de materias, nem idéa nenhuma que se dê ao consultor.

Por isso pedi a palavra para fazer estes observações. Eu sou de opinião que no estado actual as nossas sessões se devem publicar no Diario da Camara.

Quanto á publicação e exactidão do que ahi apparecer, temos uma commissão vigilante, e quando virmos que estes negocios não correm como desejamos, temos sempre a faculdade de reclamar com a experiencia para a adopção de uma cousa que tivermos por mais util, e propor o que julgarmos conveniente.

Quanto á empreza parece-me que é á actual a quem mais convenientemente se póde fazer esta concessão, por ser a que mais habilitada está para apromptar os esclarecimentos e documentos necessarios; mas não nos prenda isso, não a demos senão a quem a commissão administrativa julgar que melhor póde desempenhar esse trabalho. (Apoiados) E se acaso ha despezas enormissimas, que apparecem feitas pela camara, é evidente que provém da extensão que se dava aos extractos que se publicavam na Diario do Governo.

Por estas considerações, pois, approvo o parecer da commissão.

O sr. José Estevão (Sobre o modo de propôr): — Sr. presidente, eu não sabia que continuava a discussão, e como tinha de mandar para mesa uma proposta sobre o mesmo assumpto, fal-o-hei logo, se v. ex.ª me der a palavra. (Vozes: — Falle agora.)

O sr. Presidente: - Tem a palavra.

O Orador: — Eu creio que as idéas que pareciam vogar na camara foram: 1.°, que acabasse o Diario da Camara, (Apoiados) 2.º, que se melhorasse a publicação dos extractos até o ponto de chegar a saír a integra das sessões no dia immediato. Em minha consciencia intendo, por minha experiencia sei que se póde fazer, amanhã mesmo, se quizerem.